Dominar sem marcar

Sub-19 viram marcha triunfal interrompida pelo Varzim, apesar de terem sido a melhor equipa durante todo o jogo. O empate mantém, porém, a equipa invencível.

Contrariando a lógica das últimas cinco jornadas, a equipa de Sub-19 do FC Vizela não conseguiu, este sábado, engatar o sexto triunfo consecutivo. O Varzim SC foi um duro opositor e uma equipa bem organizada defensivamente e foi travando as sucessivas investidas do FC Vizela, que dominou todo o jogo, teve as melhores ocasiões, mas nunca encontrou o caminho do golo. O nulo final não reflete a toada da partida nem traduz justiça, mas acaba por ser mais um ponto numa caminhada ainda invicta dos vizelenses: cinco triunfos e dois empates, liderança na Série A da II Divisão Nacional e cinco pontos de avanço sobre a linha que separa quem vai discutir o título e quem vai lutar pela permanência no escalão.

O FC Vizela foi melhor praticamente desde o primeiro minuto e assumiu o comando do jogo, instalando-se no meio-campo adversário enquanto procurava encontrar espaços para ferir o Varzim. Com linhas baixas e bem compactas, o adversário soube tapar os caminhos da baliza, pelo que o FC Vizela, esmagador na posse de bola, sentia dificuldades em chegar à baliza adversária. Durante o primeiro tempo, um cabeceamento isolado de Ricardo Alves, após excelente cruzamento de Sousa, um remate atrás do meio-campo que quase deu um chapéu incrível e uma bola a que Tomás Pereira chega atrasado para emendar, foram as exceções.

Com mais agilidade e imprevisibilidade na segunda parte, o FC Vizela foi mais perigoso. Especialmente a abrir. Nos primeiros 8 minutos do período, Guilherme Santos, Tomás Pereira e Ricardo Alves tiveram ensejos para marcar. O último foi mesmo tirado por um adversário praticamente em cima da linha de golo. O Vizela carregava e, nessa fase, o Varzim defendia-se como podia. A sensação era de massacre nessa fase, mas desvaneceu-se a seguir, pese embora o domínio nunca tenha mudado de lado. Porém, o varzim recuperou a solidez defensiva e a equipa da casa voltou à primeira forma, a tentar circular para encontrar espaços e a ter, aqui e ali, alguns lances mais perigosos. A queda física da única equipa que assumiu o jogo fazia-se notar, mas a tripla substituição de Marcos Bastidas aos 77′ devolveu alguma frescura e embalou a equipa para o forcing final. O golo esteve mesmo para aparecer já em tempo extra e a dobrar. Aos 90+1′, Dani viu uma bola que se encaminhava para golo ser salva no limite. E aos 90+8′, último instante do jogo, Gustavo Lopes rematou à meia volta para uma defesa extraordinária do guarda-redes visitante, que segurou o ponto para o Varzim.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 0-0 Varzim SC

Local: Campo Municipal de Santo Adrião

Árbitro: Gonçalo Cancela (AF Coimbra)

Assistentes: Pedro Caeiro, Diogo Torres

FC Vizela: Pedro Lopes; Gonçalo Sousa, Edgar, João Silva (C), Ricardo Daniel; Xavier Cavaco (C), Guilherme Santos (Luís Magalhães, 77′) e Davi Silva (Rodrigo Sebastião, 63)’; Zé Afonso (Pedro Carvalho, 77′), Tomás Pereira e Ricardo Alves (Gustavo Lopes, 77′)

Suplentes não utilizados: Leandro Ribeiro, João Lopes, Francisco Silva e Maksym Lysenko.

Treinador: Marcos Bastidas

Varzim SC: Afonso Souto; Gonçalo Torres, Manuel Vila Cova, Eduardo Ribeiro, Dinis Eusébio (Pedro Bento, 75′); Tito Faria (Miguel Ferreira, 75′), Gonçalo Rego, Wilson Anjos (João Correia, 80′); Afonso Guimarães, Daniel Guia e Gonçalo Melo (Pedro Ferreira, 59′)

Suplentes não utilizados: Nuno Pinheiro, João Ferreira, João Matos, João Campos, João Dourado e Afonso Salgueiro

Treinador: André Marques

Golos: Nada a assinalar

Cartões Amarelos: Guilherme Santos (70′), Xavier Cavaco (76′), Gustavo Lopes (89′); Afonso Guimarães (27′), Gonçalo Rego (50′), Daniel Guia (90′), Pedro Bento (90+5′)

Cartões Vermelhos: Nada a assinalar