Vivaldo ajuda a dar contornos reais ao sonho

Na deslocação ao Olival, o FC Vizela alcançou mais um triunfo preciosíssimo e aumentou para 18 a impressionante sequência de jogos seguidos a somar pontos. Um golo de Vivaldo Semedo bastou para aproximar os vizelenses de um regresso imediato à I Liga.

À semelhança de Tondela, o conjunto de Fábio Pereira reagiu da melhor forma, com personalidade e rigor, ao empate caseiro diante do Felgueiras. Sem Yannick Semedo e ainda sem Jojó, baixas de vulto na equipa, o FC Vizela venceu bem no Olival e juntou mais um capítulo de sucesso à série absolutamente impressionante de 18 jogos sempre a somar. Uma série que adquire valor acrescentado por ser alcançada no campeonato mais difícil e competitivo de Portugal e por aproximar um sonho, que há uns meses atrás seria utópico, de uma realidade cada vez mais palpável e consentânea com a verdadeira capacidade do grupo de trabalho.

A primeira parte não teve golos, mas não faltaram possibilidades para se desfazer o nulo, em especial por parte do FC Vizela, claramente mais dominador, perigoso no ataque e embalado pelo forte apoio das incansáveis quatro centenas de vizelenses. Ricardo Schutte começou por ameaçar com um cabeceamento por cima, seguido de um bom remate de Diogo Nascimento. Aos 21 minutos, o FC Porto ‘B’ testou pela primeira vez a atenção de Ruly num disparo de Ángel Alarcón. Já depois de Rodrigo Ramos mostrar-se no ataque, obrigando Samuel Portugal a ceder canto com um forte pontapé, Diogo Nascimento ensaiou o remate na conclusão de um belo envolvimento ofensivo. Samuel Portugal deparou-se novamente com muito trabalho ao travar um livre executado por Morschel, ao qual Vivaldo Semedo não conseguiu materializar a recarga. Aos 33 minutos, mais uma grande situação com Ricardo Schutte a ficar perto de dar o melhor corolário ao bom passe de Vivaldo Semedo. Valeu à equipa da casa o corte providencial de Gabriel Brás. Perto do intervalo, Rodrigo Ramos criou novo embaraço ao guardião portista, antes de William Gomes, por duas ocasiões, obrigar Ruly a mostrar total segurança.

No recomeço, o FC Vizela voltou a entrar bem no jogo, rapidamente se instalou sobre o meio-campo do adversário e, com isso, as oportunidades também foram surgindo. Diogo Nascimento atirou por cima e Ricardo Schutte ficou a centímetros do desvio certeiro ao primeiro poste. Até que, aos 52 minutos, uma bela movimentação atacante dos vizelenses resultou no golo que viria a decidir a partida. Ricardo Schutte, após passe de Diogo Nascimento, descobriu Vivaldo Semedo, este entregou o esférico a Lebedenko, que o devolveu sob a forma de uma assistência açucarada para a cabeçada triunfal do avançado internacional pelos Sub-20 de Portugal. Foi o nono golo de Vivaldo Semedo e a sétima assistência do lateral ucraniano. Curiosamente, ao golo marcado seguiu-se um período algo incaraterístico, ao qual não foram alheias as interrupções no jogo para assistência a Lebedenko, que ficou bastante maltratado da face e foi substituído por João Reis, bem como devido a problemas físicos de William Gomes. À entrada para o quarto de hora final, o FC Vizela ameaçou o 0-2, primeiro num lance que começa numa excelente recuperação de Busnic e acaba num remate de Morschel por cima, segundo num bom pontapé de ressaca de Rodrigo Ramos a concluir grande trabalho de Thio sobre o lado esquerdo. Os instantes finais – ao som do ruidoso apoio dos adeptos e com o FC Porto ‘B’ a aumentar a frente de ataque no tudo por tudo – incrementaram uma certa dose de sofrimento aos vizelenses. Mas, como saber sofrer está na alma dos campeões, o FC Vizela, com Rhyner e Anthony Correia a mostrarem-se implacáveis, conservou o precioso triunfo, ainda que o FC Porto ‘B’ tenha deixado os corações dos vizelenses em suspenso numa iniciativa de Bryan Ramos e num livre frontal de Tiago Andrade, em tempo de compensação.

O FC Vizela atingiu a marca dos 58 pontos e vai viver pelo menos uma noite na liderança da Liga Portugal 2 Meu Super. Mais importante, deu um passo seguro na direção de uma subida à divisão maior, quando passam a estar seis pontos em disputa. Dependendo de uma conjugação feliz de resultados, a receção ao Académico de Viseu FC, no próximo fim-de-semana, poderá ser especial para uma equipa e para uma cidade que comungam do mesmo desejo. Assim seja!

FICHA TÉCNICA

FC Porto ‘B’ 0-1 FC Vizela

Local: Estádio Luís Filipe Menezes (1.088 espectadores)

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga)

Assistentes: Bruno Jesus (AF Lisboa) / Luciano Maia (AF Braga)

4º Árbitro: Bruno Costa (AF Viana do Castelo)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Manuel Mota (AF Braga) / João Martins (AF Porto)

FC Porto ‘B’ (4x2x3x1): Samuel Portugal; João Moreira, Felipe Silva, Gabriel Brás e Kaio Domingos; Domingos Andrade e André Castro (C) (André Oliveira, 69’); William Gomes, João Teixeira (Brayan Caicedo, 78’) e Ángel Alarcón (Tiago Andrade, 60’); Trofim Melnichenko (Anhá Candé, 78’).

Suplentes não utilizados: Diogo Fernandes, António Ribeiro, Dinis Rodrigues, Martim Cunha e Gil Martins.

Treinador: João Brandão

FC Vizela (4x3x3): Ruly; Rodrigo Ramos, Anthony Correia (C), Rhyner e Lebedenko (João Reis, 60’); Diogo Nascimento, Morschel e Ricardo Schutte (Busnic, 69’); Damien Loppy (Prosper Obah, 69’), Vivaldo Semedo (Bastunov, 84’) e Thio.

Suplentes não utilizados: Miguel Morro, Jota, Petrov, Marco Tol e Milovanovic.

Treinador: Fábio Pereira

Golo: Vivaldo Semedo (52’).

Cartões Amarelos: João Teixeira (31’), William Gomes (34’), João Brandão, treinador do FC Porto ‘B’ (36’), Felipe Silva (71’), Busnic (73’), Gonçalo Pereira, treinador do FC Vizela (82’), Anhá Candé (85’) e João Reis (90’+9’).

“Agradeço a Deus, aos adeptos e a toda a equipa. Era um jogo duro, mas sabíamos o que vínhamos cá fazer e esta vitória é muito importante.”

Vivaldo Semedo (Jogador do FC Vizela e Homem do Jogo)

“A primeira parte teve um só sentido e na segunda continuámos assim até fazer o golo. Estou muito orgulhoso de treinar estes jogadores e este grande clube. Nos últimos dez minutos, os adeptos fizeram a diferença.”

Fábio Pereira (Treinador do FC Vizela)

Notícias Relacionadas