Empate certo entre duas grandes equipas

Quem esperava um belíssimo espetáculo de futebol no Estádio do FC Vizela certamente não ficou com as expetativas defraudadas. Vizelenses e estorilistas lutaram muito e revelaram o bom futebol que tem vindo a fazer as delícias dos adeptos da modalidade ao longo de toda a temporada.

O resultado, esse, acabou por redundar numa divisão de pontos, um empate a uma bola, fruto de duas partes distintas, a primeira com tons canarinhos, a segunda com tons bem mais azuis.

Os dados estavam lançados: se, de um lado, esteve um FC Vizela acabado de chegar ao segundo posto e com um percurso fantástico de 18 jogos seguidos sem dissabores, do outro, esteve um Estoril Praia embalado por 7 vitórias consecutivas, a sua melhor sequência na competição.

E a primeira parte trouxe dificuldades para o conjunto de Álvaro Pacheco. Alguns problemas na ligação entre os setores intermediário e ofensivo, associados às saídas sempre perigosas dos estorilistas para o ataque, não permitiram um FC Vizela superior nesse período.

De resto, o Estoril Praia adiantou-se no marcador na sua primeira oportunidade. André Franco deu para Joãozinho cruzar na esquerda e Aziz, cara conhecida dos vizelenses, surgiu como uma flecha ao primeiro poste para assinar o golo. Logo a seguir, o mesmo Aziz desmarcou André Vidigal, mas Matheus esteve imperial no corte (grande prestação do central brasileiro).

Aos 26’, o FC Vizela procurou criar perigo junto da baliza contrária, porém Thiago negou a intenção a Marcos Paulo, no seguimento de uma bola parada batida por Raphael Guzzo.

De bola corrida, o mesmo Raphael Guzzo testou o seu pontapé à entrada da área, com o guardião forasteiro a defender, e, na resposta imediata, o contra-ataque do Estoril Praia procurou voltar a fazer das suas, com Aziz no passe e André Vidigal a atirar às malhas laterais.

No tempo adicional do primeiro tempo, novamente na sequência de um livre executado por Raphael Guzzo, o seu colega Tavinho ficou a centímetros do desvio certeiro, na cara de Thiago.

A etapa complementar trouxe um FC Vizela revigorado por força de alguns ajustes promovidos pelo técnico Álvaro Pacheco na sua forma de jogar.

A pressionar de uma forma diferente e, mais tarde, com a entrada de André Soares para a frente de ataque, os vizelenses tornaram-se mais dominadores e empreendedores.

Com alguma naturalidade, aos 52’, Samu ficou muito perto de igualar a contenda. O cruzamento pertenceu a Ofori e o médio dos azuis atirou a rasar o poste direito, com a bola a sofrer um ligeiro desvio que a tirou do destino desejado.

Na outra extremidade do terreno, Aziz foi sempre um perigo. A rapidez com que atacou uma bola cruzada por André Franco deixou-o muito perto de criar problemas maiores.

No entanto, era o FC Vizela quem mais justificava o golo por esta altura e Samu voltaria a dar mostras disso mesmo com um cabeceamento defendido por Thiago, aos 61.

Três minutos volvidos, o empate foi restabelecido. Referência para a recuperação de bola de Kiki e para o passe de Kiko Bondoso a dar a possibilidade a André Soares de desferir uma autêntica bomba indefensável. Belo apontamento do “camisola 10”, a marcar pela segunda jornada consecutiva, outra vez com Kiko Bondoso na assistência, tal como acontecera em Matosinhos.

Até final, registo para um potente remate de Cassiano, após desbravar caminho até à entrada da área, sendo que, nos instantes finais, foi dado maior privilégio à conservação de um resultado que não deixou de ser importante, atendendo à valia de ambos e ao contexto classificativo.

Os mais diretos perseguidores, Feirense e Académica, repetiram o mesmo resultado e tudo ficou na mesma no topo da tabela classificativa desta eletrizante Liga Portugal 2.

Na análise ao encontro, Álvaro Pacheco reconheceu as dificuldades sentidas na etapa inicial, mas considerou o desfecho ajustado, elogiando as três equipas em campo: «Estiveram três grandes equipas em campo. Houve períodos em que o Estoril esteve por cima, outros em que foi o FC Vizela. Foi um jogo do gato e do rato. Foi um jogo fantástico, não só do ponto de vista tático, mas também em termos de fluidez. O Estoril esteve melhor que nós na primeira parte. Nós estivemos muito bem na segunda. Ajusta-se perfeitamente o empate», considerou.

A Liga Portugal 2 prossegue no próximo fim-de-semana com o FC Vizela a deslocar-se a Aveiro, casa emprestada do Académico de Viseu, para uma partida marcada para as 18:00 horas do dia 12 de Abril, uma segunda-feira, com transmissão em direto na Sport TV +.

 

Ficha Técnica

FC Vizela 1-1 GD Estoril Praia

Local: Estádio do Futebol Clube de Vizela

Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto)

Assistentes: Rui Licínio e Paulo Soares

4º Árbitro: José Bessa (AF Porto)

FC Vizela: Ivo Gonçalves; Richard Ofori (Koffi, 62’), Matheus, Aidara e Kiki; Marcos Paulo (C), Raphael Guzzo (Marcelinho, 83’) e Samu; Tavinho (André Soares, 58’), Cassiano e Kiko Bondoso.

Suplentes não utilizados: Pedro Silva, Cardozo, Marcelo, Ericson, Mosevich e João Pedro.

Treinador: Álvaro Pacheco

GD Estoril Praia: Thiago; Carles Soria, Hugo Basto, Hugo Gomes e Joãozinho (C); Gamboa, Crespo (Harramiz, 56’) e André Franco (André Clóvis, 78’); Bruno Lourenço, Aziz (Zé Valente, 78’) e André Vidigal (Lazare, 56’).

Suplentes não utilizados: Dani Figueira, João Diogo, Murilo, Marcos Valente e Rosier.

Treinador: Bruno Pinheiro

Golos: Aziz (12’) e André Soares (64’).

Cartões Amarelos: Richard Ofori (16’), Marcos Paulo (30’), Hugo Gomes (36’), Gamboa (73’), Bruno Lourenço (81’) e Zé Valente (90’).