Uma sina que teima em ser mais forte

FC Vizela derrotado (1-0) em casa pelo GD Chaves num jogo que dominou quase totalmente, mas no qual voltou a acontecer um pouco de tudo, do desperdício às lesões de Petrov e Busnic. Situação complicou-se.

Faltam agora cinco jornadas para o fim da I Liga 2023/24 e a tarefa do FC Vizela é cada vez mais complicada. A derrota de hoje contra o GD Chaves foi um golpe muito duro no estômago de uma equipa que, globalmente, foi mais forte e que merecia mais do que conseguiu. Mais uma vez, uma série de acontecimentos – alguns incontroláveis – foram subtraindo possibilidades à equipa. No final, a sina dos últimos jogos voltou a cumprir-se. O FC Vizela perdeu 1-0 diante de 3 mil adeptos e desceu ao último lugar da classificação.

Consciente da necessidade de vencer, a equipa vizelense entrou enérgica e com atitude. Rapidamente assumiu a bola como exclusivamente sua e começou o ataque à baliza de Hugo Souza. Petrov foi o mais ameaçador. Aos 5′, um remate espontâneo do sérvio foi desviado pelo guarda-redes flaviense. Na sequência do canto, Essende falha o desvio ao segundo poste. E pouco depois, um cruzamento de Matheus também merecia um desvio mais afirmativo. O GD Chaves chegou à baliza do FC Vizela com perigo pela primeira vez aos 13′. E que perigo! Hector González, de cabeça, desviou a rasar o poste de Ruberto. Petrov voltou a estar perto do golo num remate de longe, mas Hugo Souza voltou a salvar. E os lances sucediam-se, essencialmente de pontapé de canto, mas também de meia-distância e em ataques organizados. O contra-ataque que acabaria por selar o triunfo do GD Chaves, aos 29′, foi a segunda vez que os flavienses conseguiram sair a jogar. E o golo – remate de Kelechi de longe – só o foi porque uma bola, que ia sair bem longe, tocou em Jota e traiu Ruberto.

O jogo mudara. A reação do FC Vizela foi rápida e incisiva. E foi Petrov quem voltou a ter um lance flagrante. Com Hugo Souza batido, a bola desvia no colega Matheus e sai pela linha de fundo. Os flavienses espreitavam, nessa altura, o contra-ataque. Não tivesse João Correia sido egoísta e os transmontanos matariam o jogo ainda na primeira parte. Em dois lances de 2×1, o lateral feito extremo preferiu a jogada individual do que tocar ao lado. E, em ambos os casos, a bola se perdeu. E já no período de descontos, Hector, de cabeça, voltou a atirar a rasar o poste. Nessa altura, já o FC Vizela tinha perdido Busnic, por lesão no joelho. E no último lance da primeira parte perdeu Petrov, que saiu muito queixoso, de maca, com suspeitas de lesão grave.

Ao FC Vizela tudo corria mal. E só não correu logo pior no recomeço porque Ruberto evitou, no mano a mano, mais uma ocasião de João Correia. Depois, o jogo seguiu no trâmite da primeira parte, com uma diferença: o GD Chaves cada vez mais baixo e cada vez a perder mais tempo com lesões atrás de lesões, foi cortando metros e ritmo ao FC Vizela, dificultando imenso que a equipa da casa criasse ocasiões flagrantes. O cabeceamento de Samu (cruzamento de Tomás Silva) aos 74′ é uma das exceções. De resto, a equipa tentou sempre de várias formas, nomeadamente com recurso ao cruzamento e ao coração, de bola corrida ou parada. O golo do empate, esse, nunca surgiria.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 0-1 GD Chaves

Local: Estádio do Futebol Clube de Vizela (2.895 espectadores)

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga)

Assistentes: Bruno Jesus / Luciano Maia

4º Árbitro: Rui Lima (AF Viana do Castelo)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: João Gonçalves (AF Porto) / Ângelo Carneiro

FC Vizela (3x4x3): Ruberto; Jota, Anderson e Lebedenko (Jason Lokilo, 62’); Tomás Silva, Busnic (Diogo Nascimento, 30’), Samu (C) e Matheus Pereira; Essende, Petrov (Domingos Quina, 45’) e Alberto Soro (Ba-Sy, 72’).

Suplentes não utilizados: Buntic, Hugo Oliveira, Alex Méndez, Rodrigo Escoval e Pedro Ortiz.

Treinador: Rubén de la Barrera

GD Chaves (3x5x2): Hugo Souza; Ygor Nogueira, Vasco Fernandes e Júnior Pius; Carraça, Kelechi (Hélder Morim, 78’), Raphael Guzzo (Pedro Pinho, 89’), Dário Essugo e Rúben Ribeiro (Jô Batista, 89’); Hector Hernández (Paulo Victor, 78’) e João Correia (C) (Leandro Sanca, 75’).

Suplentes não utilizados: Rodrigo, Habib Sylla, Cafu Phete e Benny.

Treinador: Luís Morgado

Golo: 0-1 Jota (29’, p. b.).

Cartões Amarelos: Domingos Quina (59’), Raphael Guzzo (59’), Lebedenko (61’), Jota (69’) e Hélder Morim (90’+4’).

“Queríamos muito vencer, demos tudo. Não é por esta derrota que fica mais difícil, fica mais difícil a cada derrota. Vamos lutar por todos os pontos em disputa e depois fazer as contas”

Samu (Jogador do FC Vizela)

“A realidade é que, na primeira parte, o normal seria estar a ganhar 3-0. O desalento no final é fruto da condição humana. Ninguém atirou a toalha ao chão”

Rubén de la Barrera (Treinador do FC Vizela)