Sub-23 respondem a duas derrotas seguidas com triunfo em casa do Leixões (1-0), com um golaço marcado por Pedro Ramos logo aos 10 minutos.
O FC Vizela viajou esta manhã ao Estádio do Mar com a firma disposição de regressar aos triunfos para entrar novamente no Top-4 que vai discutir o título desta Liga Revelação e esquecer rapidamente as duas derrotas caseiras consecutivas que trazia na mala. A frase que abre esta crónica podia muito bem ser um chavão, mas na verdade não é, porque os Sub-23 vizelenses fizeram questão de o provar desde o primeiro minuto de jogo, especialmente através de uma pressão alta que deixava o Leixões desconfortável e ia garantindo que o jogo se desenrolava praticamente sempre no meio-campo adversário. José Sampaio, de cabeça e após cruzamento de Pedro Ramos, deixou o primeiro sinal de perigo aos 9′. E foi com recurso à tal pressão de que falávamos que, aos 10′, surge o único golo do jogo. Infante recupera bem e deixa em Pedro Ramos, que depois fez magia, primeiro ao desviar dois adversários do caminho, depois ao rematar de longe e pé direito a um ângulo impossível de cobrir pelo guarda-redes leixonense.
O 0-1 não abrandou o ritmo do FC Vizela, que enquanto teve pernas asfixiou o Leixões e jogou quase a sós. Os lances de perigo sucediam-se, ora com bolas nas costas dos leixonenses, ora com bolas paradas e até com alguns remates de meia distância, como Rodrigo Carvalho tentou em duas ocasiões. O Leixões cresceu à meia hora, quando o FC Vizela começou a quebrar fisicamente e assustou Thiago duas vezes, numa delas com o guarda-redes a brilhar. Ainda assim, o grande lance até ao intervalo é de Alvarado, que aos 43′ bate bem de fora da área, mas sem conseguir marcar.
O intervalo não mudou muito no jogo, mas o passar do tempo sim. Naturalmente – e em virtude também das alterações feitas por Simón Lamas – o FC Vizela foi perdendo rotinas e deixou a bola para o Leixões, vestindo nessa fase um fato novo, o do contra-ataque, que podia ter rendido três golos. É que, apesar de terem sido os leixonenses a mais tentar na segunda parte, foi o Vizela que quase marcou novamente. Aos 75′ por Pedro Ramos, isolado. Aos 80′ novamente por Pedro Ramos, que começa por chegar atrasado a um cruzamento e, depois, remata à figura a bola recuperada e endossada por Alvarado. Mais tarde (90), foi o norte-americano a desperdiçar na cara de João Teopisto. Os matosinhenses tentavam pingar algumas bolas para a área do FC Vizela, mas todas sem direção, inclusive a do último lance do jogo, que passou a rasar o poste de Thiago Pereira. No final, venceu o FC Vizela, que chega agora aos 14 pontos em 24 possíveis e sobe à terceira posição desta Série A da 1ª Fase da Liga Revelação.
FICHA TÉCNICA
Leixões SC 0-1 FC Vizela
Local: Estádio do Mar
Árbitro: Daniel Brazete (AF Guarda)
Árbitros assistentes: José Bicho e Francisco Fonseca
Leixões SC: João Teopisto, Liça, Tiago Costa, Darlan, Deivid, Agustin Armas, Roka (Rajani, 46’), Kyriakos (Avelino, 46’), Gustavo Lobo (Ricardo, 69’), João Santos e Fábio Ferreira (Alieson, 69’)
Suplente não utilizados: Leandro, José Monteiro, Rafael Vilela, Belinha, Fanuel, Oliver Parkes, Daniel Marques e Gonçalo Santos
Treinador: Vítor Barros
FC Vizela: Thiago Pereira; Chadai, José Sampaio (Messias, 37’), José González, Sylvestre Costa; Rodrigo Carvalho (Diogo Martins, 69’), António Infante, Martim Boloto; Alejandro Alvarado (Fábio Freitas, 90’), Joy (Renato Valente, 69’) e Pedro Ramos (Francisco Brandão, 90’)
Suplentes não utilizados: Pedro Dinis, Gonçalo Malheiro, Diogo Reis, Miguel Constantinescu, Vicente Abreu, Hugo Girardin e Hugo Oliveira
Treinador: Simón Lamas
Golos: 0-1 Pedro Ramos (10’)
Cartões amarelos: Joy (55′), Deivid (58’), Chadai (71’), Pedro Ramos (84’), Alejandro Alvarado (90’)
Cartões vermelhos: Nada a assinalar.