FC Vizela hipoteca futuro na Taça Revelação

Num final de tarde ventoso, o FC Vizela saiu derrotado (2-4) da receção ao vencedor da última edição da Taça Revelação, o GD Estoril Praia, hipotecando assim as suas hipóteses num apuramento para as meias-finais da prova.

Monsuru Opeyemi ainda respondeu à vantagem inicial dos canarinhos e o tento de Tiago Ventura devolveu esperança aos azuis no início do segundo tempo, mas a equipa da Linha foi mais eficaz na finalização e levou os três pontos de Vila das Aves.

Um jogo que arrancou com ritmo agradável de seguir e com ambos os conjuntos de olhos postos nas balizas contrárias. Começou por sorrir primeiro a formação da Linha, estavam cumpridos apenas 12’. No seguimento de um canto executado por Ivan Pavlic, o canarinho Allison Souza surgiu oportuno ao segundo poste a rematar forte, com a bola a tocar no poste e a entrar na baliza de Manuel Baldé, que nada pôde fazer para evitar a abertura do marcador.

O FC Vizela respondeu prontamente através dos disparos de Alejandro Alvarado e de Sylvestre Costa, aos 15’ e 19’, respetivamente. Tal como na velha máxima, à terceira foi de vez e, aos 20’, a equipa vizelense alcançou a igualdade no encontro por intermédio de Monsuru Opeyemi. O nigeriano foi eficaz à boca da baliza, no complemento a uma tentativa de remate de Alejandro Alvarado, que havia recebido na direita uma bola de Sylveste Costa.

Este golo deu alento à formação de Joel Sampaio, que esteve perto de passar para a dianteira, primeiro numa grande iniciativa de Leyner Palacios, travada por um corte providencial de Diogo Ramos, segundo num remate em jeito de Alejandro Alvarado, de fora da área, que procurava surpreender o guardião estorilista.

Não marcaram os azuis, fizeram-no o GD Estoril Praia. Outra vez de bola parada (canto), tal como no primeiro golo, a turma forasteira fez o 1-2 através de Bruno Amado, estavam decorridos 33’. O canarinho apareceu solto de marcação na pequena área a bater de cabeça o desamparado Manuel Baldé, recuperando a vantagem para a sua equipa.

Antes do descanso, o FC Vizela podia ter chegado novamente ao empate, porém, Leyner Palacios foi perdulário na cara de Diogo Dias, falhando o alvo por escassos centímetros.

Para o reatamento, ambas as formações regressaram dos balneários com os mesmos esquemas iniciais e o GD Estoril Praia entrou mais afoito e ampliaram a diferença, embora mais por demérito vizelense. Aos 49’, Rodrigo Ramos aproveitou um erro defensivo dos azuis e aproveitou algum adiantamento de Manuel Baldé para lhe aplicar um chapéu de medidas certas.

O FC Vizela não desistiu, apesar do cenário negativo, e reduziu para 2-3 por Tiago Ventura, na conclusão de uma boa jogada de Leyner Palacios pela direita (58’). Um tento que dava esperança renovada, não fosse o golo da tarde, três minutos volvidos, a recolocar o GD Estoril Praia com dois de vantagem. Do meio da rua, Ivan Pavlic meteu a bola onde a coruja dorme, não dando qualquer hipótese de defesa a Manuel Baldé para o 2-4.

A partir daí, foi mais difícil discutir um resultado diferente, não só devido à organização defensiva da turma forasteira, mas sobretudo pela perda de discernimento e objetividade na hora de atacar a baliza por banda dos vizelenses, pese embora tenham tido mais bola nesta fase.

Numa dessas aproximações, Hassan Usman podia ter feito o terceiro dos azuis em excelente posição, só que o remate saiu a rasar o poste direito da baliza de Diogo Dias.

O resultado acabaria por não sofrer mais alterações até final e, desta forma, resta ao FC Vizela ir a Portimão despedir-se da competição oficial na presente temporada, pois já não tem hipóteses matemáticas de prosseguir nas próximas eliminatórias da Taça Revelação.

De resto, a uma jornada do fecho da fase de grupos, estão já definidos os semifinalistas habilitados a disputar o troféu: o Estrela da Amadora, campeão mais recente da Liga Revelação, SC Braga, SL Benfica e, fruto do desfecho desta tarde, o GD Estoril Praia.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 2-4 GD Estoril Praia

Local: Estádio do Clube Desportivo das Aves (Vila das Aves)

Árbitro: Pedro Vieira (AF Porto)

Assistentes: José Meireles e Luís Pinto

FC Vizela: Manuel Baldé; Hugo Oliveira (Jota Rego, 63’), Luiz Neto, Tiago Carvalho (C) e Gonçalo Cunha; Luis Marrugo (Hassan Usman, 63’) e Alejandro Alvarado (Patrick Bohui, 88’); Leyner Palacios (Gabriel Carvalho, 74’), Monsuru Opeyemi e Sylvestre Costa (Guilherme Sequeira, 88’); Tiago Ventura.

Suplentes não utilizados: Thiago Pereira, Emmanuel Adeyemo, Rafael Lopes e Adulai Candé.

Treinador: Joel Sampaio

GD Estoril Praia: Diogo Dias; Mabrouk Rouai, Diogo Ramos (C), Martim Filipe e Ricardo Fernandes (João Freitas, 86’); Michel Costa (Finn Dicke, 55’) e Fran Pereira; Bruno Amado (Rodrigo Conceição, 80’), Ivan Pavlic (Diogo Grima, 86’) e Allison Souza (Cauê Alves, 55’); Rodrigo Ramos.

Suplentes não utilizados: Francisco Lemos e Rafael Piteira.

Treinador: Pedro Guerreiro

Golos: 0-1 Allison Souza (12’), 1-1 Monsuru Opeyemi (20’), 1-2 Bruno Amado (33’), 1-3 Rodrigo Ramos (49’), 2-3 Tiago Ventura (58’) e 2-4 Ivan Pavlic (61’).

Cartões Amarelos: Ricardo Fernandes (30’), Alejandro Alvarado (51’) e Finn Dicke (75’).