O FC Vizela venceu o FC Arouca por 1-0 e segue em frente na Taça de Portugal. Onze cheio de caras novas deu resposta à altura.
O FC Vizela está nos Quartos-de-Final da Taça de Portugal após vencer o FC Arouca por 1-0. Galovic fez um autogolo após cruzamento de Matías Lacava aos 76′, curiosamente numa fase em que o FC Arouca estava por cima, depois da maior parte do tempo abaixo do nível do FC Vizela, que soube justificar este apuramento. É a quarta vez na história que o clube atinge esta fase da prova.
Numa fase de densidade competitiva elevada, Rubén de la Barrera optou por rodar praticamente toda a equipa e estreou inclusive Ruberto (na baliza) e o Sub-19 Messias. Mas ninguém reparou que a equipa em campo era composta, essencialmente, por jogadores que até aqui têm menos minutos, tal foi a reposta de todos.
Na primeira parte só deu FC Vizela. Abdul, de longe, deu o primeiro sinal. Seguiu-se Hugo Oliveira, em posição lateralizada, após uma boa jogada coletiva. Aos 27′, Thiago Rodrigues evitou o 1-0 em primeira instância e Jota, no chão, não conseguiu emendar. O FC Vizela vivia uma fase muito boa e o remate de Alex Méndez, aos 33′, merecia mais sorte, mas saiu a rasar o poste.
O segundo tempo começou com a mesma ordem e Messias a falhar o disparo em boa posição. O FC Arouca acordou com um remate ao poste aos 61′ e, logo a seguir, foi Ruberto (um estreante) a fazer uma excelente intervenção, que repetiu mais tarde, mas frente a Cristo González. Foi nessa fase que o FC Vizela – já com Essende em campo – voltou ao jogo. Hugo Oliveira aproveitou o espaço pela direita, lançou Matías Lacava de trivela. O venezuelano cruza e Galovic, na tentativa de evitar que a bola chegasse a Essende, trai o guarda-redes. Explosão no estádio e o jogo voltava a virar. Aproveitando o desânimo que esse momento provocou ao FC Arouca, a equipa da casa teve duas possibilidades de ampliar e matar o jogo. Primeiro Essende, de cabeça, com a bola a ser tirada quase em cima da linha. Depois Abdul, isolado, mas em fora-de-jogo. O jogo entrava na reta final e chegara a hora de despachar a nota artística e arregaçar as mangas. A entrada de Bruno Wilson fortaleceu a defesa, já bem robusta pelo excelente desempenho de Jota e Rodrigo Escoval. O FC Arouca foi tentando carregar e colocar bolas na área, mas o FC Vizela nunca se desorganizou nem permitiu lances claros para o empate.
A festa foi bonita, mas curta. Domingo há novo jogo, agora para a I Liga, contra o Boavista FC. A Taça voltará mais tarde, com o FC Vizela a saber que está a uma eliminatória de fazer história.
FICHA TÉCNICA
FC Vizela 1-0 FC Arouca
Local: Estádio do FC Vizela (969 espectadores)
Árbitro: José Bessa (AF Porto)
Assistentes: Nuno Manso / Jorge Fernandes
4º Árbitro: Márcio Torres (AF Viana do Castelo)
Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Iancu Vasilica (AF Vila Real) / Álvaro Mesquita
FC Vizela (4x2x3x1): Ruberto; Hugo Oliveira, Jota, Rodrigo Escoval e Matheus Pereira (Lebedenko, 45’); Abdul e Busnic; Messias (Essende, 64’), Diogo Nascimento e Matías Lacava (Bruno Wilson, 87’); Alex Méndez (C) (Samu, 80’).
Suplentes não utilizados: Buntic, Tomás Silva, Anderson, Bustamante e Alberto Soro.
Treinador: Rubén de la Barrera
FC Arouca (4x3x3): Thiago Rodrigues; Bogdan Milovanov, Javi Montero, Galovic (C) e Tiago Esgaio; Eboué, Morlaye Sylla (Yusuf Lawal, 85’) e Pedro Santos (Miguel Puche, 80’); Alfonso Trezza (David Simão, 71’), Cristo González e Benji Michel (Jason, 70’).
Suplentes não utilizados: João Valido, Matías Rocha, Yaw Moses, André Bukia e Rafa Mujica.
Treinador: Daniel Sousa
Golo: Galovic (76’, p. b.).
Cartões Amarelos: Galovic (5’) e Matías Lacava (35’).
“Foi um jogo muito difícil, temos muitos jogos seguidos. Podíamos ter marcado antes. Foi bom termos ganho e ter conseguido ajudar a equipa.”
Matías Lacava (Jogador do FC Vizela)
“Estou aqui para construir e ganhar. Não é a situação mais fácil do Mundo, mas temos um grupo fantástico e o que trabalhamos nota-se cada vez mais. Foi uma vitória do balneário”
Rubén de la Barrera (Treinador do FC Vizela)