Vitória imprópria para cardíacos

Pelo segundo dia consecutivo, o FC Vizela bateu o Gil Vicente por um golo de diferença e a ter de sofrer no fina. Hoje foram os Sub-23, que na verdade até mereciam um resultado bem mais folgado do que este emocionante 4-3.

Foi emoção do início ao fim, mas menos equilíbrio do que o 4-3 final faz supor. Os Sub-23 do FC Vizela bateram o Gil Vicente FC e nem deviam ter deixado o resultado aproximar-se de forma assustadora, tantas e tão boas foram as ocasiões desperdiçadas, como o vídeo abaixo ilustra. E a bem da verdade, até foram os gilistas a começar melhor, com o goleador Miro a picar o ponto de bola parada aos 8′. O golo sofrido fez bem ao FC Vizela, que pegou no jogo a seguir e arrancou para 37 minutos de elevado nível e muita, muita, muita ineficácia. Logo na resposta, Prosper avança pela direita, rasga a defesa e cruza bem, mas Rodrigo Ramos, já na pequena área, permite a defesa de Bruno Carvalho. O mesmo Prosper, aos 15′, voltou a estar em foco, mas com um remate por cima em posição privilegiada depois da insistência de Ventura, um dos melhore nessa fase.

O golo adivinhava-se e entre os 30 e os 37 minutos apareceu em dose tripla. Primeiro por Tiago Brito, que recebeu, rodou e disparou bem, com a felicidade de a bola ainda desviar num defesa antes de entrar. Aos 34′, contra-ataque, Ítalo conduz e solta Ramos, que à saída do guarda-redes pica de pé esquerdo para o 2-1. E o 3-1 não demorou, com mais um golaço de Ramos, agora na sequência de uma bola parada. Parecia tudo, mas não era. E o Gil pode bem agradecer só ter ido para o intervalo a perder 3-1. É que pelo meio Prosper e Ventura já haviam desperdiçado mais um e antes do apito final foram novamente Prosper e Ventura, ambos isolados por Martim Boloto, a falhar escandalosamente. No caso do segundo, a bola ainda bateu na trave.

O intervalo colocou água na fervura do FC Vizela e não aqueceu propriamente o Gil Vicente. O jogo estava na sua pior fase, mas o 3-2 marcado por Cláudio Araújo de canto direto mudou tudo. Os gilistas cresceram e passaram a ameaçar a baliza de Thiago Pereira, que aos 78′ evitou o empate. Pelo meio, o Vizela ia apostando no contra-ataque. Ítalo deu o sinal, mas o guardião adversário encaixou. Mas aos 82′ não teve hipóteses frente a Diogo Barbosa, lançado magistralmente por Tiago Brito. O jogo parecia ganho, o Gil reduziu novamente no minuto seguinte e apertou até ao final. Mas o resultado não se alterou. E bem.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 4-3 Gil Vicente FC

Local: Estádio Municipal de Vila Meã

Árbitro: Cristina Amaral (AF Vila Real)

Assistentes: Sandrine Santos e Artur Veiga

FC Vizela: Thiago Pereira; Ítalo Henrique, João Sérgio (Meireles Injai, 78’), Marrugo, Rui Carreira (Davi Cabral, 66’), Sylvestre Costa; Tiago Brito, Martim Boloto, Tiago Ventura (António Infante, 57’), Rodrigo Ramos (Diogo Barbosa, 78’) e Prosper Obah

Suplentes não utilizados: Pedro Lopes, Eduardo Esteves, Miguel Madeira, Miguel Cruz, Gustavo Almeida, Messias e Rodrigo Rodríguez

Treinador: Iván Fernández

Gil Vicente FC: Bruno Carvalho, António Oliveira, Marcelo Caldas (Diogo Costa, 75’), Valdemiro Domingos, João Pinto (Claúdio Araújo, 46’), Carlos Ventura, André Simões (Miguel Monteiro, 46’), Luís Martins, Álvaro Oliveira (Malik Cissé, 59’), João Barros, Marlon Bibiano (André Neves, 59’).

Suplentes não utilizados: Daniel Silva, Pedro Alpoim, David Nunes, Gonçalo Maia, Peixinho, Delfim Dantas, Dalil Ali, Diogo Moreira.

Treinador: Carlos Cunha

Golos: 0-1 Valdemiro Domingos (8′), 1-1 Tiago Brito (30′), 2-1 Rodrigo Ramos (33′), 3-1 Rodrigo Ramos (37′), 3-2 Cláudio Araújo (57’), 4-2 Diogo Barbosa (82’) e 4-3 Valdemiro Domingos (83’).

Cartões amarelos: Carlos Ventura (42’), Tiago Ventura (51’), Marlon Bibiano (53’), António Oliveira (69’), Malik Cissé (71’), Thiago Pereira (74’), Martim Boloto (80’) e Tiago Brito (90+4’).

Cartões vermelhos: Prosper Obah e Marcelo Caldas (ambos após o final do jogo)