Empate iguala resultado histórico

Sub-23 empatam (1-1) em casa do Benfica e igualam a melhor classificação de sempre, batendo ainda o recorde de pontos na Liga Revelação.

O FC Vizela deslocou-se ao Seixal para defrontar o Benfica B na última jornada da Liga Revelação 2024/25. Com o adversário já definitivamente instalado no terceiro lugar, o jogo era mais importante para os vizelenses, que precisavam de vencer para bater a melhor classificação de sempre e assegurar o 4º lugar na prova. O empate valeria recorde de pontos. O jogo acabou por ser, globalmente, equilibrado, embora os encarnados tenham disposto de mais ocasiões de golo, nomeadamente um penálti que Kacper defendeu para segurar o 1-1 final.

De livre direto, aos 10′, o Benfica deixou o primeiro sinal, mas Kacper defendeu a dois tempos. Na resposta, aos 14′, Francisco Brandão, em boa posição e já na grande área, rematou forte mas à figura do guardião encarnado. O Vizela animou-se e, de seguida, em momentos consecutivos, Renato Valente (de fora da área) e Pedro Ramos (após pontapé de canto) voltaram a ameaçar. Adivinhava-se o golo, que surgiu aos 19′, quando Francisco Brandão recolheu, na área, uma bola mal desviada por um adversário e, de primeira e de pé direito, bateu para fazer o 0-1.

Infelizmente para os vizelenses, o Benfica reagiu quase de imediato e empatou aos 24′, num momento até relativamente parecido. Os locais cruzaram, os vizelenses afastaram, mas a bola cai em Trevisan, que bate de primeira sem dar hipóteses a Kacper. O jogo voltaria à estaca zero, mas o Benfica aproveitou melhor a moral que o golo ofereceu para crescer no jogo. Aos 28′, Gonçalo Moreira, completamente isolado, atirou ao lado. Trevisan, aos 34′, sobre a direita da área, rematou às malhas laterais. O belga era o homem mais nesta fase do jogo e, pouco antes do intervalo, voltou a aparecer em excelente posição, mas a disparar por cima. O Benfica terminaria melhor a primeira parte e depois de um ensaio de Pedro Ramos por cima, disopôs de uma ocasião flagrante para recolher ao balneário em vantagem. Chadai terá pisado Peter Edokpolor na grande área, mas Kacper, no mano a mano com Gonçalo Moreira, defendeu o penálti e mandou toda a gente para o intervalo com 1-1 no marcador.

O Benfica regressou melhor dos balneários, com Gustavo Ferreira a desperdiçar dois lances de golo em 10 minutos, num deles com a bola a bater no poste. Pelo meio, o regressado e recém-entrado António Infante, dispôs também de um momento perigoso. O mesmo Infante acrescentou clarividência nas bolas paradas e, aos 58′, José González ainda apareceu a desviar ao segundo poste, mas sem conseguir ser feliz. O resto da segunda parte foi mais dividido e menos interessante, eventualmente também pelas quebras de ritmo que as substituições provocaram. O resultado final acaba por fazer o FC Vizela cair um lugar na classificação final. O 5º lugar final iguala a melhor classificação dos vizelenses nesta competição (na época passada), mas o ponto permite chegar aos 18 pontos, um registo melhor do que em 2024/25.

Segue-se a Taça Revelação, prova para a qual o FC Vizela já estava apurado. Nos quartos-de-final, ainda sem data nem horários definitivos, a equipa visita o Gil Vicente FC, numa eliminatória a uma mão.

FICHA TÉCNICA

SL Benfica – FC Vizela

Local: Campo nº7, centro de treinos do Seixal

Árbitro: 

Assistentes:

SL Benfica: Alexandar Sandahl; João Conceição (Guilherme Peixoto, 21’), Rui Silva, Gonçalo Oliveira, Leandro Martins (Vladimir Mendes, 61’);  André Gomes, Tiago Freitas; Jelani Trevisan (Guilherme Afonso, 81’), Gustavo Ferreira (Karel Mustmaa, 61’), Peter Edokpolor (Kyanno Silva, 61’), Gonçalo Moreira

Suplentes não utilizados: Gonçalo Sobral, Carlos Meotti, Tomás Cruz

Treinador: Vítor Vinha

FC Vizela: Kacper Bieszczad; Chadai, Miguel Cruz, José González, Ricardo Daniel; Diogo Martins (António Infante, 54’), Martim Boloto, Pedro Ramos (Rodrigo Carvalho, 46’); Renato Valente (Khairin Nadim, 78’), Francisco Brandão, Gonçalo Malheiro (Joy, 54’)

Suplentes não utilizados: Pedro Dinis; Diogo Reis, João Silva, Guilherme Santos, Zé Afonso, Vicente Abreu, Tomás Pereira

Treinador: Simón Lamas

Golos: 0-1 Francisco Brandão (19’), 1-1 Trevisan (24’)

Cartões Amarelos: Peter Edokpolor (17’); Joy (82’)

Cartões Vermelhos: Nada a assinalar

Notícias Relacionadas