Victor Hugo Salgado “É para escrever o vosso nome na história de Vizela”

Presidente da Câmara Municipal destacou os vários motivos que justificaram a homenagem e explicou as razões pelas quais passou a homenagear e a fazê-lo bem.

O presidente da Câmara Municipal de Vizela e promotor desta homenagem foi o último a tomar da palavra e aproveitou a deixa do presidente da Assembleia Municipal. “O que vocês [Diogo Godinho, Gonçalo Moreira] fizeram pelo FC Vizela é do conhecimento geral e tenho de vos elogiar. Hoje o Vizela é conhecido na outra ponta do país. E isso acontece porque alguém trabalhou para isso. São muitos, claro, mas o vosso contributo foi essencial. O nosso presidente faz aquilo que é a obrigação de um povo: um povo que não homenageia quem se destaca, é um povo condenado”, dissera Fernando Carvalho.

“Vizela sabe homenagear. Desde que iniciei funções, achei importante mudar o paradigma de um concelho em que as pessoas eram permanentemente esquecidas. Homenagear nem sempre é fácil, porque nem toda a gente concorda. Mas não será este o caso. Desde que assumi funções passei não só a homenagear, mas a homenagear bem. E porque é tão importante homenagear? Porque só assim reforçamos a nossa identidade e escrevemos bem a história do nosso concelho. Se estas homenagens não acontecerem, com o tempo, com as mudanças, quando a história for reescrita, muitas vezes já não se sabe quem fez parte dela. E esta homenagem seve para escrever o vosso nome no concelho de Vizela, da mesma forma que ao longo destes anos vocês escreveram uma página extraordinária no nosso livro”, explicou depois Victor Hugo Salgado, emocionado com “o pesar” da cerimónia, o que em muito se explica pela relação entre as partes, sempre bem sucedida.

“A relação que mantive com esta administração ultrapassava em muito o caráter institucional. E talvez tenha sido isso que os levou a uma relação estável, duradoura e que permite chegar ao dia de hoje com esta tristeza na despedida. Na realidade, reconheço em vocês verticalidade, competência e dedicação ao FC Vizela como poucos, muitas vezes mesmo os de cá, o fizeram. Desde a primeira hora vestiram a camisola do FC Vizela. E com esta atitude tivemos resultados desportivos extraordinários, que muitos não acreditavam vir a acontecer e que soubemos homenagear em determinados momentos”, prosseguiu, antes de um “sincero obrigado” e da enumeração direta de todos os motivos que justificaram a cerimónia. “Mas porque estamos a homenagear o Diogo e o Gonçalo? Por todo o contributo que deram ao FC Vizela e ao concelho e pela forma como o marcaram. Aproximaram o FC Vizela dos seus associados e basta ver o número de pessoas que assiste aos nosso jogos em casa. Valorizaram o FC Vizela, deram-lhe uma nova imagem e consolidaram a marca Vizela. Fizeram  um grande investimento em infraestruturas. Nunca houve tantas obras e tão bem feitas. Por último e não menos importante: há algo muito importante que o sucesso desportivo trouxe ao FC Vizela: a evolução na formação, porque os pais veem os seus filhos com vontade de participar ativamente no FC Vizela, numa equipa que dá na televisão, numa equipa com a camisola que querem usar. Mas também foi bom para a economia local. Desde os jogos mais pequenos aos maiores, todos são importantes para todos os comerciantes, todos os vizelenses. E houve algo também importante: reforço da nossa identidade. Um povo para se sentir orgulhoso, unido, precisa de símbolos, referencias e vocês ajudaram a consolidar e fazer crescer uma referência do concelho. Por último, e não menos importante, o FC Vizela leva neste momento o nome de Vizela mais longe, todos os momentos na televisão, nos jogos, sempre que o autocarro passa”, fechou antes do abraço final, um momento genuinamente sentido por todos.