Sub-19 de volta à I Divisão com distinção

Houve festa rija no Municipal de Santo Adrião, apesar do temporal de chuva. Um ponto bastava, mas o FC Vizela venceu na receção ao CD Gouveia e celebrou o regresso à I Divisão Nacional, um ano depois, coroando uma campanha absolutamente notável.

A três jornadas do fecho da fase de subida, o FC Vizela garantiu matematicamente o regresso à I Divisão Nacional. Um regresso anunciado, refira-se, já que a campanha realizada pelos vizelenses assume contornos quase perfeitos, numa temporada onde o verbo andou sempre de mãos dadas com a equipa.

Na receção ao CD Gouveia, um dos emblemas que está na luta pelo mesmo desiderato, um ponto seria suficiente para se soltarem os foguetes. Contudo, esse resultado nunca traria a satisfação a quem andou sempre de olhos postos na baliza adversária, com o coletivo a demonstrar união, crença e preocupação em praticar um futebol positivo. A tarde foi de invernia absoluta com muita chuva a dificultar alguma ação das equipas. O FC Vizela entrou ao ataque, mas o jogo não foi nada fácil, já que encontrou pela frente um adversário muito bem organizado. O posicionamento rigoroso do conjunto serrano obrigou os vizelenses a explorar outros caminhos. Numa insistência, João Silva deu o primeiro sinal aos 7 minutos, momentos antes de Xavier Cavaco surgir em boa posição para abrir o ativo, ficando neste lance a ideia de um penálti por assinalar. Aos 18 minutos, o FC Vizela chegou à vantagem. Tudo começa num grande remate de Rodrigo Sebastião, defendido de forma incompleta, com a bola a sobrar para Gonçalo Sousa, que arrancou um cruzamento teleguiado para o cabeceamento certeiro do inevitável Tomás Pereira. O avançado dos vizelenses, que somou o seu 12º golo, nunca deu sossego à defensiva do CD Gouveia. Depois de um lance que obrigou a turma forasteira a evitar in extremis que este chegasse para o toque final, Tomás Pereira esteve envolvido diretamente no 2-0. O seu remate sofreu um desvio de Pedro Simões, determinante para tirar Thierry do alcance do esférico. Estavam cumpridos 38 minutos e o triunfo do FC Vizela começava a ganhar forma, com o resultado a manter-se ao intervalo, embora o Gouveia tenha ameaçado reduzir num remate perigoso de Rodrigo.

Na segunda parte, o CD Gouveia entrou mais atrevido e a demonstrar que os 10 pontos somados no terceiro lugar à entrada desta jornada não são obra do acaso. Logo aos 50 minutos, Simão Cunha tentou o chapéu a Pedro Lopes, depois deste antecipar-se a Illia Kosterev, mas o guarda-redes do FC Vizela nada pôde fazer para evitar o golo de Pedro Simões, que, mais tarde, aos 57 minutos, apareceu ao segundo poste a colocar o resultado na margem mínima. Impulsionado pelo golo, o CD Gouveia ameaçou o empate por Martinho, mas a turma vizelense gradualmente viria a recuperar o condão do jogo, em função de algumas alterações promovidas pelo treinador Marcos Bastidas. Depois de ficar muito perto do terceiro por intermédio de Tomás Pereira, valendo aos forasteiros a enorme intervenção do seu guarda-redes, o 3-1 foi mesmo realidade ao cair do pano (88′). Numa fase em que o FC Vizela voltava a carregar no ataque, foi na sequência de um canto que Edgar saltou mais alto e cabeceou para o fundo das malhas, fixando em definitivo o triunfo, o sétimo dos vizelenses em sete jogos nesta fase de subida, dando início à festa dentro e fora das quatro linhas.

São já 22 vitórias em 25 jogos, uma performance sem qualquer derrota, pelo que o regresso do FC Vizela à I Divisão Nacional escreve-se de forma anunciada e meritória pelo desempenho de toda a equipa. Com nove pontos de vantagem sobre o Paços de Ferreira, a conquista da série e o consequente acesso à Final de Apuramento de Campeão pode ser confirmada já na próxima jornada, na deslocação dos vizelenses à Madeira, onde irão defrontar o Machico.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 3-1 CD Gouveia

Local: Campo Municipal de Santo Adrião

Árbitro: Bruno Nunes (AF Viana do Castelo)

Assistentes: André Lopes e Luís Lopes

FC Vizela: Pedro Lopes; Gonçalo Sousa, Edgar, João Silva (C) e Dani; Xavier Cavaco (Luís Magalhães, 75’) e Guilherme Santos; Rodrigo Sebastião (Ricardo Alves, 75’), Zé Afonso (Francisco Silva, 84’) e Joy; Tomás Pereira (Gustavo Lopes, 84’).

Suplentes não utilizados: Rodrigo Pereira, Ricardo Marques, Davi Silva e Miguel Cruz.

Treinador: Marcos Bastidas

CD Gouveia: Thierry; Martinho, Gui (C), Pedro Simões e Marcelo (Afonso Costa, 89’); Henrique, Simão Cunha (Afonso Santos, 71’) e David Rosa; Simão Pereira (Yannick Embaló, 79’), Leelan (Illia Kosterev, 45’) e Rodrigo.

Suplentes não utilizados: João Neves, Palminha, Jefferson, Uta e Oliveira.

Treinador: Marco Almeida

Golos: 1-0 Tomás Pereira (18’), 2-0 Pedro Simões (38’, p. b.), 2-1 Pedro Simões (57’) e 3-1 Edgar (88’).