Campanha “Neste Natal diferente” foi distinguida pela Fundação do Futebol.
O projeto “Neste Natal fazemos diferente“, apresentado no final de novembro e levado a cabo durante todo o advento natalício, foi premiado pela Fundação do Futebol com o Prémio de Responsabilidade Social relativo ao mês de dezembro. Foram quase 150 projetos e ações dos clubes da I Liga e seis deles foram premiados, um deles o do FC Vizela, seguramente aquele que mais perdurou no tempo: 25 dias, 25 ações.
O Departamento de Comunicação e Marketing, que idealizou e implementou o programa, acompanhado do vice-presidente e administrador Pedro Rodrigues, estiveram esta terça-feira em Leiria, onde antes do primeiro jogo da final-four da Taça da Liga receberam o prémio das mãos de Beto Pimparel, um dos embaixadores da Liga. O SC Braga – jogou nesse dia – recebeu o respetivo prémio na mesma altura. André Morais, diretor de Comunicação do FC Vizela, recebeu o troféu: “Acreditamos que as ações de responsabilidade social perdem força se não forem perpetuadas no tempo e repetidas diariamente. Por isso, no último Natal decidimos fazer diferente e aproveitamos os 25 dias do advento para levar a cabo ações concretas que possam promover os valores da ética, fair play e inclusão e combater insultos, violência e intolerância. A forma como todo o plantel, staff, associações locais e clubes adversários aderiram às propostas renova a esperança da eficácia da campanha, que ficou ainda resumida em 25 locais diferentes do estádio, para que o Natal de 2023 seja lembrado no futuro e as ações possam ser repetidas espontaneamente.” Já agora, Fundação Benfica e SC Farense receberam prémios na quarta-feira; CD Feirense e Estrela da Amadora vão receber este sábado.
Na campanha foram promovidos valores de ética, fair-play e inclusão e fez-se o combate à violência, ao insulto e aos comportamentos discriminatórios. Desde ações com clubes adversários, visitas a Lares e protocolo de cedência de bilhetes para idosos em todos os jogos da época, distribuição de presentes/camisolas em colaboração com a Kappa aos utentes da AIREV, prémios às mensagens positivas vindas da bancada, aconteceu de tudo um pouco, tal como pode ver no vídeo abaixo. Todas as ações, e as mensagens que cada uma procura reproduzir, foram expostas por todos os jogadores do plantel em locais do estádio, o que simultaneamente contribui para decorar o espaço com o manual de boas práticas que se pretendeu dinamizar e transforma as ações do Natal 2023 em mensagens e valores que devem perdurar para a posteridade.