Arranque desafiador para o basquetebol

Seniores do FC Vizela ocupam o segundo lugar na 2ª Divisão Norte A

A época das seniores femininas do FC Vizela arrancou em outubro e, neste momento, a equipa ocupa o segundo lugar do Campeonato Nacional da 2º Divisão Feminina, na zona Norte A. Comparando com a época anterior, houve muitas mudanças, incluindo a troca de treinador. Após saída de Patrícia Atilano, é a vez de Igor Costa, treinador adjunto na época passada, assumir novas funções. A equipa já disputou 4 jogos, dos quais venceu dois, de forma convincente, contra o GDAS e o SC Maria da Fonte.

Além do Campeonato Nacional, a equipa disputou a Taça de Portugal Skoiy na 2º eliminatória da 1º fase. As seniores foram derrotadas pela Académica Futebol Clube por 37-88 e, como resultado, foram eliminadas da prova. Em destaque na equipa sénior está Isabel Cunha, que ingressou ao FC Vizela na época passada e competiu na Liga Betclic Feminina pelo Vitória SC. A atleta Isabel Azevedo, que já foi chamada à seleção, é jogadora da equipa sub-18 feminina, mas uma das protagonistas da equipa sénior. Por fim, destaque para Beatriz Silva, jogadora proveniente do SC Braga, que encaixa muito bem no projeto do basquetebol.

Em relação aos outros escalões, os resultados não têm sido tão favoráveis. A equipa Sub-16 feminina e os Sub-14 masculinos tiveram um início de temporada difícil, perdendo a maioria dos jogos que disputaram. Por outro lado, as Sub-18 femininas tiveram um desempenho um pouco melhor, conquistando quatro vitórias em sete jogos. Posto isto, a equipa Sub-18 feminina é, de facto, a mais bem classificada dos escalões de formação. As Sub-18 estão na terceira posição do Campeonato Distrital de Sub-18 Femininos, com 11 pontos. O escalão abaixo está a competir no Campeonato Distrital de Sub-16 Femininos e encontra-se no penúltimo lugar, com 6 pontos. O escalão menos bem colocado são os Sub-14 masculinos que estão na série B do Campeonato Distrital de Sub-14 Masculinos, na última posição com 3 pontos.

Para a atual época, os objetivos e prioridades estão bem definidos. A principal aposta está no minibasket e na captação de novos atletas, tendo já o FC Vizela estabelecidos protocolos com várias escolas, com treinadores do FC Vizela a proporcionarem gratuitamente uma aula de basquetebol a todos os alunos das escolas parceiras.