“Tem de ser o nosso dia”

Rubén de la Barrera lançou a receção ao Estoril (domingo, 15h30) com confiança reforçada pela forma como a equipa tem trabalhado e deixou um apelo aos adeptos.

“Que sejam o 12º jogador. Vestimos todos a mesma camisola, queremos todos o sucesso do FC Vizela”. Rubén de la Barrera esteve ao início da tarde em Conferência de Imprensa para fazer a antevisão do jogo com o Estoril a contar para a 23ª jornada da Liga Portugal Betclic. O treinador do FC Vizela pediu o apoio dos adeptos para um jogo que, não esconde, “é importante” no início da reta final de uma Liga que ainda está equilibrada e na qual duas vitórias seguidas podem mudar tudo.

IMPORTÂNCIA DO JOGO DE AMANHÃ: “O balneário tem claro: amanhã tem de ser o nosso dia. Precisamos de todos e quando digo todos estou a incluir os nossos adeptos, que têm de ser  12º jogador e puxar a equipa para a frente. Temos de mostrar a melhor versão da equipa e dos jogadores.”

IRREGULARIDADE DE RESULTADOS: “Eles sabem que ao nível do calendário e do que falta jogar, agora começa uma nova Liga. Amanhã temos o primeiro desafio. Bom rendimento pode levar-nos a vencer e uma vitória aproxima-nos do objetivo e dá uma subida psicológica muito grande. Especialmente sendo contra um adversário direto. Estamos conscientes de que amanhã é muito importante estamos a treinar muito bem, não há motivos nenhuns para duvidar destes jogadores e confiamos que amanhã vai correr bem.”

EXPECTATIVAS PARA O JOGO COM O ESTORIL: “Espero fazer sentir a toda a gente que apenas uma equipa pode vencer, que é o Vizela. Em termos de solidez e concentração, temos de ter isso desde o primeiro minuto. Depois queremos criar dificuldades ofensivas e defensivas ao Estoril. Mas acima de tudo transmitir o sentimento de que amanhã tem de ser o nosso dia.”

PRESSÃO: “Temos de ter controlo emocional. Pressão existe sempre no futebol, seja para quem luta pelo título, seja para quem tem outros objetivos. De outra forma teríamos de chamar os nossos amigos e jogávamos na rua, sem ninguém. A situação é a que é, mas felizmente tudo depende de nós e agora temos uma série de jogos em que o nosso rendimento dirá onde merecemos jogar na próxima época. É simples e é com essa responsabilidade que temos de jogar. Todos os jogos seguintes são importantíssimos. Claro que queríamos dar sequência à vitória em Barcelos, não foi possível, temos agora nova oportunidade para ganhar e encurtar diferenças. E sendo o Estoril, um adversário direto, estes jogos valem sempre mais do que os três pontos.”

IMPORTÂNCIA DE TER ADEPTOS EM MASSA: “É fundamental. Não sei se chove ou faz sol, mas é fundamental, especialmente em casa- Detesto jogar a fazer contas porque ninguém sabe onde estão os pontos. Pensamos que temos que ganhar e não ganhamos, noutros não somos favoritos e ganhamos. O que temos que ter é mentalidade em todos os jogos. Temos de transmitir essa energia aos ossos adeptos para que eles a devolvam. Estou muito convencido que a resposta de todos vai ser boa amanhã. Os que estão no relvado e os que estão na bancada usam as mesma camisola. Todos somos do Vizela. Amanhã tem de se perceber tudo isso em benefício do Vizela.”

CRENÇA NA PERMANÊNCIA: “Sei a crença que temos entre jogadores, staff e direção. Com duas vitórias seguidas seria muito provável sair da zona de despromoção. Mas tudo o que envolve o rendimento de um jogador temos de controlar. Temos de fazer tudo o possível para que o que depende de nós corra bem. Temos de reforçar tudo o que esta equipa faz bem e ajustar o que faz menos bem. Os componentes mentais e emocionais também jogam e não é simples lidar com ansiedade e frustração fruto dos resultados. Aqui todos sabermos como treinamos e preparamos os jogos. Esperamos que os jogos possam reforçar tudo o que acreditamos e que o Vizela fique na I Liga.”

MENSAGEM PARA RUBERTO: “O pior que pode suceder a um balneário é ter jogadores indisponíveis. Ruberto é um jogador com muita coragem e energia. Quando não jogava comportava-se dessa maneira e quando jogava também. O que tenho de reforçar é o sentimento de equipa que temos aqui e esse tem de ser outro dos motivos que nos leve a render mais. Render também pelos companheiros que não nos podem ajudar no dia a dia.”