Ineficácia trai FC Vizela

Paços de Ferreira venceu por 2-1 num jogo ingrato e no qual os vizelenses tiveram dois lances flagrantes antes dos pacenses se adiantarem. A reação e o golo de Matías Lacava no segundo tempo ainda fizeram acreditar, mas não era dia sim na finalização.

O FC Vizela perdeu com o FC Paços de Ferreira num dia em que dificilmente as coisas podiam ter corrido pior. No jogo imediatamente anterior, o CS Marítimo perdera com o Vitória SC e, involuntariamente, encheu de motivação os pacenses, que jogavam uma cartada decisiva na luta pela permanência na I Liga. E, se ao FC Vizela nada correu bem, tantas as ocasiões desperdiçadas, já aos pacenses correu tudo de feição. A estatística não mente: 15 remates do FC Vizela contra 7 do Paços, apenas três à baliza, dois deles valeram golos; 62% de posse de bola contra 38%; entre outras métricas que de pouco valem, como se notara já na jornada passada, em Arouca.

O FC Vizela entrou pressionante e com vontade de marcar cedo. Numa boa jogada de Kiko Bondoso, a bola sobra para Etim, que praticamente isolado escorrega e remata mal, ao lado da baliza de Marafona. Aos 12′, Paulo Bernardo faz um passe de risco, isola Etim, mas Marafona defende miraculosamente. Só dava FC Vizela. E foi precisamente em mais um ataque do FC Vizela que, aos 15′, o Paços se adiantou. Há um roubo de bola, num lance no qual fica a dúvida sobre se há falta ou não sobre Kiko Bondoso, a transição é rápida e a bola chega a Gaitán, que remata com precisão.

Os vizelenses continuaram a carregar. Samu, de meia distância, atira a rasar o poste. Etim, sobre a linha de golo, falha o desvio após assistência de Ivanildo. E é nessa toada que o Paços faz o 0-2. Remate forte de Luiz Carlos, Buntic cede canto e, na sequência do mesmo, Paulo Bernardo encosta. Os últimos 15 minutos da primeira parte foram o pior período do FC Vizela, que ainda levou com uma bola na trave.

A segunda parte não tem grande história. Foi FC Vizela de início ao fim, nem sempre com cabeça, mas com coração quanto baste. Kiko Bondoso, de cabeça, quase marcou. Ivanildo, de cabeça, também. Zohi e Matías Lacava acrescentaram profundidade e foi da ação dos dois que, aos 76′, o FC Vizela finalmente reduziu. Cruzamento do francês e o venezuelano a encostar. Seguiu-se um quarto de hora de sufoco, com Kiki, Schmidt e novamente Matías Lacava a tentarem, mas sem sucesso. Não era dia de FC Vizela.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 1-2 FC Paços de Ferreira

Local: Estádio do FC Vizela (4.423 espetadores)

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro)

Assistentes: André Almeida / Sérgio Jesus

4º Árbitro: David Silva (AF Porto)

Vídeo-Árbitro (VAR): Luís Ferreira (AF Braga) / AVAR: Inácio Pereira

FC Vizela (4x2x3x1): Buntic; Igor Julião, Anderson, Ivanildo e Kiki (C); Claudemir (Zohi, 46’) e Raphael Guzzo; Alex Méndez (Rashid, 77’), Samu (Matías Lacava, 65’) e Kiko Bondoso (Alexander Schmidt, 65’); Etim (Matheus Pereira, 85’).

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Aidara, Pedro Ortiz e Tomás Silva.

Treinador: Tulipa

FC Paços de Ferreira (4x2x3x1): Marafona; Juan Delgado (Jorge Silva, 88’), Maracás, Ferigra e Antunes (C); Luiz Carlos (Pedro Ganchas, 88’) e Paulo Bernardo; Nigel Thomas (Mauro Couto, 73’), Nico Gaitán (Tiago Ribeiro, 66’) e Zé Uílton; Alexandre Guedes (Adrián Butzke, 73’).  

Suplentes não utilizados: Igor Vekic, Fábio Gomes, Luís Bastos e João Vigário.

Treinador: César Peixoto

Cartões Amarelos: Kiki (9’), Luiz Carlos (77’), Ivanildo (85’), Ferigra (87’) e Antunes (90’+3’).

Golos: 0-1 Nico Gaitán (16’), 0-2 Paulo Bernardo (33’) e 1-2 Matías Lacava (77’).

“Tivemos vários lances para marcar quando estava 0-0, mas infelizmente não conseguimos. Reagimos, lutámos, mas infelizmente não foi possível mais. Temos mais quatro jogos e vamos procurar vencer já para a semana”

Matías Lacava (jogador do FC Vizela)

“Ganhou a equipa mais eficaz, não a que jogou melhor. Compreendo a posição do Paços, mas os jogos não podem ter tão pouco tempo útil”

Tulipa (Treinador do FC Vizela)