Buntic fechou ciclo de visitas à formação

O guarda-redes habitualmente titular foi o último a visitar os treinos dos mais jovens. Mais uma sessão de partilha de experiência e um conselho verdadeiramente importante.

Depois de Nikola Bursac e Francesco Ruberto, ontem foi a vez de Fabijan Buntic visitar os treinos da formação do FC Vizela e ter uma atenção especial aos guarda-redes e ao trabalho que estes fazem. A iniciativa, no âmbito da promoção do Dia do Guarda-Redes, foi mágica para a maioria dos jogadores, que contactaram com uma referência do FC Vizela e aproveitaram para fazer dezenas de perguntas. Buntic foi respondendo ao possível – em inglês e português – e no final da sessão foi o próprio que quis deixar algumas questões aos jovens jogadores.

“Quem aqui quer ser profissional de futebol? Tantos? Pois bem… Estão preparados para abdicar de saídas à noite e festas? Estão preparados para estarem longe da família e dos amigos? Estão preparados para treinar todos os dias com a mesma motivação? Estão preparados para continuar mesmo quando as coisas não estão a correr bem? Para ser profissional não basta dizer que queremos, temos de fazer acontecer. Temos de ser o melhor que conseguirmos ser. No final, temos de saber que fizemos tudo o possível e fomos o melhor que conseguimos ser”, atirou.

Buntic recordou ainda a influência do pai na decisão de ser guarda-redes e lembrou os tempos de infância no Ingolstadt e no Estugarda, antes de se tornar profissional. Em Portugal encontrou uma escola de guarda-redes “mais técnica e tática” do que na Alemanha, onde se “trabalha mais forte os aspetos físicos”. É, porém, na cabeça que considera estar o segredo da constante evolução. “Na confiança em nós próprios, na forma como se lida com os erros, no foco que temos”, vincou.

Depois da foto de família, Buntic visitou o trabalho específico dos guarda-redes e abordou questões mais técnicas, dando algumas dicas e explicando alguns segredos que usa para se posicionar, defender ou desempenhar outras tarefas. Um dia em cheio, à Vizela, pois claro.

Recordamos que o Dia dos Guarda-Redes realiza-se a 1 de dezembro, com almoço gratuito para todos os participantes. Pode inscrever-se aqui.