Uma expulsão, duas expulsões e mais uns quantos erros tornaram a tarefa impossível, mesmo para uma equipa que nunca se vergou.
O FC Vizela jogou praticamente todo o jogo com menos um jogador e na reta final até com menos dois. A expulsão de Cassiano, logo aos 9 minutos, condicionou bastante o desenrolar do jogo, mas nem assim o FC Vizela baixou os braços. Bruno Wilson marcou de canto a meio da primeira parte e acabava por fazer, nessa fase, uma espécie de justiça poética ao resultado. Enquanto o jogo esteve 11 para 11, só deu FC Vizela e o FC Paços de Ferreira não passou uma única vez do meio-campo.
Com o desenrolar do tempo, e com um homem a menos, a organização coletiva manteve sempre o adversário longe da baliza, apesar do maior tempo de posse de bola, natural nestas circunstâncias. O empate, concretizado por Nuno Santos, num remate de fora da área, chegou sobre o intervalo. Antes, o FC Paços de Ferreira já havia trocado Rui Pires por Hélder Ferreira, depois de uma falta e consequente segundo amarelo que terá ficado por mostrar ao médio. A saída foi imediata.
Na segunda parte, o jogo foi repartido, mas a falta de um elemento foi-se sentindo e empurrando a nossa equipa, que, mesmo assim, só sofreu após um remate desviado num defensor. Era injusto, mas com 10 o FC Vizela não deixou de acreditar, nem de ter ocasiões. Antes do fôlego final, Samu também foi expulso enquanto saía para atacar e, com nove, a equipa levava uma machadada dura de reagir para tentar o empate. Mas enganou-se quem achava que a equipa desistia. Não desistiu, mas a sorte foi madrasta e o último remate, de Kiki, passou muito próximo do poste.
FICHA TÉCNICA
FC Paços de Ferreira 0-0 FC Vizela
Local: Estádio Capital do Móvel (3.605 espectadores)
Árbitro: David Silva (AF Porto)
Assistentes: Paulo Soares / Hugo Marques
4º Árbitro: Rui Lima (AF Viana do Castelo)
Vídeo-árbitro (VAR) / AVAR: Manuel Oliveira / Tiago Leandro
FC Paços de Ferreira (4x3x3): André Ferreira; Juan Delgado (Fernando Fonseca, 68’), Maracás, Marco Baixinho (C) e Antunes; Luiz Carlos, Rui Pires (Hélder Ferreira, 33’) e Matchoi Djaló (Ibrahim, 88’); Lucas Silva (Uilton, 88’), Denílson e Nuno Santos.
Suplentes não utilizados: Igor Vekic, Pedro Ganchas, Adrián Butzke, Luís Bastos e Diaby.
Treinador: César Peixoto
FC Vizela (4x3x3): Pedro Silva; Igor Julião (Koffi, 68’), Anderson, Bruno Wilson e Kiki; Marcos Paulo (C) (Alex Méndez, 88’), Claudemir (Schettine, 74’) e Samu; Kiko Bondoso, Cassiano e Nuno Moreira (Zohi, 68’).
Suplentes não utilizados: Charles, Rashid, Aidara, Sarmiento e Etim.
Treinador: Álvaro Pacheco
Golos: Bruno Wilson (24’), Nuno Santos (42’) e Matchoi Djaló (64’).
Cartões Amarelos: Rui Pires (23’), Juan Delgado (39’), Samu (45’+3’ e 85’), Matchoi Djaló (53’), Maracás (63’), Claudemir (69’), Antunes (72’), Luiz Carlos (76’), Schettine (90’+6’) e Hélder Ferreira (90’+6’).
Cartões Vermelhos: Cassiano (8’) e Samu (85’).
“O futebol português merece ser melhor tratado. Fizemos o possível, mesmo com nove fomos atrás do resultado”
Bruno Wilson (jogador do FC Vizela)
“Em 90 segundos não consigo dizer o que me vai na alma. Merecemos respeito”
Álvaro Pacheco (treinador do FC Vizela)