“Fomos superiores e é uma vitória justa”

Fábio Pereira salientou a justiça do triunfo do FC Vizela sobre o Marítimo, explicou a opção num ataque de maior mobilidade e sublinha o pensamento de ir pensando num jogo de cada vez.

Não obstante o lado benéfico das duas vitórias seguidas no plano anímico dos seus jogadores, o treinador do FC Vizela realça ser importante ir pensando jogo a jogo para, mais tarde, fazer contas. Primeiro na flash, declarações que reproduzimos textualmente abaixo, depois na Conferência de Imprensa (vídeo no fim da notícia), Fábio Pereira considerou justo o triunfo vizelense e prometeu que a equipa continuará a tentar oferecer aos adeptos alma, atitude e vontade de vencer. “No mínimo isso”, vincou.

Análise ao jogo: “Uma primeira parte em que o resultado não traduz aquilo que aconteceu nesses primeiros 45 minutos. Foi injusto irmos em desvantagem para os balneários, mas, em dois erros nossos, o Marítimo foi eficaz. O Marítimo tem grandes jogadores, jogadores que individualmente e a qualquer momento podem fazer a diferença. Sabíamos disso. Errámos duas vezes e pagámos caro por isso. Ao intervalo, retificámos a saída de bola do adversário. Eles surpreenderam ao aparecerem com linha de três e isso causou alguma dificuldade na interpretação do momento de pressão na saída de bola do Marítimo. Corrigimos isso ao intervalo e, a partir daí, só deu FC Vizela. Fomos eficazes em todos os momentos do jogo na segunda parte. Aproveitámos bem a largura do nosso campo e a velocidade dos nossos extremos. Tivemos três, quatro, cinco situações para podermos finalizar. Foi uma vitória justa do FC Vizela. Agora é recuperar bem a equipa e pensar já no próximo jogo com o Académico de Viseu.”

Ataque mais móvel: “O Ramos tem muita capacidade no momento de finalização e para jogar entrelinhas. Aparece muito bem na segunda zona de finalização. Sabendo que íamos ter algum espaço por fora para cruzamentos e envolvimentos entre lateral e médio interior, podíamos chegar lá algumas vezes, chegar com gente com capacidade para poder finalizar e dar ao Morschel algum conforto nos apoios frontais. Ter sempre uma solução no apoio frontal para o Morschel porque ele tem essa capacidade. Aí a estratégia resultou. Não resultou na globalidade pela forma como o Marítimo se apresentou e por nós não conseguirmos pressionar esse momento do jogo na primeira parte, mas penso que é uma vitória justa. Fomos superiores em todos os capítulos.”

Lado anímico das duas vitórias: “O que podemos pensar, pela experiência que já tenho na II Liga, é que é uma Liga muito competitiva. Existem dois campeonatos dentro do mesmo campeonato. A primeira volta é um campeonato e a segunda volta é outro campeonato. Toda a gente vai dar a vida, toda a gente pode ganhar a toda a gente, tudo pode acontecer. Temos de ir pensando um jogo de cada vez. Cada vez mais, o discurso vai-se repetindo por todos os treinadores e acho que é mesmo a verdade. Pensar agora no jogo com o Académico de Viseu, chegar lá e tentar ganhar novamente. É para isso que vamos trabalhar muito na próxima semana e ir tentando gerir os momentos difíceis que poderão acontecer na segunda volta, mas, acima de tudo, tentar fazer com que a equipa evolua, cresça, dê bons espetáculos e deixe os nossos adeptos satisfeitos.”

Confira no vídeo as declarações completas de Fábio Pereira na conferência pós-jogo.