Do sonho à realidade

A missão do FC Vizela antevia-se complicada, mas a vantagem ao intervalo, fruto de um autogolo de Pepe, permitiu sonhar. Contudo, a expulsão de Matías Lacava, que regressara à titularidade, tornou tudo mais difícil e do sonho à dura realidade foi uma questão de tempo com o FC Porto a dar expressão à habitual superioridade no Dragão (4-1).

Foi com alguma dose de arrojo que o FC Vizela se apresentou no Estádio do Dragão, com Rubén de la Barrera a promover três alterações na equipa, projetando Lebedenko, Matías Lacava e Petrov na titularidade por troca com Matheus Pereira, Pedro Ortiz e Domingos Quina.

Na expectativa que o FC Porto pudesse chegar a este encontro ainda a lamber as feridas da recente eliminação europeia e do enorme desgaste que sofreu em Londres, o FC Vizela procurou explanar o seu futebol com coragem e a primeira parte foi ilustrativa disso mesmo. O primeiro ensaio pertenceu aos dragões com Wendell a rematar na passada para defesa atenta de Buntic, mas, em seguida, ao minuto 6, os vizelenses rondaram a baliza de Diogo Costa com algum perigo, numa incursão de Jason Lokilo finalizada por Petrov, já com ângulo apertado. O jogo prosseguia animado em jeito de parada e resposta. Ao remate perigosíssimo de Francisco Conceição, respondeu Essende numa jogada em que Diogo Costa foi obrigado a intervir. Otávio, de fora da área, assustou, mas Buntic esteve à altura com uma grande defesa, um minuto antes do lance que daria vantagem ao FC Vizela. Excelente incursão de Essende pelo lado direito com o goleador francês a cruzar a bola para a área, só que Pepe ao evitar que esta chegasse a Petrov, acabou por trair Diogo Costa num autogolo que deixou as cerca de três centenas de vizelenses em festa no estádio. Estavam decorridos 17 minutos e ainda faltava uma eternidade para que o resultado se traduzisse em ouro para o FC Vizela. A perder, os portistas foram atrás do prejuízo e começaram a empurrar a equipa vizelense para o seu setor mais recuado ainda antes do intervalo, sem que tenham até esse momento criado grande embaraço. A defensiva do FC Vizela foi ganhando os lances e só Alan Varela e Galeno ensaiaram o remate.

Para a segunda parte, seria particularmente importante à turma de Rubén de la Barrera aguentar a pressão forte e expectável do FC Porto no primeiro quarto de hora. Só que uma ação faltosa de Matías Lacava sobre Francisco Conceição, aos 49 minutos, precipitou o segundo amarelo e uma expulsão que deixou os vizelenses em apuros para aguentar o longo segundo tempo. A entrada de Matheus Pereira, em detrimento de uma unidade ofensiva (Petrov) procurava ajudar a equilibrar o corredor esquerdo, só que Francisco Conceição, aos 55 minutos, em jogada típica sua, atirou em arco para o fundo das redes e começou a desfazer um resultado que tanto proveito daria aos azuis de Vizela. Buntic, chamado a intervir nos minutos seguintes, ainda evitou a reviravolta a Nico González e a João Mário com enormes defesas. Logo depois, o desvio de Evanílson ao ferro prenunciava o 2-1 que aconteceu mesmo aos 68 minutos, através de Pepê que, em plena área, fuzilou autenticamente a baliza de Buntic. A partir daí, e sem que o FC Porto retirasse o pé do acelerador, a diferença no resultado acentuou-se com golos de Evanílson e Toni Martínez, ainda que, pelo meio, Samu quase tenha reduzido de calcanhar.

Jogo ingrato para o FC Vizela, que vinha de uma série positiva e logo numa altura em que o campeonato vai parar para os compromissos das Seleções. Contudo, o verdadeiro campeonato da equipa regressa no fim-de-semana da Páscoa, com uma receção ao Casa Pia, e as contas da manutenção, completamente em aberto para um grande naipe de emblemas, fazem-se no palco dos sonhos de todos os vizelenses.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 4-1 FC Vizela

Local: Estádio do Dragão (30.117 espectadores)

Árbitro: João Gonçalves (AF Porto)

Assistentes: João Bessa Silva / Ângelo Carneiro

4º Árbitro: Marco Cruz (AF Porto)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Luís Ferreira (AF Braga) / Hugo Santos

FC Porto (4x2x3x1): Diogo Costa; João Mário (Stephen Eustáquio, 75’), Pepe (C), Otávio e Wendell; Alan Varela (Namaso, 55’) e Nico González (Iván Jaime, 75’); Francisco Conceição, Pepê e Galeno (Jorgie, 84’); Evanílson (Toni Martínez, 84’).

Suplentes não utilizados: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Marko Grujic e Romário Baró.

Treinador: Sérgio Conceição

FC Vizela (4x4x2): Buntic; Tomás Silva (Hugo Oliveira, 78’), Jota, Rodrigo Escoval e Lebedenko; Jason Lokilo (Busnic, 61’), Bruno Costa (Diogo Nascimento, 78’), Samu (C) e Matías Lacava; Petrov (Matheus Pereira, 52’) e Essende (Alberto Soro, 78’).

Suplentes não utilizados: Bursac, Anderson, Domingos Quina e Pedro Ortiz.

Treinador: Rubén de la Barrera

Golos: 0-1 Pepe (17’, p. b.), 1-1 Francisco Conceição (55’), 2-1 Pepê (68’), 3-1 Evanílson (75’) e 4-1 Toni Martínez (89’).

Cartões Amarelos: Matías Lacava (38’ e 49’) e Bruno Costa (41’).

Cartão Vermelho: Matías Lacava (49’).

“Apesar do resultado, acabámos por fazer um bom jogo. A expulsão complicou, mas demos tudo. Estamos na luta e com esta atitude vamos conseguir os nossos objetivos”

Bruno Costa (Jogador do FC Vizela)

“A segunda parte fica condicionada pela expulsão. Não é fácil competir contra estes adversários. Os dados e sobretudo os comportamentos da equipa permitem-nos acreditar que vamos alcançar o objetivo”

Rubén de la Barrera (Treinador do FC Vizela)
Uma perspetiva do momento que deu vantagem do FC Vizela no Estádio do Dragão.