Balanço de 2024

Diogo Nascimento termina como jogador mais utilizado. Samuel Essende foi o melhor marcador e Matías Lacava o principal assistente. Estes e outros números em análise.

O ano de 2024 não foi propriamente fácil para o FC Vizela, que regressou à II Liga após ter terminado a última I Liga no 17º lugar. Foram 37 jogos ao longo deste ano civil, a maioria ainda na época anterior (2023/24), outros 16 na temporada atual, que também não está a correr de acordo com as pretensões do FC Vizela, apostado em subir de divisão, mas ainda longe dos lugares que dão acesso a isso. Nos 37 jogos disputados em 2024, o FC Vizela venceu oito deles, empatou 10 e perdeu 19. Marcou 43 golos e sofreu 67.

Se falarmos dos golos marcados, Samuel Essende, entretanto vendido por um valor recorde no FC Vizela, foi o melhor marcador, com oito tentos. Seguiram-se, Prosper Obah (5), Alberto Soro (3), Petrov (3), Lebedenko (3), Matheus Pereira (2), Samu (2), Bastunov (2), Morschel (2), Rodrigo Ramos (2), Uros Milovanovic (2), Lokilo, Matías Lacava, Miguel Tavares, Damien Loppy, Hugo Oliveira, Iker Unzueta e três autogolos. Em matéria de assistências, Matías Lacava, com quatro, foi o melhor. Seguem-se Lebedenko (3), Diogo Nascimento (3), Domingos Quina (2), Hugo Oliveira (2), Uros Milovanovic (2), Loppy (2), Matheus Pereira (2), Samu, Rodrigo Escoval, Lokilo, Alberto Soro, Thio Ntolla, Momo Mbaye, Ítalo e Prosper Obah.

Ao longo de 2024, o FC Vizela utilizou 52 jogadores. Diogo Nascimento, com participação nos 37 jogos da equipa e 2570 minutos foi, naturalmente, o mais utilizado. Com o mesmo tempo, mas repartidos por 31 desafios, aparece Jota Gonçalves. Lebedenko, com 32 jogos e 2466, fecha o pódio.

O ano de 2004 foi também o ano em que a equipa de Sub-23 fez a melhor época de sempre na Liga Revelação (5º lugar num total de 16 equipas) e que os Sub-19 caíram à II Divisão. Se isso aconteceu na primeira metade do ano, a segunda trouxe uma recuperação grande dos mais novos, que terminaram na liderança a primeira fase da II Divisão Nacional e têm encaminhada a fase de subida. Já os Sub-23 mantiveram e bitola e apuraram-se novamente para a discussão do título da Liga Revelação, onde vão estar apenas oito conjuntos.