O ano pode ser novo, mas os hábitos de vitória adquiridos nos últimos meses de 2024 mantêm-se intactos. O FC Vizela recebeu e goleou o AVS por 5-1, após uma primeira parte demolidora. Com quatro jogos por disputar, os azuis têm já o passaporte garantido para a fase de subida à I Divisão Nacional.
O Municipal de Santo Adrião recebeu mais um encontro entre primeiros classificados da Série A, o primeiro de 2025. Esse estatuto ficou bem patenteado pelo FC Vizela, com base numa prestação séria, muito determinada e letal do ponto de vista ofensivo. O jogo ficou decidido ainda na etapa inicial, pois o intervalo assinalava já um 4-0 para a formação de Marcos Bastidas. Zé Afonso foi o primeiro vizelense a dar o aviso aos 8 minutos com um remate recheado de intenção. Pressionante no arranque do desafio, foi assim que Guilherme Santos recuperou uma bola a um defensor contrário na entrada da área para desferir o primeiro golpe nas hostes avenses. Estavam jogados 12 minutos e o FC Vizela não tirou o pé. Sempre em busca de mais, seria de bola parada que os vizelenses viriam a elevar a contagem. Aos 29 minutos, livre lateral sobre o lado esquerdo com Zé Afonso a levantar e Xavier Cavaco, de cabeça, a tirar fora do alcance de Geonhyeck Lee. A maré ofensiva do FC Vizela não parou e Rodrigo Sebastião foi um dos que mais trabalho deu à defensiva do AVS, primeiro a rematar com estrondo à barra, depois a fixar o 3-0, aos 39 minutos. Destaque para o excelente passe de Zé Afonso que lançou Rodrigo Sebastião para o remate triunfal. O intervalo não chegaria sem que antes Maks, em plena área, desse a melhor conclusão a mais um bom envolvimento do coletivo vizelense. Quatro golos sem resposta deixavam o FC Vizela a acenar à fase de subida, em contraponto com um AVS que ficava praticamente arredado dessa hipótese.
A segunda parte foi naturalmente diferente. A oportunidade para dar tempo de jogo a atletas com menor utilização e uma gestão preferencial da vantagem foram predicados a valorizar pela equipa vizelense. Por outro lado, o AVS, fruto de algumas alterações operadas no seu esquema, tentou ter bola e chegou mesmo a reduzir a diferença por intermédio do seu capitão Gonçalo Fernandes, jogador natural de Vizela que se iniciou para o futebol precisamente no emblema termal. Mas a resposta foi pronta. No minuto seguinte (54’), Rodrigo Sebastião, uma das grandes figuras do encontro, combinou na perfeição com Zé Afonso e fez o 5-1, bisando na contenda. A partir daí, o jogo entrou em modo de cruzeiro até final, registando-se apenas duas situações mais claras que podiam ter resultado em mais golos para o FC Vizela. Francisco Silva viu o guarda-redes avense protagonizar enorme defesa, após receber um bom passe de Luís Magalhães. Mais tarde, foi a vez de Tomás Domingues, desmarcado por Miguel Cruz, permitir a defesa.
O triunfo não sofre qualquer contestação e acaba por ter um colorido mais especial por significar o apuramento do FC Vizela para a fase de subida, onde terá a companhia do vizinho Moreirense, segundo classificado da Série A. Os vizelenses ultrapassaram também a barreira dos 50 golos marcados, um registo muito interessante para uma equipa talhada para atacar com critério. Mas há outro registo a manter, o da invencibilidade, pelo que o FC Vizela procurará vencer os quatro jogos que faltam. Vilaverdense, Varzim, Merelinense e Marinhas são os adversários.
FICHA TÉCNICA
FC Vizela 5-1 AVS
Local: Campo Municipal de Santo Adrião
Árbitro: João Bernardino (AF Viana do Castelo)
Assistentes: Afonso Barbosa e Bruno Gomes
FC Vizela: Leandro; Gonçalo Sousa, Edgar, João Silva (C) (Alex Machado, INT’) e Dani; Xavier Cavaco (Luís Magalhães, 77’), Guilherme Santos e Gustavo Lopes (Francisco Silva, INT’); Zé Afonso (Tomás Domingues, 72’), Maks (Miguel Cruz, 60’) e Rodrigo Sebastião.
Suplentes não utilizados: Castro, Ricardo Alves, Ricardo Marques e Jota.
Treinador: Marcos Bastidas
AVS: Geonhyeck Lee; José Soares (Davi Bahia, 76’), Santiago Nogueira, Gonçalo Fernandes (C) e Tom Dominguez (António Salazar, 45’); Chahine Djafri (Leandro Pereira, 45’), Rodrigo Neto e Simão Ribeiro; António Machado (Hugo Gomes, 45’), Leandro Silva (João Ribeiro, 83’) e Pedro Pimentel.
Suplentes não utilizados: Afonso Gualter, João Moreira, Tiago Cardoso e Vítor Leite.
Treinador: Yves Desmarets
Golos: 1-0 Guilherme Santos (12’), 2-0 Xavier Cavaco (29’), 3-0 Rodrigo Sebastião (39’), 4-0 Maks (44’), 4-1 Gonçalo Fernandes (53’) e 5-1 Rodrigo Sebastião (54’).
Cartões Amarelos: Gustavo Lopes (15’), João Silva (21’), Gonçalo Fernandes (40’), Hugo Gomes (55’) e Tomás Domingues (84’).