A uma jornada do final da primeira volta, o FC Vizela recebeu e aplicou chapa cinco ao vizinho Moreirense na Divisão de Honra de Juvenis. Bem se pode dizer que o ano é novo, mas os hábitos de vitória são intocáveis. A entrada em jogo foi fortíssima e os golos foram uma consequência natural do ascendente azul. Jeison bisou e foi uma das figuras.
O primeiro jogo de 2025 trouxe um sempre apetecível dérbi aos Sub-17, diante de um Moreirense, que certamente procurava trazer dificuldades. No entanto, como é habitual nesta equipa, a entrada em jogo foi fortíssima e, logo no primeiro minuto, Jeison surgiu ao segundo poste a aproveitar um cruzamento de Alves, dando o melhor seguimento à jogada para inaugurar o marcador.
Após este golo, o FC Vizela manteve o controlo da partida e não parou de procurar mais golos, o que podia ter acontecido em duas situações claras. Tiago Marques não conseguiu finalizar um bom cruzamento de Sousa e, em seguida, Luís apareceu cara a cara com o guarda-redes, num lance que gerou algumas dúvidas, tendo ficado uma pretensa grande penalidade por assinalar. O 2-0 chegaria através de uma jogada coletiva bem delineada. Jeison recebeu um passe de Rúben e bisou na partida. Praticamente sobre a meia hora, Rúben assinou o 3-0, correspondendo da melhor maneira ao cruzamento perfeito de Jeison, depois deste ter driblado dois adversários. Jeison assumiu-se como uma das principais figuras da equipa com golos e assistências.
Ao intervalo, apesar da vantagem confortável, a mensagem foi de alerta para a possibilidade de uma entrada forte do Moreirense na segunda parte. Os dados sustentavam essa cautela, na medida em que o conjunto forasteiro ainda não havia perdido nenhum jogo por mais que um golo de diferença. O FC Vizela regressou dos balneários apostado em preservar o domínio e travar qualquer reação do adversário. Nesse sentido, para que não restassem dúvidas, logo nos minutos iniciais do recomeço, Luís marcou o quarto golo dos vizelenses, um lance muito bem finalizado na sequência de um pontapé de canto. A equipa continuou a trabalhar de forma intensa, sempre em busca de mais golos e foi de forma magistral, qual cereja no topo do bolo, que selou o resultado. Livre direto, ainda a alguma distância da baliza axadrezada, executado de forma irrepreensível por Lucas. O marcador esteve sempre mais perto de mexer para o lado vizelense, sendo exemplos disso, duas situações flagrantes de Bezerra e outra de Manu.
Uma vitória de mão cheia que, sobretudo, reflete a união e capacidade de trabalho do grupo, que deixa o FC Vizela seguro na liderança, agora com 36 pontos somados, mais quatro que o Santa Maria e mais sete que o Prado, o seu próximo adversário neste difícil campeonato.
FICHA TÉCNICA (Sub-17)
FC Vizela 5-0 Moreirense FC
Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela
Árbitro: Daniel Moreira (AF Braga)
Assistentes: Hugo Guimarães / Nuno Ribeiro
FC Vizela: Castro; Sousa, Tiago Monteiro, Dinis (Medeiros, 71’) e Alves; Leão (C) (Cunha, 56’) e Lucas (Bezerra, 65’); Jeison (Manu, 65’), Luís (Cadu, 56’) e Tiago Marques (Vasco, 56’); Rúben (Gonçalo, 65’).
Suplentes não utilizados: Coelho e Fedir.
Treinador: Simão Barros
Moreirense FC: Salvador Magalhães; Leandro Alves (Santiago Amorim, 62’), Tomás Oliveira (Ludgero Fernandes, 45’), Martim Ribeiro (Miguel Ferreira, 73’), Tomás Cruz, Lourenzo Calçada (Afonso Gonçalves, 62’), Gonçalo Ferreira (Tiago Lopes, 45’), Gustavo Oliveira (Duarte Ferreira, 73’), Rodrigo Silva (Simão Ribeiro, 73’), Fábio Alves (Rodrigo Fernandes, 45’) e Guilherme Freire.
Treinador: Diogo Machado
Golos: 1-0 Jeison (1’). 2-0 Jeison (25’), 3-0 Rúben (29’), 4-0 Luís (47’) e 5-0 Lucas (51’).
Cartão Amarelo: Martim Ribeiro (37’), Lourenzo Calçada (61’), Gonçalo (81’) e Miguel Ferreira (90’+2’).
Sub-16 sofrem reviravolta em Candoso
A equipa orientada por Pedro Silva interrompeu o melhor ciclo da temporada, de quatro vitórias, com uma derrota pela margem mínima no terreno do Santiago de Mascotelos. O jogo até começou bem para o FC Vizela, que se colocou em vantagem aos 13 minutos, por intermédio de Dani, na transformação de uma grande penalidade. Contudo, os locais ainda chegaram à igualdade pouco depois da meia hora e a partida chegou empatada ao intervalo. O segundo tempo foi disputado e a incerteza no resultado persistiu até final. Aí, um minuto depois dos 90, o Santiago de Mascotelos operou a reviravolta, deixando um amargo de boca ao conjunto vizelense que, ainda assim, manteve a quarta posição na tabela classificativa da Série B da I Divisão em Juvenis.
FICHA TÉCNICA (Sub-16)
Santiago de Mascotelos FC 2-1 FC Vizela
Local: Campo de Candoso Santiago (Candoso, Guimarães)
Árbitro: Simão Pereira (AF Braga)
Assistentes: Mickael Magalhães / Mafalda Oliveira
Santiago de Mascotelos FC: José Ferreira; Alexandre Leite, José Eusébio, Rafael Ribeiro e Mário Almeida; Salvador Abreu (José Lima, 27’), Guilherme Festa (Miguel Almeida, 82’) e Francisco Pereira; Rui Marques (Rodrigo Ribeiro, 65’), Rodrigo Pinheiro e Tomás Machado (José Machado, 82’).
Suplentes não utilizados: Duarte Pereira, João Teixeira, Henrique Pereira e Duarte Silva.
Treinador: Gabi Pereira
FC Vizela: Coelho; Vasco, Rodrigo Mendes (Dinis, 72’), Medeiros (Alex, 45’) e Ângelo; Dani, Bernardo e Afonsinho (C) (Cristiano, 68’); Flávio, Bezerra (Zé Pedro, 45’) e Diego (David, 72’).
Suplente não utilizado: Rodrigo Pereira, Pedro Gomes e Sérgio.
Treinador: Pedro Silva
Golos: 1-0 Dani (13’, g. p.), 1-1 Tomás Machado (33’) e 2-1 Rodrigo Pinheiro (90’+1’).
Cartões Amarelos: Coelho (2’), Medeiros (26’), Flávio (64’), José Lima (77’), Zé Pedro (83’) e Dinis (87’).