Tulipa: “Criámos uma relação muito grande”

Tulipa concorda com a justiça do triunfo do Sporting e fez um balanço da época do FC Vizela, destacando a união e o espírito que reina no balneário em Vizela na última Conferência da temporada.

DERROTA A FECHAR: “O resultado não foi o melhor. Perspetivamos outro estilo de jogo, não queríamos estar tanto à defesa como fomos obrigados. O Sporting CP é um bom clube, tem uma boa equipa e bom jogo posicional, eles sabem manter o equilíbrio, conseguem estar a perder connosco e depois não nos concedem grandes oportunidades para chegarmos perto da baliza e fazermos o segundo golo. É uma equipa muito competente e que eu gosto muito! Hoje, nós fomos uma equipa muito mais sofredora, normalmente gostamos de ter bola e não tivemos. Mesmo quando recuperamos em zonas baixas não trazíamos o jogo para o lado livre para depois ativarmos o ataque mais rápido pelo nosso lateral ou pelo ala contrário e o adversário conseguia controlar essa nossa recuperação. O jogo foi difícil, na minha opinião houve mérito do Sporting CP. Só não podia ter acontecido da forma que aconteceu. Temos de encontrar, perceber e rapidamente ter imagens e linhas que julguem aquela ação do segundo golo que, mais uma vez, nos deixa prejudicados. Há um jogador em fora de jogo e isso perturba a ação do nosso atleta. Andamos sempre nisto. O VAR tem de trazer mais clareza ao jogo, não complicação. Em suma, o Sporting CP ganhou bem, foi a melhor equipa e não há mais nada a dizer.”

O QUE TULIPA TROUXE AO FC VIZELA: “Trouxe coisas simples. Quando entramos em qualquer sítio, temos de analisar e conhecer bem os jogadores, a individualidade e depois aquilo que eles são capazes de fazer a nível coletivo. Em função desta avaliação, achámos por bem que a nossa equipa conseguisse defender melhor. Fomos atrás disso e de conseguir defender melhor para podermos atacar melhor. Temos de ser muito mais rápidos e mais objetivos no nosso ataque. Em grande parte da época fomos consistentes nisso, tirando estas últimas sete jornadas que não o fizemos. Nas últimas sete jornadas, houve um jogo que fizemos mal, foi péssimo por minha responsabilidade, porque talvez a estrutura que tínhamos de jogar não era aquela em Guimarães. No resto conseguimos ser competitivos e fizemo-lo não só pela minha entrada, mas também pelo carácter da equipa, porque o que os jogadores fizeram ali é sinónimo de que temos uma relação franca, aberta, leal e eles gostam de mim e eu gosto muito deles. Eu sou o treinador e eu tomo decisões e quando tenho de os chamar à atenção faço-o. Temos uma relação muito boa entre treinador e jogadores, criámos uma relação de empatia muito grande em seis meses e isso tem a ver com a proposta, com a forma de como eles abraçaram as ideias e como rapidamente conquistamos o nosso primeiro objetivo. O nosso orçamento não é igual ao de muitos outros clubes e equipas, mas encontramos logo soluções para o primeiro objetivo.”

FUTURO NO VIZELA: “O meu futuro não importa. Ele vai-se decidir, mas o importante é o clube e a decisão de ficar ou sair será resolvida depois.”

TÚNEL DE AGRADECIMENTO: “Não soou a despedida. Eu gosto de renovar, sou um renovador e talvez por isso é que estou casado há 32 anos. Gosto muito das relações e que estas se consigam perdurar no tempo e, para que isto aconteça, é preciso fazer muitas coisas novas e ajustar outras. Portanto, se tiver de continuar, estou cá de alma e coração, mas se não estiver também não há qualquer problema.”

KIKI DE SAÍDA: “Quero dizer ao Kiki o mesmo que lhe disse no balneário. Eu saí do FC Porto há cerca de 3 anos, salvo erro. Lá acabei por criar ligações com pessoas que gosto e com quem falo regularmente. Uma dessas pessoas é psicólogo e falamos muitos. Numa dessas muitas conversas, ele disse-me: “Quando chegares aí, olha para esta pessoa que foi nosso atleta, uma pessoa de carácter incrível, com uma grande paixão pelo treino e pelo jogo enorme e um grande companheiro”. Eu ainda acrescento que o Kiki é uma pessoa que quando joga dá 200% e, quando não joga, dá 220% e ainda incentiva os colegas. Não podíamos ter melhor capitão, nem perder este jogador, porque tem uma dimensão muito grande, veio do Campeonato de Portugal connosco, dedicou-se de alma e coração ao clube e isso tem valor, para mim tem valor.”