FC Vizela bate Benfica por 3-1, num jogo importante para dar ritmo a alguns jogadores e fazer regressar Sava Petrov, 10 meses depois de se ter lesionado. Rodrigo Ramos, José Sampaio e Francisco Brandão marcaram.
O FC Vizela regressou hoje aos triunfos na Liga Revelação ao bater o SL Benfica por 3-1. O jogo, globalmente equilibrado, foi resolvido no segundo tempo, com golos de Rodrigo Ramos, José Sampaio e Francisco Brandão, que festejaram no Estádio do FC Vizela, hoje a casa dos Sub-23.
Simón Lamas contou, para este jogo, com cinco reforços que chegaram da equipa principal. Mais do fortalecer esta equipa, a decisão prendeu-se com a necessidade de dar minutos a Miguel Morro, Sava Petrov, Marco Tol, Ítalo e Rodrigo Ramos. No caso dos dois primeiros, por se tratarem de dois jogadores que vinham de lesão. Morro não jogava há dois meses, Sava Petrov regressou esta tarde à ação depois de 10 meses afastado por ter sido operado ao ligamento cruzado do joelho. Ambos iniciaram a última fase de recuperação: já aptos, estão agora a recuperar ritmo para poderem ajudar a equipa principal. Tol, Ítalo e Ramos vêm de jogos com poucos minutos e também para eles foi importante ganhar confiança, nomeadamente para os dois mais jovens, também eles em idade Sub-23.
Com tantas alterações na equipa – Renato Valente e Joy foram baixas – o onze de Simón Lamas teve dificuldades em carburar de início. A falta de rotinas notou-se e o Benfica soube aproveitar para assumir o controlo do jogo, ao passo que os vizelenses iam tentando resistir até se organizarem e, serem, depois melhores. Foi um pouco este o cariz da primeira parte, jogada num ritmo mais lento e com poucos momentos claros de golos. Os que houve foram por parte dos encarnados. Primeiro aos 5′, com Gonçalo Moreira, isolado. Miguel Morro fez uma grande intervenção. Aos 34 foi Rodrigo Rêgo, mas Morro voltou a fazer a diferença. E aos 39′ foi Gustavo Ferreira a atirar ao poste, com o guarda-redes espanhol ainda a tocar. Ao longo deste período, o FC Vizela sentia dificuldades no último terço e só conseguia definir bem por Martim Boloto, que também foi o mais rematador deste período, com dois momentos de relativo perigo.
O intervalo trouxe alterações. Não nos onze que subiram ao relvado do Estádio do FC Vizela – hoje a casa dos Sub-23, que habitualmente jogam em Vila Meã, mas essencialmente na atitude mais proativa que veio do balneário. O Benfica até entrou melhor, com mais uma vez Morro a fazer uma boa intervenção, antes de um canto perigoso, mas o Vizela pegou a seguir no jogo, com Boloto sempre ativo, Rodrigo Ramos a crescer, Ítalo a carrilar muito mais jogo à direita e os centrais, Tol e Sampaio, sempre seguros e mais subidos. Foi precisamente numa boa iniciativa de Ítalo, à direita, que nasceu o primeiro golo do jogo. Rodrigo Ramos apareceu na pequena-área, ganhou um ressalto e fez o 1-0. Estavam decorridos 51 minutos. O Benfica reagiu de imediato e emapatou aos 53′ na sequência de um pontapé de canto, mas o jogo não voltaria ao ponto inicial. O Vizela ia ganhando ascendente, reforçou essa dinâmica com a entrada de Messias e estava cada vez mais próximo da baliza rival. Aos 71′, grande jogada de Rodrigo Ramos, fantástica abertura para Brandão, mas este, completamente isolado, viu Alexander Sandahl evitar o 2-1. Rodrigo Ramos era, nesta altura, o mais agitador do jogo e o Vizela beneficiava disso. Foi na sequência de um canto ganho à esquerda que a equipa fez o segundo. Boloto recebeu de Nadim (77′), o singapuriano em estreia, cruzou largo e bem e encontrou Sampaio, que na pequena área acenou positivamente à bola e fez o 2-1. O Benfica não se voltaria a encontrar e 10 minutos depois Brandão volta a isolar-se, agora lançado por Messias, e desta feita não errou. O 3-1 resolvia definitivamente o jogo.
O triunfo do FC Vizela fez a equipa subir ao quinto lugar da fase de apuramento da Liga revelação, com 7 pontos em cinco desafios. O Torreense, líder, tem 13. Já o Benfica é sexto com cinco pontos. A equipa vizelense regressa à ação dia 4 de março, novamente no Estádio do FC Vizela (15 horas), contra o vice-líder Estrela da Amadora.









FICHA TÉCNICA
FC Vizela 3-1 SL Benfica
Local: Estádio do Futebol Clube de Vizela
Árbitro: Tiago Sá (AF Porto)
Árbitros assistentes: Daniel Costa e Vítor Costa
FC Vizela: Miguel Morro, Ítalo Henrique, Marco Tol, José Sampaio, Sylvestre Costa, Rodrigo Carvalho (Messias, 55’), Martim Boloto, Pedro Ramos (Miguel Cruz, 80’), António Infante (Francisco Brandão, 55’), Rodrigo Ramos e Petrov (Khairin Nadim, 70’)
Suplentes não utilizados: Luís Coelho, Gonçalo Malheiro, Diogo Reis, Diogo Martins, Hugo Girardin, Hugo Oliveira e Ricardo Daniel
Treinador: Simón Lamas
SL Benfica: Aleksander Sandahl, Guilherme Peixoto (Duarte Soares, 82’), Rui Silva, Gonçalo Oliveira, Leandro Martins (Vladimir Mendes, 82’), Martim Ferreira, Rodrigo Rêgo (Jelani Trevisan, 70’), Kyanno Silva, Gustavo Ferreira (Peter Edokpolor, 61’), Gonçalo Moreira e Olívio Tomé (Rodrigo Pires, 70’)
Suplentes não utilizados: Arnas Voitinovicius, Micheé Ndembi, Tiago Freitas e Carlos Meotti
Treinador: Vítor Vinha
Golos: 1-0 Rodrigo Ramos (50′); 1-1 Kyanno Silva (53′); 2-1 José Sampaio (78′) e 3-1 Francisco Brandão (88′).
Cartões amarelos: Rodrigo Rêgo (58’), Martim Ferreira (79’), Ítalo Henrique (86’) e Gonçalo Moreira (90’).
Cartões vermelhos: Nada a assinalar.