Equilíbrio justifica o empate

FC Vizela e FC Famalicão repartiram domínio e oportunidades de golo e, no final, concordaram com a justiça do resultado. Faltaram golos para dar brilho à tarde.

Com o FC Vizela e vir de três derrotas consecutivas e o FC Famalicão a contar já quatro, entre campeonato e Taça, o jogo desta tarde não serviu para devolver nenhuma das equipas aos triunfos, mas serviu para que ambas estancassem a fase de derrotas. O empate a zero não terá agradado a ninguém, a julgar pela intenção de FC Vizela e FC Famalicão alvejarem as balizas de Luiz Júnior e Buntic, respetivamente. Ambas o fizeram, ambas tiveram lances claros de golo, mas ninguém marcou. Afinal, até na ineficácia os conjuntos deixaram de estar ao mesmo nível.

Começou melhor o FC Famalicão, com Penetra a falhar um desvio ao segundo poste. A seguir foi Anderson, de cabeça, a dispor de um bom lance para marcar. Estavam decorridos 17 minutos de jogo de uma primeira parte menos intensa do que viria a ser a segunda. Mas as duas equipas esforçaram-se por sair a ganhar. Osmajic, lançado por Kiko Bondoso, torneou o guarda-redes do adversário (24′), mas rematou depois, de pé esquerdo, à malha lateral. Os últimos 15 minutos desse período foram do FC Famalicão, que assustou de longe, por Leandro Sanca e, no tempo de descontos, numa ocasião às três tabelas que os jogadores do FC Vizela conseguiram, consecutivamente, desviar.

No regresso dos balneários, começou melhor a equipa da casa e Osmajic foi o primeiro a ter ocasião para inaugurar o marcador aos 58′. Antes, já Nuno Moreira tinha ensaiado o disparo, mas Luiz Júnior recolheu tranquilamente. Logo a seguir, Kiko Bondoso ia fazendo um golaço, mas o dia não era de acerto. Seguiu-se mais um lance relevante, desta feita para o FC Famalicão, mas Pablo desviou para o poste (64′). Osmajic, na sequência de uma grande jogada de Tomás Silva, também não foi feliz e depois, a expulsão de Leandro Sanca, aos 75′, deu um último ímpeto ao FC Vizela. Ainda assim, apesar de do domínio intenso nessa fase, só houve dois claros lances de golo, ambos em tempo extra e um de cada lado: Rui Fonte cabeceou a rasar o poste, Zohi permitiu, também de cabeça, uma grande defesa a Luiz Júnior.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 0-0 FC Famalicão

Local: Estádio do FC Vizela (2.717 espectadores)

Árbitro: António Nobre (AF Leiria)

Assistentes: Nélson Pereira / José Mira

4º Árbitro: João Pinho (AF Aveiro)

Vídeo-Árbitro (VAR): Nuno Almeida (AF Algarve) / AVAR: André Campos

FC Vizela (4x3x3): Buntic; Tomás Silva, Anderson, Ivanildo Fernandes e Matheus Pereira (Kiki Afonso, 45′); Pedro Ortiz (Matías Lacava, 82′), Raphael Guzzo (Alex Méndez, 90’+7′) e Samu (C); Nuno Moreira (Zohi, 69′), Osmajic (Etim, 69’) e Kiko Bondoso.

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Claudemir, Igor Julião e Aidara.

Treinador: Tulipa

FC Famalicão (4x3x3): Luiz Júnior; Penetra, Riccieli (C), Otávio e Francisco Moura; Santi Colombatto (Gustavo Assunção, 69′), Youssouf Zaydou e Ivo Rodrigues (Alex Dobre, 85′); Iván Jaime (Gustavo Sá, 85′), Jhonder Cádiz (Leandro Sanca, 10′); Pablo (Rui Fonte, 69′).

Suplentes não utilizados: Zlobin, Enea Mihaj, Rúben Lima e Martín Aguirregabiria.

Treinador: João Pedro Sousa

Cartões Amarelos: Matheus Pereira (40′), Anderson (45′), Etim (90’), Francisco Moura (58′), Leandro Sanca (71′ e 76′), Etim (90′), Gustavo Assunção (90’+5′) e Rui Fonte (90’+7′).

Cartão Vermelho: Leandro Sanca (76′).

“Defrontaram-se duas grandes equipas, foi um bom jogo e penso que o empate se aceita. Completar 100 jogos pelo FC Vizela é algo muito especial, muito bonito. Temos feito história ao longo destes anos e esta marca tem mesmo bastante significado para mim”

Kiki Afonso (jogador do FC Vizela)

“Queríamos ganhar, mas o empate ajusta-se. Temos de olhar para o presente, ainda temos coisas a fazer”

Tulipa (Treinador do FC Vizela)