Apurados com reviravolta

Sub-23 vencem Gil Vicente por 2-1 e selam apuramento para a fase final da Liga Revelação. Gonçalo Cunha e Prosper viraram o jogo na segunda parte.

O FC Vizela está apurado para a fase final da Liga Revelação e, à segunda participação na prova, vai discutir o título nacional. Bastava um empate, mas o apuramento foi carimbado com vitória. E logo contra o oponente direto e após reviravolta. Justíssimo, diga-se.

Hugo Oliveira deu o primeiro sinal de perigo logo aos 6’, com uma boa incursão pela direita e cruzamento bem tirado. Opeyemi dividiu no ar, mas a bola perdeu-se. Depois o jogo entrou numa fase em que só dava Vizela, embora a posse de bola poucas ou nenhumas vezes tenha resultado em ocasiões de golo. Jota, Ventura e Alvarado tentavam de longe, mas sem colocação nem direção. E foi precisamente estes atributos que provocaram a inesperada reviravolta. Mas do lado do Gil Vicente, quando o ponta de lança Miguel Monteiro saiu da área, preparou o remate e bateu em arco ao poste mais distante de Nader. Golaço. Estava decorrido pouco mais de metade da primeira parte (25’).

O FC Vizela pegou novamente no jogo e agora de forma mais intensa, mas a defesa baixa do Gil Vicente não permitia entrar em boas condições na área. A equipa tentou por fora, por dentro, variou e lá foi conseguindo ameaçar mais perigosamente, também com recurso às bolas paradas, mas com exceção de um lance em que se reclamou mão de um adversário após remate na área de Alvarado, não houve momentos de grande emoção.

A derrota colocava os vizelenses em perigo para o apuramento e a equipa sentiu isso ao intervalo e regressou de forma muito enérgica. Opeyemi deu o primeiro sinal de perigo logo aos 50’, num remate em tudo muito idêntico ao que deu vantagem ao Gil Vicente. Mas saiu a rasar o poste. Logo de seguida, Tiago Carvalho, de cabeça, acertou em cheio na trave. Sinal do que estava para chegar. Bola parada, insistência por Luiz Neto, segunda insistência por Hugo Oliveira e cruzamento milimétrico para Gonçalo Cunha voar rasteiro e, de cabeça, empatar o jogo. Tremenda felicidade, terceiro golo do jovem central na época, quinta assistência do lateral Hugo Oliveira. Estavam decorridos 54 minutos.

Com a responsabilidade a ser, agora, do Gil Vicente (obrigado a vencer para ainda se poder apurar), o Vizela baixou linhas e passou a jogar, essencialmente, em transição. E as oportunidades passaram a repartir-se. Primeiro foi um lance em que Miguel Monteiro ganha a Luiz Neto, fica isolado com Nader e, apertado por um vizelense, remata por cima. Depois Valdemiro (75’), recém entrado, teve uma excelente jogada individual com remate a rasar o poste. Pelo meio a velocidade de Prosper e Ventura e a proatividade de Opeyemi também estiveram perto de fazer mossa. Mas a principal ocasião, desperdiçada a dobrar e de forma escandalosa, esteve nos pés de Rodrigo Ramos e Opeyemi, ambos completamente isolados, um em primeira instância, outro na recarga, depois de uma jogada em velocidade de Prosper à direita, bem solicitado por Tiago Carvalho.

E foi mesmo o nigeriano a carimbar o apuramento. E bem o mereceu. Nova jogada em velocidade, mas agora por Ventura, que cruzou para a entrada de Prosper na pequena área. O extremo não tremeu e empurrou para o 2-1 que, a pouco mais de cinco minutos do fim, praticamente sentenciava o apuramento para a fase final da Liga Revelação, uma vez que o Vizela só distava um ponto do objetivo. E foi assim. O Gil Vicente FC nunca mais acreditou, o Vizela soube gerir e até teve tempo para estrear três jogadores Sub19: Tiago Brito, Martim Boloto além de Rodrigo Ramos.

A primeira fase da Liga Revelação terminou para os vizelenses, que neste momento são líderes e aguardam pelo resultado do Braga na jornada que falta para saber se são primeiros ou segundos. Certo é o apuramento para a discussão do título, contra o mesmo SC Braga e o SL Benfica, restando agora apurar mais três equipas: a Norte o FC Famalicão ou o Rio Ave FC; a Sul duas entre Estoril, Estrela da Amadora, Farense ou Portimonense.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 2-1 Gil Vicente FC

Local: Estádio do Clube Desportivo das Aves (Vila das Aves)

Árbitro: Bráulio Sousa (AF Vila Real)

Auxiliares: Dylan Brito e Fábio Nunes

FC Vizela: Nader; Hugo Oliveira, Luiz Neto, Gonçalo Cunha, Sequeira (Rúben Alves 78’); Tiago Carvalho, Candé (Prosper 46’), Jota (c) (Tiago Brito 87’); Alvarado (Rodrigo Ramos 80’), Opeyemi (Martim Boloto 87’), Ventura

Suplentes não utilizados: Pedro Dinis, Adeyemo, António Infante, Sadat

Treinador: Joel Sampaio

Gil Vicente FC: Tiago Peixoto; Juan Muriel (Eric Ayiah 65’); Reda Ergouai, António Oliveira, João Barros (Luís Martins 79’); Cláudio Araújo (André Liberal 76’),  Marcelo Caldas (c), Tiago Leite; Hugo Ferreira, Miguel Monteiro (Valdemiro Domingos 65’), Diogo Morais (Diogo Madaleno 76’)

Suplentes não utilizados: Eduardo Esteves, Rodrigo Pilar, David Pinheiro, José Azevedo, Didier La Torre, Michael Carno, Carlos Meotti

Treinador: Carlos Cunha

Golos: 0-1 Miguel Monteiro (25′), 1-1 Gonçalo Cunha (54′), 2-1 Prosper (84′)

Cartões Amarelos: Luiz Neto (36′), Gonçalo Cunha (73′)