Neste Natal fazemos diferente

FC Vizela lança a campanha para promover valores éticos no futebol. Serão 25 dias, 25 ações, todo o plantel envolvido. Hoje o presidente Joaquim Ribeiro e capitão Samu deram o mote inicial em Conferência de Imprensa.

O FC Vizela lançou e apresentou hoje uma campanha de Natal intitulada “Neste Natal fazemos diferente” que começará amanhã e estará em vigor durante todo o mês de dezembro, com várias iniciativas para promover os valores propostos e atuar, essencialmente, em quatro áreas: fair-play, inclusão, combate ao insulto e intolerância por qualquer comportamento discriminatório. No fundo, a campanha é um apelo aos adeptos para transformar o espírito do futebol e vai decorrer diariamente, ao ritmo do calendário do advento natalício: 25 dias, 25 ações, com o envolvimento de todos os jogadores do plantel.

Com o propósito de inspirar uma mudança significativa na cultura do futebol, promovendo os valores da ética e do fair play, combate à violência e intolerância no futebol, a campanha concentra-se em diversos objetivos fundamentais, nomeadamente: promover e reforçar valores positivos associados aos futebol; incentivar uma cultura de fair play, destacando a importância da ética e do respeito; combater a violência no desporto, seja física ou verbal, dentro e fora do campo; eliminar insultos racistas, xenófobos ou discriminatórios, promovendo a inclusão, diversidade e respeito a todas as pessoas, independentemente da sua origem étnica; atrair e incentivar a comunidade do futebol e do FC Vizela na promoção desses valores; desencorajar comportamentos negativos, tais como comportamentos agressivos, discriminação e quaisquer formas de intolerância, criando um ambiente mais saudável e acolhedor e inspirar uma mudança significativa na cultura do futebol, tornando-o um espaço onde todos se sintam bem-vindos e respeitados.

A campanha contará com ações de sensibilização de várias ordens, nomeadamente iniciativas de fair-play com clubes adversários – a começar já amanhã, em Chaves -, entrega de materiais desportivos a instituições de cariz social, visita a instituições da cidade, ações de promoção de boas práticas e fair play dentro e fora de campo, iniciativas de inclusão para que o futebol e os estádios sejam, efetivamente, para todos, ligação entre gerações e inclusão de toda a comunidade. Além das ações mencionadas anteriormente, todos os dias um jogador vai exibir uma placa com frases alusivas ao propósito da campanha. As mesmas serão colocadas no Estádio FC Vizela, para que a campanha dure além do Natal e o contacto com os valores e mensagens propostos sejam perpetuados no tempo. De forma simbólica, o capitão Samu colocou hoje a primeira placa referente ao título da campanha. “Neste Natal fazemos diferente”, pode ler-se. A ideia é mesmo fazer e inspirar práticas diferentes.

Na conferência de apresentação da campanha, o presidente Joaquim Ribeiro e o capitão Samu expressaram o orgulho que sentem por ver o FC Vizela associar-se a estas boas práticas. Joaquim Ribeiro começou por dizer que “a ideia é fazer bem e fazê-lo sempre”, aludindo depois ao facto de a ação se prolongar no tempo, primeiro durante 25 dias, depois com as placas afixadas além do Natal. O presidente realçou ainda estar “muito feliz por poder ajudar quem necessita, melhorar a experiência de jogo e reforçar os momentos de convívio e diversão e poder também trazer pessoas de todas as idades ao futebol”, sem levantar a ponta do véu quanto à tipologia concreta das ações que se realizarão até 25 de dezembro.

Além disso, Joaquim Ribeiro enfatizou a força dos jogadores e o impacto que estes têm na sociedade, antes de passar a palavra a Samu. “A minha presença aqui acaba por ser um sinal de que estamos todos dentro do mesmo e estamos todos disponíveis para ajudar. Todos os jogadores vão participar e estar completamente à disposição para as ações desta campanha”. O médio acredita que “este tipo de iniciativas acabam por ter uma maior dimensão quando ligadas ao futebol, porque o futebol move multidões e a partir daí sensibiliza mais pessoas.”