No acerto de um dos dois encontros em atraso na Liga Revelação, o FC Vizela saiu derrotado pela margem mínima na receção ao Torreense, num jogo em que esteve distante daquilo que já fez nesta fase de apuramento de campeão.
Numa manhã de quarta-feira ventosa em Vila Meã, FC Vizela e Torreense proporcionaram um encontro cinzento como o tempo que se fez sentir. Longe do fulgor de outras jornadas, o conjunto de Simón Lamas raramente esteve confortável com o jogo. Disputados num ritmo abaixo do esperado, os instantes iniciais não trouxeram emoção nem oportunidades dignas de registo. A lesão prematura de António Infante – o jogador foi substituído aos 14 minutos com fortes queixas no joelho esquerdo – motivou uma paragem de alguns minutos, seguida de outra em que Chadai também necessitou de assistência. Como tal, o primeiro remate no jogo aconteceu aos 17 minutos e foi David Costa quem criou algum perigo por parte do Torreense. A resposta do FC Vizela chegou aos 21 minutos com uma perdida flagrante de Francisco Brandão, que não aproveitou o brinde de Guilherme Queda. Por volta da meia hora de jogo dava-se o período de maior atrevimento dos vizelenses junto da área contrária. Pedro Ramos atirou ao lado e, mais tarde, aos 35 minutos, o mesmo jogador foi precipitado no remate, após nova oferta da defensiva do Torreense. Por esta altura, ninguém esperaria o golo do Torreense, que viria a tornar-se decisivo no desfecho do jogo. Aconteceu aos 39 minutos, numa perda de bola de Rodrigo Carvalho em zona proibida a possibilitar a David Kaiki a hipótese de rematar sem hipóteses de defesa para Kacper Bieszczad. Este golo não só foi um golpe como deixou o FC Vizela muito intranquilo a ponto de o Torreense ficar mais perto do segundo, como foi exemplo o remate de Tiago Augusto sobre a barra, praticamente sobre o intervalo.
No recomeço, Simón Lamas operou a segunda alteração, deixando Rodrigo Carvalho nos balneários por troca com Renato Valente. O primeiro remate até pertenceu ao FC Vizela, por Messias, com a bola a sair ligeiramente por cima, contudo, o Torreense procurou neutralizar os movimentos dos vizelenses mais criativos, como Joy ou Pedro Ramos, mobilizando muitos homens para a sua marcação. Aos 52 minutos, Kacper Bieszczad protagonizou enorme defesa a evitar o golo a Talles Wander. Mais tarde, aos 66 minutos, Vasco Sousa quase fez o segundo para o Torreense, numa fase que antecipava novas mexidas de Simón Lamas – entradas de Diogo Martins e Khairin Nadim – na tentativa de reverter o rumo do jogo. Numa primeira instância, tais alterações pareceram espevitar o futebol dos vizelenses. Pedro Ramos obrigou Silas Bjerre a defesa apertada, entre algumas aproximações com maior vigor. Contudo, aos 76 minutos, Chadai acabou expulso por acumulação de amarelos e a tarefa do FC Vizela ficou mais difícil. Os vizelenses não tiveram a clarividência necessária para poderem criar mossa na área dos forasteiros. Em sentido contrário, com mais um, o Torreense criou algumas situações de embaraço – chegou mesmo a marcar, mas o golo acabaria invalidado por posição irregular -, destacando-se um lance em que David Kaiki não encostou para a baliza deserta aos 84 minutos. A melhor ocasião para o FC Vizela no segundo tempo acabaria por surgir em tempo de compensação, mas Sylvestre Costa atirou o esférico por cima.
FICHA TÉCNICA
FC Vizela 0-1 SCU Torreense
Local: Estádio Municipal de Vila Meã
Árbitro: Diogo Araújo (AF Porto)
Assistentes: João Nogueira / Luís Meira
FC Vizela: Kacper Bieszczad; Chadai, Miguel Cruz, Sylvestre Costa e António Infante (Quintino Candundu, 14’); Rodrigo Carvalho (Renato Valente, 45’) e Messias (Diogo Martins, 72’); Pedro Ramos, Martim Boloto (C) e Joy (Khairin Nadim, 72’); Francisco Brandão (Tomás Pereira, 85’).
Suplentes não utilizados: Pedro Dinis, Diogo Reis, Hugo Girardin, Hugo Oliveira, Gonçalo Malheiro e Dani.
Treinador: Simón Lamas
SCU Torreense: Silas Bjerre; Guilherme Queda, Brian Agbor, Bernardo Antunes e Vasco Sousa (Rodrigo Guerreiro, 78’); André Simões, Tiago Augusto (C) e David Costa (Tomás Marques, 86’); David Kaiki, Talles Wander (Arielson, 78’) e Danilo Ferreira.
Suplentes não utilizados: Eduardo Esteves, Gonçalo Monteiro, Pedro Prado, Daniel Ramos, Gonçalo Cascalheira e Mateus Levi.
Treinador: Luís Tralhão
Golo: David Kaiki (39’).
Cartões Amarelos: Bernardo Antunes (6’), Brian Agbor (53’), Chadai (61’ e 76’) e Talles Wander (70’).
Cartão Vermelho: Chadai (76’).