Sub-19 vencem e alargam vantagem

Na receção ao GD Prado, o FC Vizela venceu por 3-1 uma partida disputada com toda a intensidade. Tomás Pereira bisou, Rodrigo Sebastião assinou o terceiro e os forasteiros reduziram de penálti. Os vizelenses alargaram a sua vantagem pontual sobre os rivais diretos que empataram entre si.

Numa tarde fria e ventosa, o público que acorreu ao Municipal de Santo Adrião saiu certamente satisfeito, pois assistiu a uma partida muito rasgadinha com FC Vizela e GD Prado a disputarem cada lance com a máxima entrega e intensidade. O conjunto de Marcos Bastidas deu um recital de como marcar nos momentos certos, na medida em que os golos por Tomás Pereira, apontados na primeira jogada do encontro e no regresso dos balneários para o segundo tempo, foram um passo de gigante para a conquista dos três pontos. Como referimos, o jogo começou praticamente com o 1-0. Guilherme Santos respondeu a um cruzamento ao segundo poste e, na recarga, Tomás Pereira proporcionou as primeiras celebrações aos azuis. Estava dado o mote, mas o GD Prado não se deixou intimidar, procurou dividir o jogo e não deixou de espreitar o contragolpe, em particular numa transição rápida aos 20 minutos, bem resolvida pelo guarda-redes Leandro. Os vizelenses também procuraram o segundo, num cabeceamento de Xavier Cavaco e num remate de Tomás Pereira ligeiramente por cima. Aos 37 minutos, no seguimento de um livre lateral, o FC Vizela chegou a introduzir o esférico na baliza, por Dani, mas o lance já acabaria invalidado por posição irregular de Xavier Cavaco. Em cima do intervalo, o GD Prado ameaçou num cruzamento-remate de Flávio, que o atento Leandro desviou sobre o travessão.

No reatamento, espécie de fotocópia da primeira parte. Entrada vigorosa do FC Vizela a render os frutos desejados. Ao segundo minuto do recomeço, Tomás Pereira, solicitado em profundidade, com um toque subtil, tirou o esférico do alcance de Luís, bisando no desafio. Os vizelenses ficaram perto de elevar a contagem aos 55 minutos. Cruzamento açucarado de Zé Afonso, remate de Xavier Cavaco em plena área para enorme defesa do guardião forasteiro. Tomás Pereira ainda surgiu para a recarga, mas a bola saiu por cima da barra. O 2-0 não dava conforto ao FC Vizela, até porque o GD Prado mantinha os azuis ligados à corrente e não dava espaço para qualquer adormecimento. Foi por esse motivo que Rodrigo Sebastião, lançado para a segunda parte, usou a sua arma preferencial, a velocidade, para fugir pela direita e rematar cruzado para o 3-0, aos 69 minutos de jogo. Sousa ainda teve uma grande oportunidade para sentenciar em definitivo o encontro, mas uma grande penalidade a castigar derrube de Leandro sobre um atacante contrário possibilitou a redução da diferença e obrigou o FC Vizela a fechar qualquer ensejo a um GD Prado que parecia rejuvenescer a cada lance. Nos descontos, Maks teve uma perdida incrível e ainda houve tempo para o regresso de Cruz, após paragem prolongada devido a lesão.

Os três pontos, bastante valorizados pela postura do adversário, assentam muito bem a um FC Vizela que ganhou em dois campos nesta jornada 12 da II Divisão. É que AVS e Moreirense empataram entre si e os vizelenses passam a dispor de quatro e nove pontos sobre o segundo e terceiro classificados, respetivamente. Segue-se uma deslocação a Ponte de Lima.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 3-1 GD Prado

Local: Campo Municipal de Santo Adrião

Árbitro: João Silva (AF Madeira)

Assistentes: Tiago Fernandes e Tony Mendonça

FC Vizela: Leandro; Sousa, Edgar, João Silva (C) e Dani; Xavier Cavaco, Guilherme Santos (Cruz, 90’) e Davi Silva (Gustavo Lopes, 64’); Zé Afonso (Francisco, 64’), Tomás Pereira (Maks, 80’) e Ricardo Alves (Rodrigo Sebastião, 45’).

Suplentes não utilizados: Pedro Lopes, Alex, Tomás Domingues e Jota.

Treinador: Marcos Bastidas

GD Prado: Luís; Diogo Barbosa (C) (Tiago Batista, 75’), Mendonça, Rodrigo Oliveira e Cação; Tiago Abreu, Afonso Costa (Rui, 45’) e Tomás Costa (Gaspar Sousa, 60’); Diogo Coelho (Gabriel Monteiro, 75’), Flávio (Rafael Correia, 45’) e Enzo Paz.

Suplentes não utilizados: Gonçalo, Christiano Barbosa, Rodrigo Oliveira e André Carvalho.

Treinador: Ricardo Costa

Golos: 1-0 Tomás Pereira (1’), 2-0 Tomás Pereira (47’), 3-0 Rodrigo Sebastião (69’) e 3-1 Rui (86’, g. p.).

Cartões Amarelos: Diogo Barbosa (30’), Diogo Coelho (48’), Rafael Correia (68’), Leandro (85’), Gabriel Monteiro (89’) e Gustavo Lopes (90’+5’).