A vez de Ruberto visitar a formação

Guarda-redes esteve com as equipas mais jovens, respondeu a todas as dúvidas e ainda ajudou no treino específico dos Sub-15, abordando questões mais técnicas e específicas que o Dia do Guarda-Redes ajudará também a esclarecer.

Depois de Nikola Bursac, ontem foi a vez de Francesco Ruberto visitar os treinos da formação do FC Vizela. As equipas de Sub-9, Sub-19, Sub-14 e Sub-15 receberam o guarda-redes italiano e, tal como há duas semanas, a sessão de dúvidas durou largos minutos, tal a curiosidade de todos. Ruberto não se esquivou a qualquer questão e explicou, por exemplo, que a chegada a Portugal já o fez evoluir “técnica e taticamente”, uma vez que o trabalho que os guarda-redes fazem na Suiça (país onde mais tempo jogou) é mais físico.

Aos mais pequenos, Franco aconselhou trabalho, porque nada nestas idades é definitivo. O próprio começou como avançado, aos quatro anos, mas aos 10 anos decidiu ser guarda-redes. Ruberto contou todo o percurso feito até ao momento, identificou Burki como o colega que mais gostaria de ter e Buffon como a referência principal dos tempos de infância. Em Vizela diz-se “ambientado e feliz”, tal o carinho que vai recebendo. O dia de ontem foi um bom exemplo e as fotos que aqui reproduzimos falam melhor do que quaisquer palavras.

No final da fotografia de grupo, Ruberto visitou e ajudou no treino de guarda-redes dos Sub-15 e debateu questões mais específicas da posição que estes candidatos a guarda-redes do FC Vizela têm, essencialmente a forma de abordar alguns lances e a questão da evolução e importância do treino específico, que o FC Vizela tanto valoriza, ao ponto de ter lançado a III Edição do Dia do Guarda-redes, que se realiza já a 1 de dezembro. Pode inscrever-se aqui.