“O Vizela vai a Braga para se impor”

Álvaro Pacheco tem noção da força do rival, mas não toma como adquirido que a sua equipa vá sofrer golos, até porque a principal preocupação é marcá-los.

O treinador do Vizela destaca o elevado número de jogos dos bracarenses, algo que nesta fase confere “vantagem” aos arsenalistas, mas confia no processo do FC Vizela para contrariar o favoritismo e voltar às vitórias. Álvaro Pacheco mandou ainda um abraço a Sérgio Conceição na Conferência de Imprensa de antevisão ao SC Braga-FC Vizela de domingo, pelas 20h30.

EXPECTATIVAS PARA O JOGO: “Todos os jogos são difíceis. Este também o é, contra um adversário que está a fazer um início de campeonato fantástico, não só a nível nacional como internacional, em exibições e resultados, com boas dinâmicas, a crescer. Vai ser um jogo fantástico e interessante para assistir porque nós vamos como intenção de nos impormos e roubar pontos. Vai ser intenso e emotivo.”

QUE TIPO DE VIZELA: “O Vizela estará à sua imagem e tentará ganhar. Mas temos de estar ao nosso nível, com a nossa identidade e temos de ser fortes nos duelos porque o Braga é muito forte na reação à perda e quando ganha a bola. É um adversário objetivo e pragmático. Temos de ser compactos para não permitir ao Braga jogar entre linhas e controlar a profundidade porque o Vitinha é muito forte a atacar esse espaço. Temos de manter a equipa compacta e, com bola, tentar criar as nossas dinâmicas, chegar ao último terço e ter serenidade a finalizar.”

MOMENTO ATUAL: “Se fizermos uma análise aos jogos anteriores, fomos sempre competitivos, estivemos sempre perto de ganhar. O que passei aos jogadores foi que devem acreditar em si próprios enquanto jogadores e equipa. Contra o FC Porto e Benfica estivemos próximos de vencer.”

DIFERENÇAS NO SC BRAGA: “O Braga está diferente, mas muito forte como no ano passado. É unânime que se aproximou dos grandes, é uma equipa que vai lutar para ser campeão, não tenho dúvidas nenhumas. É um clube que cresceu muito nos últimos anos. Quanto à equipa, além da estruturada, está madura e confiante e isso vê-se também na forma como encara e ultrapassa os desafios europeus.”

ATAQUE DO BRAGA VS DEFESA DO VIZELA: “Não se dá como adquirido que vamos sofrer golo. Há essa probabilidade, mas nós olhamos sempre para o jogo e pensamos como nós vamos chegar ao golo. E vamos tentar fazer mais golos do que o Braga. Eu acredito que se estivemos concentrados e focados, o Braga vai ter dificuldades em fazer golos e que se formos corajoso, nós vamos marcar, porque nos últimos jogos temos tido muitas oportunidades. Haverá períodos em que temos de saber sofrer, porque o Braga tem aceleração e variabilidade no seu jogo que nos vai criar dificuldades, mas o mais importante é saber como sair de trás e chegar ao meio-campo ofensivo, que é onde queremos estar.”

CLASSIFICAÇÃO ATUAL: “Encaro com normalidade. Se achava que íamos ter mais pontos? Acreditava que sim e não tenho dúvidas que os merecíamos. Mas não nos podemos agarrar aos problemas e antes às soluções. A vida é assim. As soluções estão nas exibições que temos feito, no caráter e margem para crescer que esta equipa tem. Temos de encarar este desafio como uma oportunidade para crescermos.”

BRAGA CANSADO? “Eu não vejo nesse prisma. Vejo completamente ao contrário. As equipas que neste momento têm mais jogos estão muito mais entrosadas, sintonizadas e identificadas com o processo dos seus treinadores. Braga e Benfica têm muitos mais jogos e isso ajuda-os. É um ponto positivo para o Braga e temos de saber lidar com isso.”

ADEPTOS: “Não tenho dúvidas que a família Vizelense vai estar presente e juntos vamos lutar pelos nossos objetivos.”

ATAQUE À FAMÍLIA DE SÉRGIO CONCEIÇÃO: “Quero dar uma palavra ao Sérgio e repudiar o que aconteceu. Na cultura portuguesa achamos que os nossos clubes, os nossos treinadores, os nossos jogadores têm de ganhar os jogos todos e não podem perder. Se as pessoas que atiram pedras e têm este tipo de comportamentos olhassem para o que fazem no dia a dia e investissem nisso, não tenho dúvidas de que Portugal seria melhor. Um grande abraço ao Sérgio.”