Goleada para minimizar a dor

FC Vizela despede-se dos jogos em casa com um 4-0 ao Estrela da Amadora, num jogo praticamente de sentido único. Samu, Soro, Matheus e Hugo Oliveira marcaram.

No último jogo em casa da época, e já condenado a um dos dois últimos lugares da classificação, ao FC Vizela restava procurar uma vitória para oferecer alguma alegria aos adeptos e colorir com outros tons uma época difícil em que o futebol nem sempre foi justo para aquilo que a equipa produzia. Talvez pela pressão ter desaparecido, ou consequência “apenas” de uma eficácia bem mais alta do que na maioria dos desafios, a resposta não podia ter sido melhor: 4-0 ao Estrela da Amadora, que jogava uma verdadeira final no Minho. E nem se pode dizer que o resultado tenha sido uma surpresa, pelo menos para quem assistiu ao jogo.

Matías Lacava – fez um jogaço – foi o primeiro a dar sinal de perigo, logo aos 6′, quando se esgueirou pela esquerda, puxou para dentro e, de pé direito, rematou em arco e pouco ao lado da baliza de Bruno Brígido. Dois minutos depois foi Lokilo a escapar. Brígido defendeu, mas Samu apareceu para a recarga e fez o 1-0. O jogo era de sentido único e não mudou nada até… ao final. Lacava voltou a assustar, agora de esquerda. Soro, um ponta-de-lança improvisado na ausência de Essende, envolvia-se bem e aparecia também com perigo. Diogo Nascimento e Lebedenko também tentaram a respetiva sorte e, pela direita, Tomás era mais um a carrilar jogadas de bom recorte. Só dava Vizela e o Estrela raramente se acercou da baliza de Ruberto. Quando o fez, pouco ou nenhum perigo criou.

No recomeço do jogo, a atitude do FC Vizela não foi menos intensa. A intenção de fazer o 2-0 era clara. Aos 49′, Samu e Lacava triangularam, mas Lokilo, na cara do golo, atirou por cima. E, aos 54′, num momento idêntico, Soro fez mesmo o 2-0, novamente após assistência do venezuelano. Corria tudo bem e a equipa apresentava uma dinâmica que o Estrela nunca percebeu, nem soube contrariar. E assim foi. Soro, quer tinha feito o segundo, tentou o terceiro de longe. E, aos 69′, ofereceu-o a Matheus Pereira, que tinha entrado para extremo e apareceu ao segundo poste a concluir bem com o pior pé. E como quem marca assiste, Matheus não quis ficar atrás de Soro e ofereceu, também ele, um golo, no caso o quarto, a Hugo Oliveira. Corria o minuto 84 quando Samu (esteve em três golos) lançou Matheus, que virou para a ponta contrária para o lateral direito (também entrou para extremo) encostar. Estava consumada a justa goleada com que o jogo terminaria.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 4-0 CF Estrela da Amadora

Local: Estádio do FC Vizela (1.612 espectadores)

Árbitro: Luís Godinho (AF Évora)

Assistentes: Rui Teixeira / Pedro Mota

4º Árbitro: Diogo Rosa (AF Beja)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Rui Costa (AF Porto) / Fábio Silva

FC Vizela (4x3x3): Ruberto; Tomás Silva, Jota, Anderson e Lebedenko; Pedro Ortiz, Samu (C) (Busnic, 85’) e Diogo Nascimento; Lokilo (Hugo Oliveira, 75’), Soro (Ba-Sy, 85’) e Matías Lacava (Matheus Pereira, 59’).

Suplentes não utilizados: Buntic, Alex Méndez, Dylan, Rodrigo Escoval e Bruno Costa.

Treinador: Rubén de la Barrera

CF Estrela da Amadora (3x5x2): Bruno Brígido; Kialonda Gaspar, Pedro Mendes (C) (Nílton Varela, 38’) e Mansur; Hevertton (Jean Felipe, 31’), Pedro Sá (Tashan, 59’), Bucca e Rúben Lima (Kikas, 38’); Léo Jabá, André Luiz e Rodrigo Pinho (Regis, 45’).

Suplentes não utilizados: António Filipe, Ronaldo, Nanu e Lucão.

Treinador: Sérgio Vieira

Golos: 1-0 Samu (8’), 2-0 Soro (54’), 3-0 Matheus Pereira (69’) e 4-0 Hugo Oliveira (83’).

Cartões Amarelos: Rodrigo Pinho (10’), Anderson (14’), Regis (70’), Ruberto (74’) e Pedro Ortiz (90’+1’).

“Foi uma época difícil e, depois do que sucedeu, era importante terminar em casa com uma vitória. Hoje as coisas aconteceram e quero dedicar aos adeptos. Tenho uma grande cumplicidade com eles e quero agradecer-lhes.”

Samu (Jogador do FC Vizela)

“Hoje foi um dia em que o que fizemos se traduziu no resultado. Em termos emocionais a equipa sentiu-se mais livre e tomou melhores decisões. Muitos pensavam que, para nós, era um dia de férias, mas não.”

Rubén de la Barrera (Treinador do FC Vizela)

Golo apontado por Samu (1-0)
Golo apontado por Soro (2-0)
Golo apontado por Matheus Pereira (3-0)
Golo apontado por Hugo Oliveira (4-0)