Estreia no campeonato coroada com vitória na Madeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A nossa equipa foi ao arquipélago da Madeira conquistar os três primeiros pontos da temporada na jornada de abertura do Campeonato de Portugal 2019/2020.

No duelo com o Marítimo ‘B’, os dois golos com que os vizelenses superaram o adversário foram alcançados no decorrer do segundo tempo, porém, também podiam ter surgido na etapa inicial.

É que a formação azul realizou uma exibição bastante positiva, apresentando-se melhor e mais ofensiva que a equipa insular durante largos períodos do encontro.

Por três ocasiões, o perigo rondou a baliza verde-rubra no quarto de hora inicial. Kiko Bondoso ficou perto de chegar a uma bola cruzada por Diogo Ribeiro, logo aos 3’. Sete minutos depois, o atacante oriundo da Académica só não recebeu o passe de Kaká na pequena área, por culpa de um corte providencial de um maritimista. Pelo meio, Ericson testou a sua meia distância.

Aos 17’, uma boa iniciativa de Kiko Bondoso obrigou Matthew a defesa apertada e, aos 22’, Zag, que envergou a braçadeira de capitão, fez o esférico sair perto da barra.

Foi já perto da meia hora que o Marítimo ‘B’ produziu a primeira oportunidade, na cobrança de um livre ao qual Rafa respondeu com segurança. Logo a seguir, João Faria também esteve em grande plano ao anular na pequena área uma jogada perigosa dos da casa.

Apesar deste pontual ascendente, a expulsão do guarda-redes Matthew (travou o isolado Diogo Ribeiro às margens da lei) retirou alguma manobra ofensiva ao conjunto insular, mas não trouxe propriamente facilidades à nossa equipa, pois esta teve de trabalhar muito para vencer.

Ainda antes do intervalo, nota para mais duas boas situações do FC Vizela. Tiago Teixeira, guarda-redes que saltou do banco, teve de se arrojar para evitar o golo a Diogo Ribeiro, na recarga a um livre executado por André Soares. Aos 43’, o madeirense sentiu novamente dificuldades para parar o disparo de Cann, após jogada entre Kaká e Kiko Bondoso.

Os vizelenses voltariam a entrar melhor no reatamento. Contudo, o primeiro remate da segunda parte saiu dos pés de Gildo, numa iniciativa concluída à entrada da área.

Sol madeirense de pouca dura, pois o FC Vizela assumiu, de novo, as rédeas do encontro e Álvaro Pacheco aproveitou para refrescar as alas com a entrada de Mendes.

O atleta proveniente do Lusitânia de Lourosa foi uma das grandes figuras do triunfo ao ficar ligado aos dois golos do desafio. Bastaram cinco minutos após a sua entrada para, descaído sobre o lado direito, desferir um remate de belo efeito que só parou no fundo das malhas.

Na frente do marcador, a nossa equipa manteve-se fiel à sua cultura e continuou à procura de um maior conforto no resultado. O segundo tento podia ter aparecido nos instantes seguintes.

Diogo Ribeiro, de cabeça, viu a bola sair rente ao poste (75’) e André Soares, em boa posição, atirou ligeiramente ao lado (86’). Pelo meio, a defensiva azul não se livrou de um susto, mas Koffi foi fantástico no corte, evitando que Miguel Sousa pudesse fazer o empate.

Bem perto dos noventa, Kiko Bondoso resolveu a partida na conclusão eficaz a uma das mais bonitas jogadas dos vizelenses. Fall abriu o jogo para Mendes e este assistiu na perfeição o colega que coroou o seu bom desempenho com um merecido golo.

Em tempo de descontos, o FC Vizela ainda ficou perto do terceiro, mas Tiago Teixeira negou essa pretensão a Fall, ele que também saltou do banco com muita vontade em ajudar os colegas.

Uma deslocação teoricamente complicada que a nossa equipa conseguiu superar, fruto do trabalho e da grande entrega dos jogadores liderados por Álvaro Pacheco (o FC Vizela foi apenas a segunda equipa a sair vencedora do terreno do Marítimo ‘B’ nos últimos… 17 meses!).

O próximo desafio dos vizelenses acontece dentro de uma semana. Naquele que será o primeiro jogo oficial em casa esta época, os azuis vão receber o Sporting de Braga ‘B’, às 17:00 horas.

 

Ficha Técnica

Resultado: Marítimo ‘B’ 0-2 FC Vizela

Local: Campo da Imaculada Conceição (Funchal)

Árbitro: João Matos (AF Viana do Castelo)

Assistentes: João Morte e João Mota

Marítimo ‘B’: Matthew; João Tentúgal, Bonera, Aloísio Soares e Fábio China; André Teles (C) (Miguel Sousa, 78’), Milson (Cristiano Gomes, 46’), Aloísio Genézio e André Mesquita; Gildo e Luciano Nequecaur (Tiago Teixeira, 32’).

Suplentes não utilizados: Jefferson, Miguel Rosário, Nandinho e Tiago Nunes.

Treinador: Ludgero Castro

FC Vizela: Rafa; Koffi, Matheus, João Faria e Kaká; Ericson, Zag (C) e André Soares (Okoli, 87’); Cann (Mendes, 58’), Diogo Ribeiro (Fall, 80’) e Kiko Bondoso.

Suplentes não utilizados: Cajó, Aidara, João Pedro e Kiko.

Treinador: Álvaro Pacheco

Golos: Mendes (63’) e Kiko Bondoso (88’).

Cartões Amarelos: João Faria (50’), André Soares (55’), André Teles (57’), André Mesquita (72’) e Kaká (74’).

Cartão Vermelho: Matthew (31’).