Terceiro triunfo resolvido no primeiro tempo

Numa partida disputada sob temperaturas típicas de Verão, na bonita região transmontana, a nossa equipa alcançou a terceira vitória em outras tantas jornadas no campeonato, ao bater o Pedras Salgadas por números claros.

No relvado sintético da Portelinha, os pupilos de Álvaro Pacheco entraram fortes e determinados em resolver o encontro atempadamente frente a um conjunto jovem, que procurava reagir aos desfechos negativos das duas primeiras jornadas.

O primeiro sinal de aviso foi dado logo aos 6’. Numa jogada desenvolvida pela direita, Koffi cruzou tenso, porém, Diogo Ribeiro e Kiko Bondoso não chegaram a tempo da interceção certeira.

Pouco depois, Mendes (11’) e Diogo Ribeiro (12’) testaram a atenção de Hugo Silva, guarda-redes que vestiu as nossas cores nas últimas temporadas.

O tento inaugural surgiu na viragem do quarto de hora inicial. Kiko Bondoso, de cabeça, concluiu da melhor maneira um excelente cruzamento de Koffi. Festa na bancada onde vários vizelenses fizeram questão de apoiar in loco a prestação dos nossos jogadores. Mas era só o começo…

Em escassos minutos, as investidas do FC Vizela no ataque colocaram a cabeça dos defensores do Pedras Salgadas em “água”… E, curiosamente, até estávamos na terra dela!

Aos 21’, Diogo Ribeiro, descaído sobre o lado esquerdo, enquadrou-se com a baliza e aumentou uma diferença que seria dilatada três minutos depois. Kiko Bondoso acabou derrubado em falta na área e André Soares, chamado à conversão, fez o 3-0.

Com o resultado confortável, o desafio entrou então numa toada mais calma e foi nessa fase, mais próxima do intervalo, que o Pedras Salgadas se aventurou pela primeira vez no ataque.

Assis conduziu o esférico pelo corredor esquerdo e entregou a Fábio Carvalho, que atirou a rasar o poste esquerdo da baliza defendida por Rafa.

Aos 41’, João Sardinha também criou perigo, após iniciativa de Rafa, lance que, apesar da diferença no resultado, animou os adeptos da casa.

Foi desta forma que o segundo tempo começou, ou seja, com o Pedras Salgadas a incomodar a bem organizada defensiva do FC Vizela. Logo a abrir, João Faria sacudiu a bola sobre a linha de golo em mais um lance de Fábio Carvalho.

No minuto seguinte, o árbitro Pedro Campos entendeu que Kaká cometeu grande penalidade sobre Rafa. Ruca transformou o castigo máximo em golo e reduziu a diferença no marcador.

A partir daí, a nossa equipa recuperou as rédeas do jogo, voltou a ser superior e muito dinâmica na projeção ofensiva, não lhe faltando oportunidades para avolumar o resultado.

Mendes teve o quarto golo nos pés por duas ocasiões. Na primeira situação, servido de “bandeja” por Kiko Bondoso, atirou ligeiramente por cima; na segunda, procurou fazer o “chapéu” a Hugo Silva, depois de um slalom do virtuoso Kiko Bondoso. Pelo meio, aos 55’, João Faria acertou na barra, após insistência de Koffi pelo lado direito.

Cheirava a novo golo vizelense. Diogo Ribeiro também teve duas chances antes da jogada que deu origem ao 4-1 final. Mais uma vez, Kiko Bondoso a fazer tudo bem, desta vez pelo lado direito, e a assistir André Soares para o bis do “camisola 10”, aos 67’.

Com o jogo definitivamente resolvido, Álvaro Pacheco promoveu os primeiros minutos na prova ao atacante Vasco Lopes e ao nosso capitão João Pedro, tal como havia feito no onze inicial com o jovem Kiko (substituiu o castigado Ericson) a fazer a sua estreia esta época.

Foram mais três pontos somados na dura caminhada que é o Campeonato de Portugal, situação que deixou o FC Vizela isolado no comando da Série A.

O campeonato dá agora lugar à Taça de Portugal. Depois de vencer o Pedras Salgadas, a nossa equipa procurará contornar outras “pedras” no seu caminho, desta feita, o Pedras Rubras.

O encontro da 1.ª Eliminatória está marcado para as 17:00 horas do próximo domingo, dia 08 de Setembro, no Estádio Municipal daquela localidade maiata.

 

Ficha Técnica

Resultado: Pedras Salgadas 1-4 FC Vizela

Local: Estádio da Portelinha (Pedras Salgadas)

Árbitro: Pedro Campos (AF Porto)

Assistentes: Ricardo Pinto e Hugo Santos

Pedras Salgadas: Hugo Silva; André Rego (Musa, 68’), Rui Rampa, David e Assis; Marcelo (Mateus, 75’), Ruca e João Sardinha (Pedro Silva, 68’); Rafa (C), Diallo e Fábio Carvalho.

Suplentes não utilizados: Rui Capela, Alex David, Jota e José Santos.

Treinador: Ricardo Teixeira

FC Vizela: Rafa; Koffi, Matheus, João Faria (C) e Kaká; Kiko (Vasco Lopes, 77’), Okoli e André Soares; Mendes, Diogo Ribeiro (Fall, 65’) e Kiko Bondoso (João Pedro, 77’).

Suplentes não utilizados: Cajó, Zag, Kiki e Aidara.

Treinador: Álvaro Pacheco

Golos: Kiko Bondoso (16’), Diogo Ribeiro (21’), André Soares (24’, g. p. e 67’) e Ruca (47’, g. p.).

Cartões Amarelos: David (23’), Kiko (26’), André Rego (53’), Okoli (69’) e Diallo (83’).