Tulipa: “Somos uma equipa, não um grupo”

Treinador do FC Vizela sublinhou arma que tem estado na origem do sucesso para lançar a deslocação a Famalicão (jogo amanhã às 21h15). Objetivo é repetir o bom que se fez no último jogo, sem deixar de perceber que o rival é diferente.

O FC Vizela tem na Jornada 15 uma das deslocações mais curtas da época, mas o grau de dificuldade é muito maior do que isso. O FC Famalicão vem de um bom triunfo em Chaves, “é muito competente”, tem “jogadores de grande capacidade técnica”, mas também “lacunas a explorar”. É com noção das dificuldades que Tulipa vai preparando o jogo, embora o “o foco seja muito o que o FC Vizela fez de bem contra o Vitória SC”, um triunfo moralizador e a que a equipa quer muito dar continuidade. Foi nesse sentido que o técnico lançou hoje o desafio em Conferência de Imprensa.

IMPORTÂNCIA DO TRIUNFO SOBRE O VITÓRIA SC: “Acima de tudo, os triunfos são importantíssimos a nível anímico. Neste caso ainda mais, pelo resultado e pela justiça. Mas temos de seguir o nosso caminho. Perceber o que aconteceu – era algo que desejávamos e trabalhamos para isso – mas seguem-se mais jogos, vem aí o Famalicão, que é uma equipa muito competente, especialmente com bola, e muito forte especialmente em casa. O foco é muito o que fizemos bem no jogo anterior, mas ajustar também ao adversário e tentar impor as nossas características, sermos fortes com bola, focar na baliza adversária. Queremos chegar à baliza adversária com facilidade, mas percebemos que há competência no adversário e muitas vezes o jogo foge do planeado.”

IMPORTÂNCIA DE NÃO TER SOFRIDO GOLOS NA ÚLTIMA JORNADA: “Isso é importante em todos os jogos. Manter a baliza a zeros é sinal que não perderíamos. Mas foi importante a forma como mantivemos a baliza segura. Lembro-me de uma ocasião do Vitória e depois disso, a nível de jogo jogado, o Vitória não conseguiu invadir a nossa área. Teve duas bolas paradas também, onde nos criou alguns problemas. Isso é algo a manter, não só porque queremos defender bem, mas porque queremos atacar melhor. Quando passarmos menos tempo a defender é porque somos competentes, porque recuperamos mais depressa a bola. E depois tem a ver com as características dos nossos jogadorese, ficar com bola, fazer mossa, criar vantagem para progredir no jogo. Defender bem nem sempre tem a ver com  as pessoas de trás, muitas vezes tem a ver com a primeira ou segunda pressão. Temos de manter esse padrão, para recuperarmos a bola mais próximos da baliza adversario.”

DORME MELHOR AGORA?: “Eu durmo muito pouco, sou dos primeiros a chegar. Mas claro que o resultado com o Vitória SC foi muito bom. O resultado teve a  ver com o que nos somos: somos equipa e não um grupo. Somos equipa e não só os jogadores, é toda a estrutura. Isso é fundamental”

SAMU E OSMAJIC: “Os desempenhos individuais dependem sempre do coletivo. Os dois tiveram desempenhos extraordinários: o Osmajic pelas características, o Samu pela inteligência e forma como lê os espaços. Mas toda a gente esteve muito bem. Os extremos muito bem, um durou o jogo quase todo, o Nuno durou menos mas fez o que queríamos. Os centrais fizeram um trabalho fantástico. Toda a gente. Depois sobressaem mais os jogadores que andam mais próximos da baliza adversária”

ANÁLISE AO FC FAMALICÃO: “Tem um jogo posicional com bola muito bom, jogadores de grande capacidade técnica, um ponta-de-lança que faz mossa, o Cádiz provoca muitas coisas. O Famalicão adaptou dois Sub-23 muito bem, que eu conheço bem: o Sá e o Pablo, um por dentro e outro por fora. Mas depois há outras coisas que não fazem tão bem, nomeadamente sem bola. É algo que não quero falar muito, mas há algumas lacunas que queremos explorar.”