Rubén de la Barrera: “Só queremos a vitória”

Treinador falou pela primeira vez à Imprensa e mostrou-se já bem identificado com o jogo de amanhã e confiante no plantel e no clube que encontrou. Mensagem clara e objetivo único: vencer e subir na tabela.

Rubén de la Barrerra chegou terça, mas só hoje foi apresentado oficialmente à Imprensa, até porque o tempo é mais de trabalhar do que de falar. Hoje foi o dia de explicar que tipo de treinador chegou a Vizela e o que perspetiva para o resto da época, mas também de lançar o jogo de amanhã com o Moreirense (15h30), um dérbi entre rivais que o técnico já identificou. Rubén avisa, ainda assim, que as circunstâncias do jogo e da tabela não podem desvirtuar o plano de jogo que a equipa vai levar para o relvado, seguro de que um triunfo seria fundamental para “passinho a passinho” a equipa ir subindo na tabela. “Muita confiança” há, até porque estes jogadores são de qualidade. Eis o resumo da Conferência de Imprensa-

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: “Estou muito feliz por estar cá. Percebi que há um ambiente fantástico, jogadores, staff. Começar desta forma, é muito positivo. A partir daí temos de perceber que há jogo sábado que queremos muito ganhar até pela rivalidade com o Moreirense. Mas é verdade que a receção foi muito calorosa.”

MOTIVOS PARA ACEITAR O FC VIZELA: “O projeto foi o que me motivou mais para aceitar este convite. O projeto, o nível da Liga, das equipas, dos treinadores, dos jogadores. É um contexto fabuloso para desafiar qualquer treinador. Foi por ai a fundamentação da minha decisão.”

CLASSIFICAÇÃO ATUAL: “Há pouca diferença pontual entre o lugar onde estamos e os lugares que queremos no futuro. O jogo de amanhã é a primeira oportunidade que temos para podermos crescer. O estado anímico é francamente positivo, percebo a necessidade de pontuar e agora é a questão de fazermos o que queremos fazer para subir na tabela. No fim da contas, o resultado é consequência do que fazemos. Amanhã queremos ser competitivos, inteligentes e temos de nos ajustar em termos emocionais ao que requer este jogo e outros da Liga. Sinto-me confiante em relação a tudo.”

PERFIL DO NOVO TREINADOR: “Há duas coisas. Por um lado a necessidade que a equipa e jogadores têm de se preparar para encarar o futuro. Não é uma questão de dizer que é preciso ganhar, porque evidentemente é assim. É a questão de perceber a forma como os jogadores podem ter conforto e segurança para crescer. Isso terá relação direta com os bons resultados. O que queremos? Ser uma equipa dominante. Mas o fundamental é perceber o que nos pode permitir ser competitivo: atacar bem, defender bem, ser forte na transição e na bola parada. É importante controlar tudo. Eu gostaria de jogar todo o jogo no meio campo adversário, dominar, evitar contra-ataques, criar ocasiões de golo. Mas o adversário joga, a necessidade também e temos que dominar vários aspetos para ganhar jogos. Estamos na I Liga, há muito nível, mas eu também confio muito no nível dos jogadores do FC Vizela.

IMPORTÂNCIA DO JOGO COM O MOREIRENSE: “O Moreirense está a fazer uma grande época, é uma equipa compacta, sofre muito poucos golos. Depois é para nós a questão de saber como vamos abordar o jogo para criar o maior número de desequilíbrios possível sem que os nossos jogadores deixem de se sentir cómodos. Estamos aqui há pouco tempo, mas espero uma atitude e um nível altos. É I Liga, o nível neste escalão é forte e por aí não tenho nenhumas dúvidas. As circunstâncias da tabela, o facto de este ser um jogo contra um rival e com muita vontade de vencer, não pode mudar as intenções que temos de manter para sermos melhores do que eles e estar mais próximos da vitória, que é a única coisa que queremos. Queremos um bom desempenho e somar três pontos antes da paragem. Seria fundamental.”

EXTREMOS ESTÃO AUSENTES: “Mais do que sistema de jogo, tem de haver comportamentos e interações entre os jogadores. Perdemos alas, não podemos ter alas puros, mas temos de encontrar coletivamente soluções para misturar o controlo do jogo com a vontade de atacar e ser agressivos no espaço. A vontade de fazer bem as coisas tem de substituir as perdas individuais desses quatro jogadores.”

CUNHO DE RUBÉN DE LA BARRERA: “A equipa tem de ter intenções claras de jogo, de fazer as coisas. Num jogo está sempre presente o que queremos fazer e o que às vezes acontece. O que procuraremos é que entre tudo o que falamos, saiam coisas importantes com muita frequência. Confio muito nestes jogadores, nas suas possibilidades, confiante de que bocadinho a bocadinho possamos subir na tabela”.