Em causa a ação “11 escolas, 11 camisolas” levada a cabo durante o mês de janeiro e que incluiu plantel principal e mais de mil crianças do concelho. O grupo juntou-se para receber a distinção.
O FC Vizela venceu o prémio de Responsabilidade Social do Mês de janeiro de 2023, numa distinção que premiou a iniciativa “11 escolas, 11 camisolas”. Todo o plantel esteve presente, bem como os departamentos de comunicação e marketing e ainda Miguel Dias, em representação da BoxOil, patrocinador da ação.
A distinção foi entregue por Alberto Santos, Vogal do Conselho de Administração da Fundação do Futebol que explicou que “este é o reconhecimento do valor desta iniciativa pelo seu envolvimento com a comunidade mais juvenil, que explora a necessidade de reciprocidade do clube para a comunidade onde está inserido.
André Morais, diretor de Comunicação do clube, assume que esta iniciativa teve como objetivo “estimular a sociedade civil, neste caso a participação de mais de mil crianças da cidade, proporcionando-lhes uma atividade de Natal diferente, em que eles estimulam a criatividade e trabalham com a perspetiva de se associar ao clube da sua terra e, depois, oferecer a essas crianças manhã real de prazer, junto dos seus ídolos”, porque na sua opinião as ações devem não só ser de sensibilização, mas terem sobretudo “um impacto real junto do publico alvo para as quais são destinadas”.
Já Ricardo Moreira, diretor de Marketing do FC Vizela, destacou a importância desta e de outras ações com jovens que desta forma “não só assistem, mas sobretudo fazem parte do espetáculo.” “Queremos que as crianças, que são o nosso futuro, possam dinamizar a sua veia artística e participem no nosso jogo de forma diferente. Ser protagonistas de um jogo que é o desporto rei”, continuou.
Também Samu, que envergou a braçadeira de capitão neste jogo, falou desta experiência. O jogador revelou que iniciativas como estas marcam muito os mais novos e que estas “distinções permitem que tenham mais vontade de fazer este tipo de ações”, que “são bastante importantes”, concluiu. “Já fui criança e sei bem como isso é”, apontou, partilhando o prémio com todo o plantel que, de forma inédita, se reuniu para o receber. Afinal, foi a generosidade deles que permitiu todo o resto.
Na entrega do prémio esteve também Miguel Dias, em representação da BoxOil, match sponsor do desafio em que tudo começou e patrocinador da ação. Nessa data (30 de dezembro), os jogadores do FC Vizela entraram vestidos com camisolas personalizadas por 11 escolas diferentes. Depois, cada jogador visitou a respetiva escola para conviver com a pequenada, agradecer o apoio e retribuir com um quadro assinado para que nenhuma criança se esqueça de mais um dia em que clube e cidade lutaram juntos.