Reação vizelense traída na compensação

Num grande espetáculo de futebol, com um ambiente recheado de entusiasmo nas bancadas do Municipal de Vilarinho, os Sub-19 venderam bem cara a derrota na receção ao Benfica. O FC Vizela recuperou de uma desvantagem de duas bolas, com golos de Martim Boloto e Lourenço, porém, os encarnados acabaram por virar novamente o jogo a seu favor no tempo extra, numa altura em que o FC Vizela procurava alcançar o golo da vitória.

Numeroso público acorreu ao Municipal de Vilarinho e até a claque Força Azul compareceu em força para dar um grande incentivo aos pupilos de João Pacheco, que vinham de uma vitória sobre o FC Porto nesta sequência inusual de jogos com os três grandes do futebol nacional.

O cartaz era por demais apelativo e a verdade é que não faltou emoção dentro do retângulo de jogo, na medida em que FC Vizela e Benfica protagonizaram um duelo de total incerteza no desfecho final, que acabaria por sorrir para a equipa forasteira.

O encontro praticamente começou com uma excelente intervenção de Thiago, a voar para evitar o golo a João Rego, cumpria-se o terceiro minuto de jogo. Lourenço respondeu de meia distância, Infante fez a bola sair rasante ao poste esquerdo e Libório obrigou o guardião das águias a ceder canto, tudo isto ainda antes de completa a meia hora inicial.

À prestação determinada dos vizelenses, respondia o Benfica com maior busca pela profundidade de Ivan Lima e Gustavo Varela, traduzindo-se numa divisão de forças que acabou por justificar o nulo ao intervalo, pese embora as tentativas de ambas as equipas em chegar ao golo.

O recomeço não foi nada favorável ao FC Vizela. Bem pelo contrário. Ainda se completava o minuto inicial da segunda parte quando Gustavo Varela arrancou uma bicicleta, que teve alguma ponta de felicidade no remate, mas estava feito o golo inaugural da partida.

Um tento que abanou momentaneamente as hostes vizelenses, com Gustavo Varela, primeiro a falhar à boca da baliza um cruzamento de Ivan Lima, depois, aos 53’, desmarcado por João Rego na asa esquerda a bater Thiago pela segunda vez em escassos minutos.

Vida difícil para o FC Vizela que, ainda assim, não esmoreceu e acabou legitimamente premiado pela audácia que teve em reunir esforços para uma eventual reviravolta. Aos 60’, Martim Boloto transformou em golo um castigo máximo a punir carga sobre Libório; aos 65’, Lourenço recoloca tudo em pratos iguais através da mesma marca, na sequência de um derrube de João Conceição sobre Rodrigo Ramos. O futebol é assim mesmo: em poucos minutos, tudo parece ruir, em poucos minutos, tudo se reconstrói e o FC Vizela ganhou nova vida na discussão pelos três pontos.

Aí o Benfica procurou estabilizar o ímpeto vizelense e acabou por encontrar a felicidade num lance confuso em que a bola sobrou para Rodrigo Rego marcar sobre os noventa, logo depois de ter visto o colega João Rego acertar na barra num livre.

Outra vez em desvantagem, mas não se dando como derrotada, a formação vizelense carregou na compensação, deu tudo, Brito foi lá à frente cabecear, Gui quase fez o 3-3, mas, em contragolpe e num lance precedido de falta sobre Carreira, Ivan Lima fixou o 2-4 final.

O FC Vizela segue a fase de Apuramento de Campeão na quinta posição, com três pontos, enquanto aponta já baterias para a visita ao terreno do líder Famalicão.

FICHA TÉCNICA SUB-19

FC Vizela 2-4 SL Benfica

Local: Estádio Municipal de Vilarinho (Vilarinho – Santo Tirso)

Árbitro: Marco Cruz (AF Porto)

Assistentes: Sérgio Ribeiro e Rui Martins

FC Vizela: Thiago; Freitas (Pacheco, 82’), João Alves, Carreira (C) e Tiago Abreu; Brito, Infante (Maga, 67’) e Martim Boloto; Lourenço (Gui, 67’), Libório (Gonçalo Malheiro, 67’) e Rodrigo Ramos (João Bernardo, 77’).

Suplentes não utilizados: Pedro Dinis, Rodrigo Dias, Califo Baldé e Campos.

Treinador: João Pacheco

SL Benfica: Marcel Dudzinski; João Conceição, Hugo Faria, João Fonseca e João Pereira (Rodrigo Rego, 66’); Paul Engstler, Leandro Santos (Alamara Djabi, 53’) e João Rego (C); Kyanno Silva (Vladimir Mendes, 66’), Gustavo Varela (Marcos Zambrano, 85’) e Ivan Lima.

Suplentes não utilizados: Rodrigo Anjos, José Sampaio, Kaloyan Kostov, Júlio Gil e Rafael Luís.

Treinador: Filipe Coelho

Golos: 0-1 Gustavo Varela (46’), 0-2 Gustavo Varela (52’), 1-2 Martim Boloto (60’, g. p.), 2-2 Lourenço (65’, g. p.), 2-3 Rodrigo Rego (90’) e 2-4 Ivan Lima (90’+7’).

Cartões Amarelos: Hugo Faria (38’), Rodrigo Ramos (41’), Leandro Santos (48’), Infante (56’), João Conceição (64’), Alamara Djabi (64’), Brito (72’), João Bernardo (88’), Martim Boloto (89’), José Sampaio (90’) e Carreira (90’+6’).