Está a ser um arranque de II Fase muito auspicioso por parte do FC Vizela. Depois da goleada imposta na segunda ronda (a primeira foi adiada para 23 de fevereiro), frente ao Barroselas, os azuis foram à Cidade Desportiva do SC Braga vencer por 3-1.
O FC Vizela teve uma entrada muito forte no jogo e marcou logo no primeiro minuto, numa iniciativa individual de David pelo corredor lateral. O atacante cruzou para a entrada da área onde apareceu o oportuno Enzo a fazer o 0-1. Após o golo inaugural, o jogo ficou dividido com momentos de superioridade alternados entre as duas equipas e com as oportunidades a aparecerem para ambos os lados. O SC Braga reagiu com duas grandes oportunidades superiormente travadas por duas excelentes defesas de Rui Freitas. Por seu turno, o FC Vizela também desfrutou de duas situações na cara do guarda-redes, ambas protagonizadas por David, que também foram controladas pelo guardião adversário. Já nos minutos finais da primeira parte (38’), numa jogada de insistência decorrente de uma sucessão de lances não prontamente tirados das imediações da área vizelense, o SC Braga fez o 1-1, resultado esse com que se chegou ao intervalo.
A segunda parte trouxe uma excelente resposta do FC Vizela. O SC Braga tentou aproveitar o fator vento, que corria a seu favor, tentou criar perigo através de bola parada, mas a equipa vizelense manteve a concentração e o discernimento necessários para continuar a fazer o seu jogo. Após uma excelente jogada coletiva, Tiago isolou David e este, na cara do guarda-redes arsenalista, não tremeu e fez o 1-2, aos 58 minutos. O FC Vizela não baixou e continuou à procura do terceiro, que apareceu cinco minutos depois. Assistido por Enzo, o recém-entrado Zé Miguel num remate fortíssimo de primeira e de fora da área, fez o 1-3. Bom golo na conclusão de uma excelente jogada coletiva.
O SC Braga tentou responder essencialmente através de lances de bola parada e, a quatro minutos do final do tempo regulamentar, no seguimento de um livre lateral, o árbitro assinalou um penálti inexistente, num lance em que Rui Freitas soca a bola e é abalroado pelo adversário. Tanto é que Rui Freitas acabou por ter de abandonar as quatro linhas lesionado, mas Afonso saltou do banco para protagonizar uma estrondosa defesa no penálti, dando desta forma justiça ao jogo. O FC Vizela controlou os últimos instantes do jogo, não se verificando grandes oportunidades para que o resultado pudesse mexer para qualquer uma das equipas.
Para a história ficou o resultado e a grande exibição do FC Vizela num campo muito complicado, em que se assistiram a muitos momentos de qualidade. A vitória deveu-se sobretudo à excelente atitude dos atletas vizelenses, onde ficou patente o grande espírito de sacrifício, o compromisso, a capacidade de trabalho e a união do grupo, valores que permitiram trazer os três pontos para casa. O campeonato prossegue no próximo domingo, dia 09 de fevereiro, com a turma de Paulo Gonçalves a receber o Varzim pelas 15h00, no Campo Municipal de Santo Adrião.
FICHA TÉCNICA (Sub-15)
SC Braga 1-3 FC Vizela
Local: Campo 2 da Cidade Desportiva do SC Braga (Braga)
Árbitro: Cristiano Correia (AF Aveiro)
Assistentes: Miguel Sobrinho / Fernando Roque
FC Vizela: Rui Freitas (Afonso, 76’); Vasco, Pinto, Telmo e Freitas; Artur (C) (Castro, 40’), Andrade e Tiago Gomes; Enzo, David (Xico, 70’) e Luís (Zé Miguel, 59’).
Suplente não utilizado: Pereira, Manel, Kafu e Rodri.
Treinador: Paulo Gonçalves
SC Braga: Adelino Azevedo (Micael Pereira, 40’); Melvinn Rego (Miguel Costa, 62’), Alberto Costa, João Morgado (João Gonçalves, 40’) e Martim Salgado (Martim Silva, 40’); Martim Rocha (Francisco Nunes, 52’), Eduardo Ribeiro e Lourenço Santos (Gonçalo Gonçalves, 62’); Afonso Gonçalves (Sene Sani, 52’), Gabriel Ferreira e Gabriel Ribeiro (Vasco Crespo, 65’).
Treinador: João Baía
Golos: 0-1 Enzo (1’), 1-1 Afonso Gonçalves (38’), 1-2 David (58’) e 1-3 Zé Miguel (63’).
Cartões Amarelos: David (35’), Eduardo Ribeiro (55’), Freitas (68’) e Pinto (80’).
Sub-14 recuperam de desvantagem e resgatam ponto ao líder
Na II Divisão da AF Braga, o FC Vizela empatou a três bolas diante do Pevidém SC, que lidera o campeonato. Um encontro recheado de golos e alternâncias no marcador. Entraram melhor os vizelenses que, aos 6 minutos, já venciam graças a um autogolo, resultado com que as equipas recolheram aos balneários para o intervalo. Contudo, o Pevidém SC protagonizou a reviravolta completa ao marcar três golos nos primeiros quinze minutos do segundo tempo, situação que obrigou a um esforço suplementar do FC Vizela, em especial de Tomás, com o jogador a ficar ligado ao resultado com dois golos, o último dos quais praticamente no final da compensação, o que permitiu mais uma recuperação notável neste campeonato e o resgate a tempo de um ponto sempre saboroso. Nesta divisão, os vizelenses ocupam o 4º lugar com 22 pontos, menos seis que o seu antagonista desta ronda de fecho da primeira volta. No próximo domingo, dia 09 de fevereiro, às 15h00, há dérbi com o Moreirense FC.
Infelizmente, as sensações não foram as mesmas na I Divisão. O FC Vizela saiu derrotado em casa frente à AD Ninense, por 3-1. Erros defensivos penalizaram a equipa vizelense num duelo contra um adversário direto na luta pela manutenção. Gerson apontou o golo dos azuis que, com este resultado, foram apanhados pelo seu adversário e baixaram à zona de despromoção neste fecho de primeira volta.
FICHA TÉCNICA (Sub-14 ‘A’)
FC Vizela 1-3 AD Ninense
Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela
Árbitro: Guilherme Rodrigues (AF Braga)
Assistentes: Tomás Fernandes / Rúben Lopes
FC Vizela: Henrique; Tozé (Lucas Costa, 79’), Guima (C), Félix e João Ferreira (Afonso Teixeira, 74’); Nuno Afonso, Vasco e Gabi (Santiago, 64’); Gerson, Matias e Castro.
Suplente não utilizado: Noah.
Treinador: Bernardo Alves
Golo: Gerson (13’).
Cartões Amarelos: Guima (37’) e Gerson (43’).
FICHA TÉCNICA (Sub-14 ‘B’)
FC Vizela 3-3 Pevidém SC
Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela
Árbitro: Arménio Abreu (AF Braga)
Assistentes: José Marinho / João Salgado
FC Vizela: Edu; Heitor (Rodrigo Pereira, 50’), João Diogo, Simão Pereira e Duarte Correia (Dinis Leite, 50’; Lucas Oliveira, 78’); Neves (C) (Léo, 50’), Mota e Tomás; Diogo Oliveira, Gonçalo Pereira e Kiko.
Suplente não utilizado: Edu.
Treinador: Bernardo Alves
Golos: 1-0 Afonso Silva (6’, p. b.), 2-3 Tomás (72’) e 3-3 Tomás (80’+3’).
Cartão Amarelo: Gonçalo Pereira (35’).