Sava Petrov e Alberto Soro consumaram a reviravolta contra o SC Farense. Desvantagem ao intervalo não travou o ascendente do FC Vizela, que venceu justamente por 2-1 e ficou agora mais próximo da linha de permanência.
Foi com todos e até ao fim! O FC Vizela voltou aos triunfos e com um sabor especial, depois de uma justa reviravolta contra o SC Farense, uma das boas equipas desta I Liga, que saiu a ganhar numa fase em que até não tinha feito muito para isso. A verdade é que o FC Vizela foi melhor em praticamente todo o jogo, mas nem sempre definiu bem no último terço.
Consciente da importância do jogo, o FC Vizela começou por cima e assumiu o controlo do jogo desde o primeiro minuto. Aos 6′, Essende dispôs da primeira situação de golo, bem lançado por Bruno Costa. O avançado francês isolou-se descaído para a direita e, já na área, disparou forte, para defesa de Ricardo Velho com a cara. A equipa continuava com bola e a procurar as alas para jogar, mas numa perda de bola o SC Farense chegou-se à frente e adiantou-se. O cruzamento de Pastor é muito bom, o cabeceamento de Zé Luís é ainda melhor. Estavam decorridos 17 minutos.
O FC Vizela não tremeu e nem ficou abalado, até porque havia a confiança que os primeiros minutos indiciavam. E os restantes lances de golo até ao intervalo – sem serem muitos – foram dos da casa. Primeiro por Jason Lokilo, que sai de uma diagonal à direita e bate em arco com o pé esquerdo. A bola saiu a rasar o poste. Depois por Domingos Quina (31′), que apareceu ao segundo poste, mas rematou ao ferro.
O segundo tempo não foi muito diferente do primeiro, embora o FC Vizela tenha demorado mais tempo a ser, efetivamente, perigoso. A entrada de Sava Petrov para o lugar de Domingos Quina foi espevitando e esticando a equipa. A rotação de Diogo Nascimento e a irreverência de Matías Lacava e Alberto Soro, que entretanto também entraram, também ajudaram. Paulatinamente, o FC Vizela foi-se instalando no meio-campo adversário, mas tardavam as ocasiões claras na área. Não foi dentro, foi de fora. O avançado sérvio recolheu no meio-campo, progrediu e de 25 metros tirou a esquadria da baliza de Ricardo Velho. O remate saiu colocado e forte e o empate (72′) deu o mote para a reta final da pressão vizelense. Pelo meio, um cabeceamento perigoso de Bruno Duarte ainda assustou, mas o único momento de festa foi mesmo da equipa que mais o mereceu. Aos 85′, livre estudado com Samu a passar atrasado para Matías Lacava rematar, Ricardo Velho defender e Alberto Soro, na recarga e de cabeça, fazer o 2-1 que o FC Vizela depois segurou com relativa tranquilidade, tendo até estado mais próximo do terceiro do que o SC Farense do empate.
O quarto triunfo da temporada na I Liga fez a equipa chegar aos 21 pontos, a apenas um do 16º lugar, que dá acesso ao play-off de permanência e a dois da salvação direta. O próximo jogo é novamente sábado, às 20h30, no Dragão, contra o FC Porto.
FICHA TÉCNICA
FC Vizela 2-1 SC Farense
Local: Estádio do Futebol Clube de Vizela (2.006 espectadores)
Árbitro: Bruno Costa (AF Viana do Castelo)
Assistentes: Jorge Fernandes / André Dias
4º Árbitro: Miguel Fonseca (AF Porto)
Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Rui Costa (AF Porto) / João Silva
FC Vizela (4x3x3): Buntic; Tomás Silva, Jota, Rodrigo Escoval e Matheus Pereira (Hugo Oliveira, 82’); Pedro Ortiz (Alberto Soro, 62’), Bruno Costa (Matías Lacava, 58’) e Samu (C); Jason Lokilo (Diogo Nascimento, 58’), Essende e Domingos Quina (Sava Petrov, 45’).
Suplentes não utilizados: Bursac, Anderson, Lebedenko e Busnic.
Treinador: Rubén de la Barrera
SC Farense (4x3x3): Ricardo Velho; Pastor (Cristian Ponde, 89’), Gonçalo Silva, Igor Rossi e Talys; Fabrício Isidoro (C) (Mattheus Oliveira, 62’), Cláudio Falcão (Vítor Gonçalves, 75’) e Caseres; Belloumi (Elves Baldé, 62’), Zé Luís (Bruno Marques, 75’) e Marco Matias.
Suplentes não utilizados: Miguel Carvalho, Artur Jorge, Rafael Barbosa e Talocha.
Treinador: José Mota
Golos: 0-1 Zé Luís (17’), 1-1 Sava Petrov (72’) e 2-1 Alberto Soro (85’).
Cartões Amarelos: Belloumi (28’), Cláudio Falcão (45’+2’), Pedro Ortiz (47’) e Igor Rossi (74’).
“Foi uma vitória muito importante. Depois de termos começado a perder, demos uma grande resposta”
Sava Petrov (Jogador do FC Vizela e MVP do Jogo)
“Tivemos paciência e tranquilidade. Merecemos vencer e agora a realidade ficou melhor. Quem entrou fê-lo bem e hoje podemos ficar satisfeitos também por isso, porque precisamos de todos”
Rubén de la Barrera (Treinador do FC Vizela)