FC Vizela bate Sporting por 1-0 com golo aos 90+8′ depois de jogar mais de 20 minutos reduziu a 10 jogadores. Sub-23 juntam-se ao grupo de líderes cumprida que está a 1ª jornada da fase final da Liga Revelação.
Os Sub-23 do FC Vizela não podiam ter desejado estreia melhor na fase da discussão do título da Liga Revelação. Nem melhor nem mais emocionante, tendo em conta que venceram o Sporting no último lance do jogo, depois de mais de 20 minutos com menos um jogador. Davi Cabral, defesa-central que entrou aos 73 minutos, foi o herói de uma equipa que se bateu com grande atitude.
No Municipal de Vila Meã – nova casa vizelense para a fase final da Liga Revelação – a chuva foi sempre um obstáculo a que as duas equipas apresentassem a melhor versão de si mesmas. Daí que, apesar de bem disputado e nivelado, o jogo nunca tenha tido grandes oportunidades. As equipas encaixaram bem no meio-campo e foram-se respeitando quanto baste. Durante toda a primeira parte, Lucas Anjos foi o mais perigoso, rematando ao lado aos 38′ quando estava em boa posição. De resto, o Sporting teve maior facilidade no remate espontâneo, o Vizela preferiu tentar chegar a zonas de finalização mais próximas, mas pecou no último passe.
O reatar não trouxe muito de novo. Os leões viram um golo bem anulado aos 57′ por fora-de-jogo de Lucas Anjos, pouco antes de António Infante (65′) disparar com a bola a rasar o poste de Francisco Silva. Aos 70′, Rodrigo Ramos é expulso por duplo amarelo. O Vizela teve de se reinventar e passar a ser mais cauteloso. Iván Fernández reorganizou a equipa com as alterações, mas o Sporting cresceu naturalmente e assumiu naturalmente o controlo do desafio. Ainda assim, sem grandes ocasiões. Aliás, sem nenhum de relevância além de um ou outro disparo ou de bola parada, mesmo assim pouco convincentes. O Vizela procurou sair para o contra-ataque, mas a fadiga não permita muito mais.
Só no tempo extra é que o jogo realmente aqueceu. E mesmo no fim. Estavam decorridos 90+5′ quando Ewandro Santos, na melhor jogada do desafio, bateu em arco ligeiramente ao lado da baliza de Bursac. Seguiram-se dois pontapés de canto para o Sporting que o Vizela resolveu, antes de aos 90+8 responder da mesma forma. Infante ganha o canto, Sylvestre bate e Davi Cabral, que entrara aos 73′, subiu mais alto e de cabeça desviou ao poste mais distante de Francisco Silva, para soltar a festa – e que festa – no Vizela. O jogo terminou logo a seguir e a equipa da casa juntou-se a Benfica, Estoril e Estrela da Amadora, que também venceram na estreia Torreense, Famalicão e Gil Vicente, respetivamente.
O jogo da segunda jornada com o Torreense foi adiado para março. O Vizela volta à ação dia 23 (11 horas) em casa do FC Famalicão.
FICHA TÉCNICA
FC Vizela 1-0 Sporting CP
Local: Estádio Municipal Vila Meã
Árbitro: Flávio Jesus (AF Aveiro)
Assistentes: Daniel Santos e Renato Monteiro
FC Vizela: Nikola Bursac, Ítalo Henrique (Davi Cabral, 73’), João Sérgio, Meireles Inaji, Rui Carreira, Sylvestre Costa; Tiago Brito, Marrugo (António Infante, 63’), Tiago Ventura (Miguel Cruz, 73’); Rodrigo Ramos e Prosper Obah (Diogo Barbosa, 81’)
Suplentes não utilizados: Pedro Lopes, Thiago Pereira, Miguel Madeira, Gustavo Almeida, Martim Boloto e Pedro Ramos
Treinador: Iván Fernández
Sporting CP: Francisco Silva, José Silva, Gonçalo Braga, Lucas Taibo, Tiago Parente (Ewandro Santos, 78’), Emanuel Fernandes, Geovany Quenda, Henrique Arreiol (Francisco Canário, 88’), Lucas Anjos, Rafael Besugo (David Moreira, 72’) e Luís Gomes
Suplentes não utilizados: Diogo Clara, Gabriel Melo, Pedro Sanca, João Assunção, Adam Arvelo e Guilherme Santos
Treinador: Tiago Teixeira
Golos: 1-0 Davi Cabral (90+8’)
Cartões amarelos: Rodrigo Ramos (16’ e 70’), Gonçalo Braga (39’), Tiago Ventura (47’), Ítalo Henrique (49’), Lucas Anjos (67’), António Infante (68’), Lucas Taibo (89’), Tiago Brito (90+1’), Emanuel Fernandes (90+1’)
Cartões vermelhos: Rodrigo Ramos (70’)