Tulipa: “Uma segurança muito grande”

No rescaldo a mais uma vitória expressiva, desde que assumiu o comando da equipa vizelense, Tulipa era um homem satisfeito pela prestação muito conseguida dos seus jogadores nesta visita ao Estoril Praia.

O treinador do FC Vizela sublinhou a segurança do jogo praticado, a importância da eficácia na finalização e salientou o rumo certo que a equipa está a ter na competição, aludindo à comparação pontual em igual período da primeira volta.

CONTROLO DO JOGO: “Já no final do jogo com o Benfica, fiquei com a sensação de que jogámos muito bem. Em alguns momentos da segunda parte, fomos superiores, tivemos oportunidades e se mantivéssemos essa consistência, essa forma ambiciosa de jogar, se continuássemos a manter o jogo sob o nosso controlo e afinando a finalização, podíamos ser uma equipa forte e podíamos competir contra qualquer equipa. Hoje ficou bem evidente isso aqui. A primeira parte foi muito boa. Na segunda parte, gerimos mais o jogo, mesmo sem termos muita bola, mas nos momentos da primeira parte em que a equipa teve bola houve muito critério e o resultado acabou por se ajustar àquilo que aconteceu no jogo.”

ABORDAGEM AO ADVERSÁRIO: “Abordar este jogo é difícil para nós. Percebemos que em três dias não se consegue mudar muita coisa. O onze foi igual e mesmo pedindo que a equipa tenha outra consistência com bola ou sem bola, o Ricardo ainda não conseguiu, mas isso é uma análise que faço e não tenho falado nos adversários. Planeámos bem onde ferir o adversário e o jogo. Logo na primeira saída, podíamos ficar a ganhar. Executámos este jogo na perfeição e, às vezes, o plano é bom e as coisas não acontecem. Fomos uma equipa adulta. Matámos o jogo quando tínhamos de o fazer. Trouxemos uma variabilidade para o nosso jogo em que, muitas vezes, tínhamos mais gente que o normal no meio campo para construir curto e o adversário não conseguiu controlar essas relações. Quando rompíamos a segunda linha de pressão do adversário, ficávamos com muito espaço para avançar com bola e atacar a baliza do adversário. Não há jogos fáceis, são todos complexos, complicados, mas nós mostrámos uma segurança muito grande. Quero deixar uma palavra aos jogadores que não entraram no onze inicial, mas que, depois, entraram muitíssimo bem quando o jogo pedia substituições.”

PLANO EFICAZ: “Não tendo uma informação segura, temos de olhar muito para aquilo que somos capazes de fazer. Ficou vincado isso. Num jogo praticamente sem saídas curtas e sem saídas de primeira fase, nós quase nunca jogámos longo. Saímos sempre curto com estruturas diferentes e tivemos logo sucesso a ligar fora e dentro com relativa facilidade e nos médios mais altos. Portanto, o plano foi bem executado. A equipa mostra segurança e, acima de tudo, mostra coragem a fazer este tipo de jogo. Jogámos muito bem, com uma intensidade alta. É isso que lhes digo, sermos competitivos contra qualquer adversário. É com esse espírito que temos de entrar.”

VITÓRIA FORA: “Esta foi a primeira vitória do FC Vizela fora de casa em 2023. Ainda só tínhamos ganho no primeiro jogo da segunda volta, mas olhamos para aquilo que fizemos na primeira volta, que foi muito bem conseguida com 21 pontos, e o desafio que nos propusemos enquanto equipa foi tentar conquistar o mesmo número de pontos. Se olharmos para trás, a esta jornada, na primeira volta tínhamos cinco pontos e agora estamos com oito. Percebemos que andamos a jogar com equipas fortes, por exemplo, os últimos seis jogos foram frente a três ou quatro equipas que estão nas primeiras cinco melhores classificadas. Não é fácil conseguir vitórias contra essas equipas, mas ambicionamos isso e ter um percurso idêntico àquele que fizemos na primeira volta.”

ADEPTOS CONQUISTADOS: “Eu sou do futebol e o que sinto é que eles têm de ter orgulho naquilo que a equipa está a fazer. Percebo que as pessoas gostam de quem fez bem ao clube e isso é normal acontecer. Não tive nada a ver com o que se passou. Foi-me proposta esta oportunidade e eu estou muito grato a quem me ofereceu esta oportunidade. Quero fazer o melhor e dar o melhor de mim para elevar ao mais alto nível o clube e a cidade de Vizela.”