FC Vizela regressa aos triunfos (2-1), num jogo em que foi quase sempre melhor do que o FC Porto B, mas onde a felicidade definitiva demorou a chegar. Golo de Rodrigo Ramos fechou o jogo. Damien Loppy em destaque na estreia de Fábio Pereira no banco de suplentes.
A estreia do treinador Fábio Pereira não podia ter corrido melhor. O FC Vizela voltou aos triunfos, oito jogos depois, sem ter deixado de sofrer, mas sabendo merecer a explosão definitiva de alegria, que chegou ao minuto 86, depois de Rodrigo Ramos concretizar um cruzamento de Damien Loppy, que já tinha estado em destaque no primeiro golo do jogo. Os vizelenses não mereciam ter sofrido tanto e desperdiçaram ocasiões claras, especialmente na primeira parte, que deveriam bastar para resolver o jogo mais cedo. O FC Porto B tentou chegar-se à baliza de Ruly, mas a verdade é que foi sempre uma equipa mais retraída e dominada pela equipa da casa.
A toada do jogo começou a escrever-se muito cedo, porque o comando do jogo foi desde o começo assumido pelo FC Vizela, especialmente porque, aos 4 minutos, com alguma dose de felicidade à mistura, a equipa saiu a ganhar. Damien Loppy recebe bem na esquerda, cruza para a área a Gonçalo Ribeiro acaba por fazer autogolo. Seguiu-se um período de domínio esmagador. Prosper Obah, aos 21 minutos, desenha uma boa jogada individual, mas o remate sai ligeiramente por cima. Pouco depois, de fora da área, Lebedenko dispara forte e causa dificuldades a Gonçalo Ribeiro. Aos 34 minutos, dupla ocasião flagrante. Tudo começa num bom remate de Diogo Nascimento, defendido com dificuldades. Milovanovic, na recarga, bate para nova defesa com a bola ainda a bater no ferro. Na sequência do canto, a bola volta a chegar ao avançado sérvio, que armou uma bicicleta perfeita, novamente aos ferros. A primeira parte foi toda assim. Só aos 44 minutos o FC Porto B deu sinal de vida, mas Gonçalo Sousa estava em fora-de-jogo. Ainda assim, Ruly defendeu.
No regresso do balneário, pouco mudou. A pressão alta e forte do primeiro tempo manteve-se, a atitude também, e as oportunidades lá chegavam, embora em menor número. A dos minuto 52, porém, é flagrante. Damien Loppy entra na área, cruza rasteiro, mas a bola atravessa a pequena área sem que Morschel chegue para empurrar. O FC Porto B cresceu a partir dos 60 minutos, também pela natural quebra física do FC Vizela. Mas nada fez para justificar o empate, que chegou por Luís Gomes, na sequência de uma bola parada. A moral que daí adveio permitiu mais uma ocasião, por Anha Candé, que se esgueirou, desviou de Ruly, mas atirou ao poste. Refeito do susto, e já com algumas alterações operadas por Fábio Pereira, os vizelenses reentraram naquilo que era o seu jogo e voltaram a aproximar-se da baliza adversária. Paulatinamente, tornavam-se mais perigosos e na reta final do encontro lançaram-se de vez na procura de novo golo, que chegaria aos 86 minutos por Rodrigo Ramos, a responder a cruzamento de Damien Loppy. A explosão de alegria era, de todo, justa. Mas não travou a concentração necessária para conseguir controlar os minutos finais e, finalmente, respirar fundo e festejar o regresso às vitórias.
FICHA TÉCNICA
FC Vizela 2-1 FC Porto B
Local: Estádio do FC Vizela (1.285 espectadores)
Árbitro: Marcos Brazão (AF Algarve)
Assistentes: Alexandre Ferreira e Filipe Gomes
4º Árbitro: Hugo Coimbra (AF Lisboa)
Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Anzhony Rodrigues (AF Madeira) / Bruno Jesus
FC Vizela: Ruly; Ítalo, Anthony Correia (C), Rhyner e Lebedenko; Yannick Semedo, Diogo Nascimento e Morschel (Bastunov, 64’); Damien Loppy, Prosper Obah (Rodrigo Ramos, 84’) e Milovanovic (Thio Ntolla, 72’).
Suplente não utilizados: Ruberto, Jota, Marco Tol, João Reis, Busnic e Pedro Ramos.
Treinador: Fábio Pereira
FC Porto B: Gonçalo Ribeiro, Dinis Rodrigues, António Ribeiro, Luís Gomes (Kaio Henrique, 72′) e André Lopes (Abraham Marcus, 57’); Rodrigo Fernandes, Castro (C) (João Teixeira, 57’) e Domingos Andrade; Gonçalo Sousa (Anha Candé, 57’), Ángel Alarcón, Tiago Andrade (André Oliveira, 72′)
Suplentes não utilizados: Diogo Fernandes, Eric Pimentel, Brayan Caicedo e Gil Martins.
Treinador: João Brandão
Golos: 1-0 Gonçalo Ribeiro (4’, p. b.), 1-1 Luís Gomes (63’) e 2-1 Rodrigo Ramos (86’).
Cartões Amarelos: Tiago Andrade (68’), António Ribeiro (83’) e Domingos Andrade (90’+6’).
“Muito feliz por poder ajudar a equipa, mas queremos mais no futuro”
Damien Loppy (Jogador do FC Vizela e Homem do Jogo)
“Penso que o resultado peca por escasso. É uma vitória merecida por todos, porque já antes de mim se trabalhava para ganhar, mas especialmente pelos adeptos, que nos ajudaram bastante. São exigentes, mas quem está num clube grande tem de saber lidar com isso”
Fábio Pereira (Treinador do FC Vizela)