Os Sub-23 do FC Vizela regressaram aos triunfos e logo em casa do Sporting. Pedro Ramos fez o único golo do jogo de penálti, mas o resultado não sofre contestação.
Um FC Vizela mais consistente, com maior regularidade e clarividência ao longo dos 90 minutos – e também mais ocasiões de golo – fez o suficiente para justificar o triunfo em Alcochete, diante de um Sporting que tem sido especialmente forte em casa. É verdade que o FC Vizela só conseguiu marcar do pontapé de grande penalidade, mas o resultado não sofre qualquer contestação e é especialmente valioso tendo em conta o número de ausentes, especialmente no sector mais recuado: Chadai (castigado), José González e António Infante (lesionados) e José Sampaio (na seleção nacional Sub-20).
Simón Lamas foi obrigado a improvisar, especialmente no eixo defensivo, onde jogaram Miguel Cruz e Rodrigo Carvalho, ambos médios. O FC Vizela assumiu desde cedo o comando do jogo, apesar da baixa intensidade da primeira parte. Os dois adversários jogavam muito na expectativa e mais à espera do erro, mas mesmo assim o FC Vizela tinha mais posse de bola e aproximações perigosas. O remate de Pedro Ramos, aos 17′, foi o primeiro sinal, que Diogo Clara resolveu bem. Pouco depois (21′), Messias ganha a frente e aparece na cara do guarda-redes. João Assunção puxa o angolano e, da marca de penálti, Pedro Ramos marcou aquele que viria a ser o único golo do jogo. O Sporting não conseguiu reagir de imediato e só aos 42′ criou realmente algum perigo, através de Sebai Senin, que com um remate à entrada da área fez a bola passar perto do poste esquerdo de Kacper.
A segunda parte não mudou muito o cariz do jogo. O FC Vizela estava mais confortável com bola e, especialmente através de Messias e Joy, ia espreitando algumas saídas rápidas, enquanto o Sporting demorava a construir os seus ataques e, com isso, dificilmente apanhava o bem organizado Vizela desprevenido. O melhor lance dos leões acabou por ser resolvido por um “carrinho” de Rodrigo Carvalho, que deu canto. Já o Vizela teve numa bola de Tomás Pereira, recém entrado, uma soberana oportunidade para matar o jogo, mas não conseguiu. Ainda assim, não sofreria muito para segurar os três pontos e reforçar o quarto lugar, com 13 pontos, a sete do líder Torreense.
FICHA TÉCNICA
Sporting CP 0-1 FC Vizela
Local: Estádio Aurélio Pereira, Alcochete
Árbitro: Daniel Martins (AF Algarve)
Assistentes: João Tangarrinha / Gonçalo Santos
Sporting CP: Diogo Clara; Ibrahim Diarra (Frederico Gomes, 77’), João Assunção, Marlon Júnior e Rayhan Momade; Guilherme Silva, Nilton Cardoso e Sebai Senin (Amadú Baldé, 64’); Francisco Canário (Gabriel Melo, 64’), Guilherme Santos (Sandro Nascimento, 77’) e Micael Sanhá (Paulo Iago, 64’).
Suplentes não utilizados: David Ivanov, Afonso Lee, Winilson Lopes e Rafael Camacho.
Treinador: João Santos
FC Vizela: Kacper Bieszczad; ítalo Henrique, Miguel Cruz, Rodrigo Carvalho e Sylvestre Costa; Martim Boloto (C) (Quintino Candundu, 90’), Messias e Pedro Ramos (Tomás Pereira, 90’); Joy (Khairin Nadim, 74’), Renato Valente (Diogo Martins, 64’) e Francisco Brandão (Gonçalo Malheiro, 74’).
Suplentes não utilizados: Pedro Dinis, Diogo Reis, Vicente Abreu, Hugo Girardin, Hugo Oliveira e Ricardo Daniel.
Treinador: Simón Lamas
Golo: 0-1 Pedro Ramos (22’).
Cartões Amarelos: João Assunção (21’), ítalo Henrique (51’), Guilherme Santos (63’), Gonçalo Malheiro (82’) e Amadú Baldé (90+4’).
Cartão Vermelho: Nada a assinalar.