Sub-18 no Nacional afirmam basquetebol no FC Vizela

Apuramento inédito após vitória sobre a Académica. O vice-presidente Pedro Oliveira destaca o crescimento da modalidade em tão pouco tempo e aponta a outros voos. Igor Costa, o treinador, fala em crescimento.

A equipa de Sub-18 do FC Vizela vai participar no Campeonato Nacional depois de uma qualificação verdadeiramente histórica e discutida ao milímetro, que é como quem diz, até ao último cesto. Por terem sido segundas classificadas na fase regional, as meninas do FC Vizela foram disputar um play-off de acesso contra a Académica. Na primeira mão perderam em Coimbra por cinco pontos (37-32). Na segunda tinham de ganhar por pelo menos 6 pontos e isso aconteceu à justa: 44-38. “Este apuramento é histórico pois é a primeira vez que um escalão do clube consegue chegar a um campeonato nacional. A equipa a cada jogo tem evoluído e isso é o mais importante”, comentou Igor Costa, a este propósito.

A equipa dá, assim, mais um passo decisivo para a afirmação do Vizela no panorama nacional do basquetebol. Os resultados têm sido assinaláveis em apenas quatro anos de existência de modalidade, como descreve Pedro Oliveira, vice-presidente do FC Vizela e principal responsável pelo projeto. “Estamos perto dos 100 atletas em todos os escalões. O futuro próximo passa por chegar aos 150 e iniciar o projeto dos Sub-23 masculino, para a 2/3 anos o FC Vizela ter equipa sénior masculina”, comentou, descrevendo depois como pode este apuramento ser impulsionador do futuro. “Para as atletas é o premiar do esforço diário que fazem, mesmo quando as condições estruturais ainda não são as que pretendemos. Outro facto importante é a montra que se consegue. Estamos a falar de adolescentes que estão próximas de entrar na Universidade e podem adquirir o estatuto de atleta de alto rendimento, com chamadas às seleções, por exemplo. Além disso, este apuramento é um orgulho e transmite aos nossos sócios que estamos a fazer uma gestão cuidada e bem aplicada do valor das quotas que mensalmente pagam”, continuou. “Para as jogadoras é a oportunidade de jogarem contra algumas das melhores da sua idade. Isso é desafiante e vai fazer com que cresçam após cada jogo. Elas vão ser melhores depois desta fase. Estamos nas 8 melhores equipas zona norte e isso para o clube é bom. Vamos ser mais conhecidos”, completou Igor Costa, o técnico.

A equipa é constituída essencialmente por jogadoras de Vizela, o que aumenta o orgulho dos dirigentes. “Os valores do clube passam muito por isso: criar condições para a prática de atividade física e transmitir bons valores humanos aos jovens e crianças do nosso concelho. Para isso muito contribui a ação também de todos os treinadores e coordenador, que estão a fazer um trabalho fantástico”, elogiou Pedro Oliveira. “O que nos como equipa podemos garantir é que vamos dignificar o símbolo que trazemos ao peito. Vamos tentar melhorar jogo após jogo. Não colocamos objetivos acerca de vitórias pois vamos encontrar 7 equipas da associação do Porto e Aveiro, que a par de Lisboa são as melhores do país. Vamos passar por dificuldades, mas vamos honrar o clube ao máximo”, fechou o treinador.