FC Vizela bate (3-1) o SC Braga e está apurado para discutir o título da Liga Revelação. Jogo com bons momentos dos Sub-23 e um golaço de Alvarado. Renato Valente e Gonçalo Malheiro fizeram os outros dois num desafio em que os novos líderes da Zona Norte estiveram sempre por cima.
O FC Vizela já está na Fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação. Os Sub-23 vizelenses “só” precisavam de somar um ponto na penúltima jornada da primeira volta, mas carimbaram o sucesso com um triunfo (3-1) sobre o SC Braga que permitiu, também, subir à liderança da competição, por troca com o FC Famalicão, que empatou. Na última jornada, o FC Vizela desloca-se a Viseu para tentar segurar a liderança, embora o primeiro lugar de nada valha nesta fase, além do prestígio que reforça. No que mais importa, o Top-4 que se apura para a fase final, tudo está já definido: além de Vizela, também FC Famalicão, SCU Torreense e Gil Vicente FC seguem em frente.
O jogo desta tarde começou morno, talvez porque o FC Vizela jogava com o resultado a seu favor e o SC Braga parecia mais apostado em pedir a subida da linha defensiva vizelense para jogar longo. Nem uma coisa nem outra aconteceu, pelo que o Vizela, tranquilamente, acabou por assumir o controlo do jogo e foi quem mais depressa se chegou à frente, quase sempre por Renato Valente. Primeiro aos 2′, depois aos 18′, em dois remates com relativo perigo, antes de finalmente acertar com a baliza e as redes. Estavam decorridos 24 minutos o atacante vizelense aproveitou uma bola que sobrou após remate de Martim Boloto. Estava na frente o FC Vizela, resultado que oferecia ainda mais margem para controlar e gerir a vantagem, no jogo e na classificação. Até ao final da primeira parte o SC Braga melhorou bastante e passou a chegar ao último terço com critério e qualidade, mas falhava consecutivamente na definição do último momento. Thiago Pereira só teve de aparecer na segunda parte. Na primeira até podia ter assistido ao 2-0 em duas ocasiões, ambas pelo estreante a titular Fábio Freitas. Primeiro num remate cruzado ao lado, depois com um cabeceamento fraco à figura, o extremo mostrava-se nessa fase do jogo.
No recomeço apareceu finalmente o guarda-redes do FC Vizela e em grande estilo. A defesa que faz (50′), com uma sapatada plena de reflexos e instintos, face a um cabeceamento de um adversário completamente isolado na pequena área, é espantosa. E aos 65′ voltou a aparecer em grande estilo, mas no chão, frente a um bracarense isolado. Nessa altura, já Alvarado se destacava a puxar o FC Vizela para a frente. Aos 52′ falhou o 2-0 depois de uma magnífica jogada coletiva. Aos 56′ bateu bem fora da área, para boa defesa de Tai Znuderl. Pelo meio, Sylvestre assustou de livre direto. O jogo estava mais partido e os espaços abriam-se naturalmente. O SC Braga acreditava poder empatar, o Vizela via nessa mudança a oportunidade certa para matar o jogo. E assim foi, aos 80′, por Alvarado, que pega na bola, progride, puxa para dentro e marca um golo de bandeira. Soltavam-se os festejos: 2-0 aos 80′ não deixavam grande margem para dúvidas, especialmente a quem bastava empatar. E nem o golo aos 84′, de penálti, do SC Braga mudou o paradigma e alterou a segurança do Vizela, que ainda teve tempo de fechar a festa em grande estilo, com golo mesmo a fechar de Gonçalo Malheiro, a empurrar um cruzamento de Diogo Martins, recém-entrado, bem lançado num contra-ataque guiado por Joy.
FICHA TÉCNICA
FC Vizela 3-1 SC Braga
Local: Estádio Municipal de Vila Meã
Árbitro: Rui Moreira (AF Aveiro)
Árbitros assistentes:
FC Vizela: Thiago Pereira; Chadai, José Sampaio (António Infante, 60’), Quintino, Sylvestre Costa; Messias (Diogo Martins, 90’), Martim Boloto; Fábio Freitas (Rodrigo Carvalho, 60’), Alejandro Alvarado (Hugo Girardin, 90’), Joy; Renato Valente (Gonçalo Malheiro, 69’)
Suplentes não utilizados: Pedro Dinis, Diogo Reis, Miguel Constantinescu, Hugo Oliveira e Francisco Brandão
Treinador: Ronald Molina
SC Braga: Tai Znuderl; Tomás Marques, Emanuele Granziera, Fodé Pascoal (João Salvador, 70’), Samba Diatara (Luís Fernandes, 83’); Afonso Duarte (Frederico Silva, 70’), Guilherme Barbosa, Dinis Gama, Paulo Sousa (Francisco França, 66’); João Costa (Nuno Patrício, 66’), Dinis Rodrigues
Suplente não utilizados: Renato Amorim, Nuno Correia, Daniel Santos, Ivo Lopes, Eduardo Santos, Rodrigo Abreu e Ali Aruna
Treinador: Wender Said
Golos: 1-0 Renato Valente (24’), 2-0 Alejandro Alvarado (80’), 2-1 Francisco França (84’ g.p.), 3-1 Gonçalo Malheiro (90’)
Cartões amarelos: Joy (67′), Gonçalo Malheiro (90+5′); Fodé Pascoal (25’), Emanuele Granziera (84’), Francisco França (90+4′)
Cartões vermelhos: Nada a assinalar.