Foi até ao fim, mas o nulo não se desfez

FC Vizela terminou com tudo sobre o GD Chaves, mas não conseguiu marcar. Dificuldades na primeira parte foram retificadas após o intervalo. Lesão tira Raphael Guzzo do jogo.

O FC Vizela não conseguiu engatar o quarto triunfo consecutivo em casa e terminou o terceiro jogo desta época com o GD Chaves com o terceiro empate. Já tinha acontecido um 1-1, um 2-2 e agora ficou 0-0, não porque não tenha havido ocasiões de golo dos dois lados, mas porque nenhuma das equipas foi eficaz o suficiente. E a verdade é que o resultado se aceita: os flavienses melhores na primeira parte, o FC Vizela melhor na segunda parte, asfixiante nos últimos 15 minutos, mas sem golos.

A nossa equipa teve algumas dificuldades em pegar no jogo na etapa inaugural, essencialmente pela distância entre sectores que o GD Chaves soube aproveitar para jogar em posse e mais perto da baliza de Buntic. Bruno Langa, aos 8′, deu o primeiro sinal. O FC Vizela respondeu logo a seguir numa excelente mecânica coletiva que juntou Kiki, Samu, Kiko Bondoso e Osmajic, mas Paulo Vítor intercetou o último passe. Faltou sempre isso nesse período e a única real ocasião de golo – e mais flagrante, já agora – nasceu até de uma perda de bola do adversário. Raphael Guzzo correu todo o meio-campo sozinho, mas permitiu uma enorme defesa de Paulo Vítor. O lance foi madrasto: além de não ter feito golo, o médio saiu lesionado na sequência de um problema muscular. Foi o único real suspiro do FC Vizela nessa fase. Já o GD Chaves teve dois lances claros: Steven Vitória, de costas, rematou à trave. João Teixeira, de frente, permitiu uma excelente intervenção de Buntic.

A reação vizelense, no segundo período, foi muito boa. Nem sempre com as melhores ligações, mas com outra energia e dinamismo. E assim a equipa se instalou no meio-campo adversário. O GD Chaves, cada vez mais baixo, dificultava as entradas em posse na área, mas a equipa inventou outras formas de alvejar a baliza de Paulo Vítor. Bruno Wilson (68′) na sequência de bola parada, quase inaugurou o marcador, mas emendou para o lado. Alex Méndez, no minuto seguinte, atirou de longe, mas o guarda-redes defendeu. E foi Matías Lacava que teve o melhor lance de golo, depois de assistência de Etim. Estavam decorridos 82′, mas Paulo Vítor foi herói. Faltavam 10 minutos para o fim e o FC Vizela carregou, cruzou, rematou, insistiu… mas não acertou. Valeu pela atitude, indicadora de que este é o caminho certo.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 0-0 GD Chaves

Local: Estádio do Futebol Clube de Vizela (2.909 espectadores)

Árbitro: Bruno Costa (AF Viana do Castelo)

Assistentes: Tiago Leandro / Ângelo Carneiro

4º Árbitro: João Pinho (AF Aveiro)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Miguel Nogueira (AF Lisboa) / Nuno Pires

FC Vizela (4x3x3): Buntic; Igor Julião (Tomás, 85’), Bruno Wilson, Ivanildo Fernandes e Kiki (C); Claudemir (Rashid, 85’), Raphael Guzzo (Alex Méndez, 38’) e Samu; Nuno Moreira (Matías Lacava, 71’), Osmajic (Etim, 71’) e Kiko Bondoso.

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Alexander Schmidt, Matheus Pereira e Zohi.

Treinador: Tulipa

GD Chaves (4x2x3x1): Paulo Vítor; Habib Sylla, Carlos Ponck, Steven Vitória e Bruno Langa; João Pedro e João Mendes (Nélson Monte, 85’); Benny (Jô Batista, 67’), João Teixeira (C) e Euller; Juninho (Sandro Cruz, 81’).

Suplentes não utilizados: Gonçalo Pinto, João Queirós e Guilherme Silva.

Treinador: Vítor Campelos

Cartões Amarelos: João Pedro (29’), Steven Vitória (40’), Bruno Langa (47’), Samu (60’), Alex Méndez (64’) e Claudemir (76’).

“Tentámos ganhar, mas nem sempre é possível. No entanto, esta atitude mostra que estamos no caminho certo”

Kiko Bondoso (jogador do FC Vizela e MVP do jogo)

“Tivemos algumas dificuldades na primeira parte, mas na segunda já exibimos a nossa cara e tivemos ocasiões para vencer.”

Tulipa (treinador do FC Vizela)