Os Sub-19 do FC Vizela prosseguem firmes na sua caminhada rumo ao apuramento para a fase de subida e voltaram a golear (5-0 ao Marinhas), fechando uma primeira volta sem derrotas.
Os vizelenses foram sempre superiores ao Marinhas e os cinco golos elevaram ainda mais o pecúlio do ataque mais concretizador da Série A e o segundo melhor de toda a prova. No Municipal de Santo Adrião, a tarde solarenga atraiu muitos adeptos que vão acompanhando a excelente participação do FC Vizela na II Divisão Nacional de Juniores. No encontro que marcou o fecho da primeira volta desta primeira fase, os vizelenses não deram qualquer hipótese ao Marinhas e venceram com tons de goleada. Cinco bolas sem resposta foi o resultado de um jogo que teve sempre maior domínio por parte do FC Vizela e os golos, dois na primeira parte, três na segunda, deram expressão a essa superioridade evidente. Nos instantes iniciais, o conjunto de Marcos Bastidas foi-se instalando no meio-campo do adversário e criou a primeira grande situação aos 9 minutos. Cruzamento bem medido de Sousa para o remate de Ricardo Alves às malhas laterais. Pouco depois, aos 19 minutos, Tomás Pereira acabou carregado em falta dentro da área e o árbitro assinalou prontamente o castigo máximo. Na transformação do penálti, Xavier Cavaco enganou o guarda-redes forasteiro e inaugurou o marcador. Praticamente de rajada, numa nova investida do ataque vizelense, Xavier Cavaco surgiu em grande plano na área, a tirar um contrário do seu caminho antes de bisar na contenda. Vantagem que começava a ser confortável para um FC Vizela que ainda dispôs de mais dois bons lances para elevar a contagem, ambos por Tomás Pereira, protagonista de dois remates que saíram a escassos centímetros da baliza. Dado negativo apenas para a lesão de Luís Magalhães, que, aos 30 minutos, motivou a primeira alteração, tendo sido lançado Davi Silva para a ponta final do primeiro tempo.
No recomeço, o FC Vizela surgiu ainda mais ofensivo, apesar da tripla alteração do Marinhas, que visava alguma reação à desvantagem. Em escassos minutos, Xavier Cavaco esteve perto do hat-trick com um belo remate em arco, Davi Silva atirou com perigo, Tomás Pereira rematou ligeiramente por cima e, por fim, Zé Afonso causou frisson com o seu pé esquerdo. Sinais que prenunciaram o 3-0, alcançado na sequência de um canto em que João Silva cabeceou de forma certeira. O Marinhas esboçou então alguma coisa em termos ofensivos, mas o melhor que conseguiu foi um cabeceamento perigoso de Coutada por cima. Aos 75 minutos, Tomás Pereira tentou marcar de bicicleta, antes de dar o seu lugar a Maks, atacante ucraniano ainda juvenil que foi a tempo de deixar o seu carimbo no jogo. Aos 86 minutos, assinou o 4-0 e esteve envolvido na jogada que selou o resultado com um golo de Guilherme Santos.
O FC Vizela termina a primeira volta isolado no topo com 23 pontos somados em 27 possíveis, mas lida com a concorrência permanente do vizinho Moreirense (próximo adversário), também invicto na prova, e do AFS que está no último lugar do pódio, a sete pontos de distância.
FICHA TÉCNICA
FC Vizela 5-0 FC Marinhas
Local: Campo Municipal de Santo Adrião
Árbitro: José Santos (AF Porto)
Assistentes: Ovidiu Vasilca e Gonçalo Santos
FC Vizela: Leandro; Sousa, Edgar, João Silva (C) e Dani (Francisco Silva, 69’); Luís Magalhães (Davi Silva, 30’), Xavier Cavaco e Guilherme Santos; Zé Afonso (Rodrigo Sebastião, 69’), Tomás Pereira (Maks, 77’) e Ricardo Alves.
Suplentes não utilizados: Pedro Lopes, Gustavo Lopes e Jota.
Treinador: Marcos Bastidas
FC Marinhas: Moura; Vieira, Xavi (Paulo, 45’), Felgas e Edu (Oliveira, 71’); Simão, Lavarinhas (Rosmaninho, 45’) e Bouçós; Licas, Coutada (Alves, 71’) e Lucas (Rodrigo Filipe, 45’).
Suplentes não utilizados: Luso, Joni, Couto e Modric.
Treinador: Filipe Queirós
Golos: 1-0 Xavier Cavaco (19’, g. p.), 2-0 Xavier Cavaco (22’), 3-0 João Silva (75’), 4-0 Maks (85’) e 5-0 Guilherme Santos (90’).
Cartões Amarelos: Rodrigo Filipe (59’), Licas (67’) e Maks (79’).