Sub-17 estão nas meias-finais da Taça da AF Braga

Em plena terça-feira de Carnaval, o FC Vizela derrotou o CCR Infias por 3-2 na casa do adversário e está nas meias-finais da prova pelo quarto ano consecutivo. Os vizelenses viraram um cenário de desvantagem para uma vantagem de dois golos, desperdiçaram a goleada na segunda parte e depois depararam-se com algumas contrariedades.

Um jogo de Taça tem sempre características diferentes de um jogo de campeonato, ainda mais quando se trata de um dérbi. A entrada do FC Vizela em campo não foi a ideal. Aos 14 minutos, num lance que deixou algumas dúvidas, o CCR Infias adiantou-se no marcador através de uma grande penalidade. Este golo serviu para “despertar” a equipa vizelense, que reagiu e alcançou a igualdade, aos 30 minutos, por intermédio de Maks, que converteu com frieza um penálti, num lance que resultou ainda na expulsão de um jogador contrário. Pouco depois, aos 36 minutos, Tiago Monteiro marcou na sequência de um canto, permitindo ao FC Vizela operar a reviravolta e chegar ao intervalo em vantagem por duas bolas a uma.

Na segunda parte, o conjunto de Simão Barros entrou com o objetivo claro de sentenciar a partida, tendo criado várias oportunidades para elevar a contagem. Contudo, faltou a clarividência necessária para isso, apesar das muitas situações criadas junto da baliza dos da casa. Até que, ao minuto 68, finalmente o marcador funcionou. Maks finalizou um cruzamento de Jeison, bisou no encontro e colocando o FC Vizela a vencer por 3-1. Depois do golo, as oportunidades continuaram a surgir, com Cunha ainda a acertar na trave. No entanto, a falta de eficácia trouxe algum nervosismo à equipa e, aos 78 minutos, o CCR Infias reduziu a diferença (2-3), na sequência de um livre direto, num lance com alguma sorte à mistura. Castro defendeu o primeiro remate, mas a bola bateu na barra e, ao tocar nele novamente, acabou por entrar.

E se, na primeira parte, Gonçalo teve de abandonar mais cedo as quatro linhas lesionado, o minuto 85 trouxe novo momento infeliz ao FC Vizela, pois Dinis sofreu uma lesão grave e teve de ser transportado para o hospital, deixando os azuis com 10 jogadores em campo, pois já estavam esgotadas todas as substituições. Como um azar nunca vem só, ao quinto minuto do tempo de compensação, Lucas acabou expulso injustamente, num lance em que nada fez, mas o árbitro, na dúvida, decidiu exibir o cartão vermelho por pretensas palavras. Foi um final de jogo difícil para o FC Vizela, que terminou o jogo com nove jogadores e várias adaptações forçadas, como Cadu, um médio, que teve de jogar como central, Cunha, médio-ofensivo, que recuou para o meio-campo defensivo, e Rúben, ponta-de-lança, que acabaria obrigado a atuar no meio-campo. Após 12 minutos de descontos sem justificação aparente, o encontro terminou com a vitória do FC Vizela e a consequente passagem às meias-finais da Taça da AF Braga em Juvenis, onde vai encontrar curiosamente o seu principal concorrente direto no campeonato, o Merelinense.

Foi um jogo de contrariedades, no qual faltou maior clarividência para sentenciar a partida, porém, quando falta alguma inspiração, nada há a dizer da entrega e compromisso. O intervalo entre jogos é curto nesta fase, pelo que a equipa já pensa na receção à AD Fafe, no domingo, dia 9 de março, às 15h00.

FICHA TÉCNICA (Sub-17)

CCR Infias 2-3 FC Vizela

Local: Complexo Desportivo de Infias

Árbitro: Luís Monteiro (AF Braga)

Assistentes: Bruno Leite / Guilherme Barbosa

CCR Infias: Danylo Barandii; Martim Fernandes, Hugo Gonçalves, Rodrigo Leite (Gil Miranda, 59’), José Costa (Pedro Martins, 45’), Pedro Macedo, Gonçalo Monteiro (Gustavo Silva, 79’), Francisco Ferreira, Francisco Pereira (Rodrigo Alves, 79’), Francisco Santos (Victor Alves, 45’) e Gabriel Barros (Miguel Araújo, 59’).

Suplentes não utilizados: Ryan Peixoto, Daniel Rodrigues e Rodrigo Brochado.

Treinador: Cláudio Cunha

FC Vizela: Castro; Sousa, Tiago Monteiro (Dinis, 73’), Medeiros e Alves; Leão (C) (Cadu, 73’) e Gonçalo (Lucas, 26’); Tiago Marques (Jeison, 45’), Luís (Cunha, 54’) e Dani (Vasco, 73’); Maks (Rúben, 73’).

Suplentes não utilizados: Tomás Silva e Manu.

Treinador: Simão Barros

Golos: 1-0 Gonçalo Monteiro (14’, g. p.), 1-1 Maks (30’, g. p.), 1-2 Tiago Monteiro (36’), 1-3 Maks (68’) e 2-3 Francisco Ferreira (78’).

Cartões Amarelos: Gabriel Barros (45’+1’), Victor Alves (45’+10’), Sousa (48’) e Rodrigo Leite (64’).

Cartões Vermelhos: Hugo Gonçalves (29’) e Lucas (90’+5’).