Sub-23 sofrem derrota frente ao Académico de Viseu, mas terminam líderes da primeira fase da Liga Revelação, apesar da igualdade pontual com FC Famalicão, SCU Torreense e Gil Vicente FC.
A décima quarta e última jornada da primeira fase da Liga Revelação arrancou já com o top 4 definido. Contudo, FC Vizela, FC Famalicão e SCU Torrense disputavam ainda o primeiro posto na classificatória.
No que diz respeito ao desafio dos vizelenses, a equipa viajou até ao reduto do Académico de Viseu em busca do primeiro posto na tabela. Apesar de um início ameno de ambas as partes, Facundo Alarcón inaugurou o marcador a favor dos caseiros num lance rápido no corredor esquerdo (11’). A resposta do Vizela não tardaria e é Renato Valente que, após um deslize do guardião adversário, deixa o aviso com um remate forte que obriga o guarda-redes a defesa apertada (20’). Apesar da disputa acentuada a meio campo as equipas encontravam brechas nas defensivas adversárias, mas sem abanar as redes. Gustavo Almeida fica muito perto de dilatar a vantagem aos 29’ num cabeceamento ao poste da baliza de Luís Coelho. O perigo voltaria a rondar a baliza vizelense e, desta vez, com mexida no marcador, após um ressalto na área Pedro Oliveira surge em posição privilegiada e faz o 2-0. É já nos últimos instantes da primeira parte que Chadai encontra Renato Valente que com um bom movimento à entrada da área reduz a desvantagem no marcador (45’).
No regresso dos balneários é a equipa do Minho que procura dominar e assumir o encontro. Contra a maré do jogo, Gonçalo Malheiro derruba um atacante beirão em zona proibida e é assinalada grande penalidade a favor dos viriatos. Na marca de 11 metros, Gustavo Almeida junta-se à lista de marcadores (59’). Poucos minutos depois a infelicidade de Hugo Oliveira permite novos festejos ao Académico. Após um cruzamento, o defesa central vizelense corta involuntariamente o esférico na direção da própria da baliza (63’). Com cerca de 30 minutos de jogo pela frente o FC Vizela disputava o encontro com a noção que uma derrota não significaria necessariamente o cair da corrida pelo primeiro lugar da tabela. E é ao minuto 90’ que Francisco Brandão faz o golo que coloca o FC Vizela em primeiro lugar da primeira fase da Liga Revelação, golo importante nas contas finais e nos critérios decisivos. A partida termina com o 4-2 no resultado e o aguardar do desenrolar do encontro entre SCU Torreense e SC Braga. Felizmente, os critérios apontariam a turma vizelense como a vencedora da fase da competição.
Falando de critérios, é simples entender a primeira posição do FC Vizela. Com quatro equipas em igualdade pontual (24 pontos) é feito um balanço dos pontos que as equipas somaram entre si, sendo que o FC Vizela e o SCU Torrense somam ambos 10 pontos. O critério seguinte (diferença de golos) também é igual para ambas as equipas, vencendo então o FC Vizela no terceiro critério, aquele que premeia quem mais golos marca.
Contas à parte, de destacar a qualidade apresentada pelos sub-23 do FC Vizela que terminam a primeira fase com a cereja no topo do bolo, o primeiro lugar, repetindo o feito do ano passado. Segue-se brevemente a fase de apuramento de campeão, estando em prova FC Vizela, SCU Torreense, FC Famalicão e Gil Vicente FC, da série A e ainda Sporting CP, Estoril Praia, SL Benfica e Estrela da Amadora da série B.
FICHA TÉCNICA
Académico de Viseu FC 4-2 FC Vizela
Local: Estádio Municipal Dr. Orlando Mendes
Árbitro: Hugo Cerqueira (AF Viana do Castelo)
Árbitros assistentes: João Abrantes e Gabriel Oliveira
Académico de Viseu FC: Guilherme Sobrino, Afonso Ferreira (Gustavo Costa, 74’), Isaiah Otache, Gustavo Almeida (João Vítor, 69’), Guilherme Cardoso, Tomás Sério, Pedro Oliveira, João Alves (Rodrigo Lemos, 74’), Júlio Gil, Facundo Alarcón (Vasileios Bratsiotis, 69’) e Martim Silva
Suplente não utilizados: Rafa Neves, Gabi Araújo, Bruno Branco e Maga
Treinador: Nuno Braga
FC Vizela: Luís Coelho; Chadai (Diogo Reis, 46’), Hugo Oliveira, Sylvestre Costa, Hugo Girardin; Rodrigo Carvalho (Messias, 60’), Diogo Martins (Francisco Brandão, 77’); Fábio Freitas (Gonçalo Malheiro, 46’), Renato Valente, Alejandro Alvarado, Joy (Miguel Constantinescu, 77’)
Suplentes não utilizados: Pedro Dinis, Martim Boloto, Quintino Candundu e António Infante
Treinador: Ronald Molina
Golos: 1-0 Facundo Alarcón (11’), 2-0 Pedro Oliveira (36’), 2-1 Renato Valente (45’), 3-1 Gustavo Almeida (59’), 4-1 Hugo Oliveira (A.G.) (63’) e 4-2 Francisco Brandão (90’)
Cartões amarelos: João Alves (71’), Martim Silva (83’) e Guilherme Sobrino (87’)
Cartões vermelhos: Nada a assinalar.